Praga de Ictio


Darl_Angel20

Recommended Posts

Ora boas, hoje ao vir do trabalho deparo-me com uma praga de ictio no aquario e pus-me a pesquisar sobre como tratar e o que é verdade é que agora nao sei ao certo o que fazer e o que comprar para curar os peixes. =S

Preciso de ajuda urgentemente.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, aumentar a temperatura é o 1º passo (29º chega) porque vai levar a que os parasitas saiam dos peixes. Mas atenção que o aumento tem que ser gradual, 2º por dia no máximo para não provocar stress.

Mas aumentar a temperatura não chega, depois tem-se que matar todos os parasitas e para isso precisas de utilizar algum medicamento. Eu costumo usar o Punktol da JBL e tem resultado. Deves seguir as indicações e dosagens que estão na embalagem e ter em atenção que se tiveres peixes sem escamas (como botias) tens que ter cuidado nas doses. Deves aplicar apenas metade da dose e nom máximo duas vezes.

Depois do tratamento deves colocar carvão no filtro para tirar os restos do medicamento e voltar à temperatura normal novamente a um ritmo de 2º / dia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ao aumentares a temperatura, estás a fazer os parasitas saírem dos peixes.

 

a temperatura deve ser aumentada gradualmente 1ºc por dia máx.

 

aguenta a temperatura por 3 dias e os parasitas morrem por si.

 

não aconselho o uso dos químicos pois ficam depositados nas pedras (areia) e nos troncos e acabam por fazer mais mal que bem.

 

agora ponderas as situações e decides qual o melhor tratamento para o teu caso.

 

espero que ajude.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 1 mês depois...

Estou com o mesmo problema, já me morreram 4 neons e 1 guppy. Ainda tenho 1 guppy com pontos brancos.

 

Tenho a temperatura a 29ºC, fiz ontem uma troca parcial de 30% e tenho colocado Mycopur, mas sem resultados...

 

Já encomendei o Esha 2000 para ver se resulta. Sinceramente, já estou a desesperar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não tiveres cory's ou ou peixes de casca adiciona sal.

 

Boas o sal mata os camarões??? Eu tenho camaroes uma molly e os alevins da molly e a molly esta com ictio e o meu aqua é de 50 litros a temperatura já pus no máximo mas agora queria saber quantas colheres de chá ou café posso meter no aqua e como tenho que fazer esse tratamento com sal. Agradeço a resposta o mais rapidamente possível. Abraço bom ano para todos;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais