rui.vasco Publicado Novembro 1, 2009 Publicado Novembro 1, 2009 Boas, Montei há 1 mês o aqua que podem ver neste post (em detalhe) aqui ou neste album aqui. A água tem estes valores: Temp: 26º pH: 7,2 KH: 6º GH: 1º Amonia: 0 Nitritos: 0,025 mg/l Nitratos: 2 mg/lFosfatos: 0 CO2: 15 mg/l (de fermentação) O ciclo foi iniciado com a ajuda de JBL FilterStart e coloco 5 ml de API StressZyme a cada tpa. Depois de ter morrido o rhodostomus comprei 5 cardinais e + 3 corydoras sterbai e 4 caridinas japonica. 2 dias depois morreu 1 cardinal, mais 1 dia e morreu 1 caridina e os outros cardinais foram morrendo e só sobra um que não deve durar muito pois está a abrir a boca muito rápido. Alguém me pode ajudar a identificar a causa? Será a doença dos cardinais, assumindo que as mortes do rhodostomus e da caridina foram coincidencias? Agradeço a ajuda. Cumprimentos. Citar </a><a href="http://aquariofiliaaguda.wordpress.com/" target="_blank">Aquariofilia Aguda</a>
inexperiente Publicado: Novembro 1, 2009 Publicado: Novembro 1, 2009 Boas, O aqua está bonito e acho que a única coisa que retirava era fundo 3d. Podem ser várias explicações possíveis e além da Doença de Neon, outra causa, é o pH. http://www.aquahobby.com/gallery/b_cardinal.php Dá uma vista de olhos aí. Esses peixes, chegam a viver em águas, com pH de 4.0!?!? Por outro lado, acho estranho teres iniciado o aqua, com um pH de 7.5/7.8 e ele ainda estar a 7.2, após 3 semanas. Isto porque tens troncos, CO2, plantas e peixes. Tudo isto deveria fazer baixar muito mais o pH do que 7.2 e talvez, já tivesses atingido os pH desejados. Tenho quase a certeza absoluta que um biótipo da Amazónia deve ter águas ácidas e não ligeiramente alcalinas. Um biótipo, quer-se nas condições, mais aproximadas possíveis, tanto de fauna, como de flora e características de água. E para o pH não te estar a baixar, visto não teres nada calcário na água, só vejo duas explicações: - Água MUITO dura (mais uma vez, as águas dos Cardinais, são bem moles...) - Carvão ou esponja de carvão activado no filtro (esponja preta, mantens no filtro?!) Não será este o melhor exemplo, mas tendo em conta um peixe que vive em águas tão ácidas: "Àgua muito Alcalina (Alcalose): Sintomas: Perda de brilho das escamas, respiração ofegante junto á superfície e pode haver perda de escamas. Causa: Ocorre quando o pH da água vai para 8 a 9, pricipalmente quando ela é mole, muita planta e muita luz concorrem para o seu aparecimento. Tratamento: Corrigir o pH e o problema desaparece, existem produtos em casa espécializada para peixes." Retirado: Guia de Doenças Citar
rui.vasco Publicado: Novembro 1, 2009 Autor Publicado: Novembro 1, 2009 O aqua está bonito e acho que a única coisa que retirava era fundo 3d. Boas, obrigado pelas sugestões, quanto ao fundo, vou tirá-lo assim que me decidir com o que o vou substituir. Alguém tem ideias? Mas para já serve para esconder os tubos na traseira do aqua. http://www.aquahobby.com/gallery/b_cardinal.php Já conhecia o site mas não o tinha visto ainda a fundo e de facto tem bastante informação útil. Obg! Por outro lado, acho estranho teres iniciado o aqua, com um pH de 7.5/7.8 e ele ainda estar a 7.2, após 3 semanas. Isto porque tens troncos, CO2, plantas e peixes. Infelizmente tive que adiar a montagem do aqua por alguns meses e os troncos tiverem "de molho" muito tempo mesmo e perderam os tninos que agora me fazem falta. - Água MUITO dura (mais uma vez, as águas dos Cardinais, são bem moles...) Tenho o GH a 12º e o da torneira é 6º (devo ter alguma pedra pequena calcária) - Carvão ou esponja de carvão activado no filtro (esponja preta, mantens no filtro?!) Não tenho Não será este o melhor exemplo, mas tendo em conta um peixe que vive em águas tão ácidas: Penso que deve ter sido probelmas de aclimatação ao meu aqua e também descobri ontem que os comprei no dia seguinte a terem chegado à loja, pelo que levaram com duas "pancadas" seguidas e o resultado está à vista. Entretanto morreu agora o último O CO2 que tenho é de fermentação e vou colocar injectado o mais breve possível, se o pH baixar p/ 6 a 6,5 volto aos cardinais, senão mantenho apenas os Hemigrammus rhodostomus. Mais uma vez obrigado pelas sugestões. Cumprimentos. Citar </a><a href="http://aquariofiliaaguda.wordpress.com/" target="_blank">Aquariofilia Aguda</a>
Recommended Posts