Ajuda na escolha da fauna


tmsouto

Recommended Posts

Ola :shocked028:

 

Tenho um aquário de 30l (35x40x22)

Nele reside um Betta splendens, meu primeiro peixe, que conseguiu sobreviver a todo o processo de ciclagem :)

Agora tudo está estabilizado e quero por algum (ou alguns) companheiros para meu Betta.

 

Pensei em por alguns Barbos Cereja (Puntius titteya). 1 macho e 3 fêmeas, ou até 1 macho e 2 fêmeas, não sei.

Para isso é melhor deixar o pH em 7,0 ou 6,8 ? Ou outro valor ?

 

Aqui alguns dados do setup:

 

Filtro: Resun Magic-Filter Magi200

Termostato: ViaAqua 50W

Iluminação: 2 compactas e27 6500K (21W no total)

pH: 7,5 (estou acidificando aos poucos, mas ainda não sei onde deixá-lo)

Temperatura: 28º~29ºC

Amônia: 0

Nitrito: 0

Nitrato: Não sei, mas estou fazendo 2 TPAs por semana

 

Fauna: 1 Betta splendens

Flora: Cabomba, Hygrophila Polysperma e Valisnerias spirallis

 

Obrigado antecipadamente pela atenção. Abraços

Editado por tmsouto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário para o Barbo Cereja deverá ter no mínimo 60 litros, pois apesar do tamanho, é um peixe bastante ativo que gosta de nadar o tempo todo à meia água, o pH deverá permenecer em torno de 6,8 e a temperatura em 25ºC. Prefere viver em grupos, apesar de não nadar em "cardume" dentro do aquário, então mantenha ao menos três exemplares, de preferência, um macho e duas fêmeas.

 

Eles não são muito aconselháveis para o teu aquário, pelo menos é o que diz o site aquaonline. Relativamente ao pH, tens realmente que o baixar, se queres esses peixes (tanto os barbos como o betta), pois preferem águas ligeiramente ácidas (entre os 6.8 e os 6.9). Já sabes como baixar o pH? Nâo uses químicos, pois torna o pH altamente instável. Qual é o pH da água da tua torneira (mede 24 horas após estar em repouso num recipiente). Se for mais baixo que isso, é porque tens algo que te faz subir o pH. Podem ser conchas, ou pedras calcárias (para saberes se são calcárias, seca-as bem, metes umas gotas de vinagre ou limão e se fizer bolhinhas, então são calcárias). Sendo assim, retiras do aquário. Se ainda assim, o pH não ficar ao nível do que queres, podes meter um tronco (devidamente tratado, ou seja, fervido várias vezes e deixado de molho uns dias). Se ainda assim não resultar o suficiente, podes meter turfa no aquário. No entanto, isto deixa o aquário com cor de chá. Não faz mal aos peixes, mas há quem não goste. É uma questão de gosto.

 

Atenção, faz tudo isto sem teres os peixes lá dentro (não há muito a fazer quanto ao betta, se não tiveres outro aquário onde o colocar), pois eles são sensíveis às variações de pH.

 

Já agora, arranja peixinhos para limpeza...São sempre úteis.

 

Espero que tenha ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual é o pH da água da tua torneira (mede 24 horas após estar em repouso num recipiente). Se for mais baixo que isso, é porque tens algo que te faz subir o pH. Podem ser conchas, ou pedras calcárias (para saberes se são calcárias, seca-as bem, metes umas gotas de vinagre ou limão e se fizer bolhinhas, então são calcárias).

Espero que tenha ajudado.

 

Crush, já me ajudou bastante :) Não sabia que os Barbos não eram aconselháveis para o meu aquário.

Quero agora algumas idéias de peixes que posso colocar (vou tentar diminuir o PH o mais naturalmente possível, estou tratando um tronco)

 

Quero peixes que prefiram pH 6,8~6,9 e temperaturas entre 28º~29ºC

Peixes para viver neste aquário:

 

291020092620.jpg

*Estou tratando o tronco para tirar esse ornamento artificial ^^

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola :puppydogeyes:

 

Tenho um aquário de 30l (35x40x22)

Nele reside um Betta splendens, meu primeiro peixe, que conseguiu sobreviver a todo o processo de ciclagem :dance:

Agora tudo está estabilizado e quero por algum (ou alguns) companheiros para meu Betta.

 

Pensei em por alguns Barbos Cereja (Puntius titteya). 1 macho e 3 fêmeas, ou até 1 macho e 2 fêmeas, não sei.

Para isso é melhor deixar o pH em 7,0 ou 6,8 ? Ou outro valor ?

 

Aqui alguns dados do setup:

 

Filtro: Resun Magic-Filter Magi200

Termostato: ViaAqua 50W

Iluminação: 2 compactas e27 6500K (21W no total)

pH: 7,5 (estou acidificando aos poucos, mas ainda não sei onde deixá-lo)

Temperatura: 28º~29ºC

Amônia: 0

Nitrito: 0

Nitrato: Não sei, mas estou fazendo 2 TPAs por semana

 

Fauna: 1 Betta splendens

Flora: Cabomba, Hygrophila Polysperma e Valisnerias spirallis

 

Obrigado antecipadamente pela atenção. Abraços

 

 

Boas, amigo acho que tens a temperatura um pouco elevada para o teu beta, esses peixes gostam de uma temperatura a rondar os 26ª.

Relativamente ao PH se o tivesses a 6.8 era o ideal para ele mas 7.0 também não irá levantar problemas.

Se já tens um BETA terás que optar por outras espécies que se adequam as mesmas exigências.

Dois TPAs por semana também me parecem excessivos, digo eu, penso que um TPA por semana de uns 10 L no máximo seriam suficientes.

Barbos esquece, o beta não ia durar 1 semana.

Pah de anabantideos também não tens grandes opções para um aquário tão pequeno.

Nesse aquario podes meter dois limpa fundos e um limpa vidros para manterem um bom funcionamento e controlo de algas.

Quanto a outros companheiros guppies não seriam mal pensado acho eu, pois são pacíficos e não iam andar a comer lhe as barbatanas mas não sei se os alevinos iam ter sorte com ele...

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, Julius :dance:

 

Aqui onde moro (Nordeste do Brasil) é bastante quente mesmo. Para teres uma idéia, a expectativa é que a temperatura chegue a 31ºC hoje na minha cidade. Portanto, raramente a água do meu aquário está abaixo dos 28ºC :puppydogeyes: Não a espaço para por um pequeno sistema de ventoinhas, o que devo fazer ?

 

Sobre as TPAs, minha ciclagem acabou de se completar e ainda não sinto tanta segurança nos parâmetros da água. Claro, vou diminuindo a frequência das trocas a medida em que eles forem se tornando mais seguros, visto que num aquário pequeno as variações são mais facilmente ocasionadas.

 

Também penso em colocar poecilídeos, já que os Barbos estão descartados. Guppies ou Platis ? Li que alguns Bettas confundem alguns Guppies com outros Bettas por conta da grande barbatana que eles apresentam. Platis também não seria uma boa opção ?

 

Agora me surgiu um dúvida... Falaste dois limpa fundos e um limpa vidros. Sei dos limpa vidros, mas o limpa fundos são quais ? Corydoras ? Desculpe minha ignorância, estou me aprofundando nesse hobby ainda ^^

 

Obrigado pela atenção

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Olá, Julius :puppydogeyes:

 

Aqui onde moro (Nordeste do Brasil) é bastante quente mesmo. Para teres uma idéia, a expectativa é que a temperatura chegue a 31ºC hoje na minha cidade. Portanto, raramente a água do meu aquário está abaixo dos 28ºC :character0050: Não a espaço para por um pequeno sistema de ventoinhas, o que devo fazer ?

 

Sobre as TPAs, minha ciclagem acabou de se completar e ainda não sinto tanta segurança nos parâmetros da água. Claro, vou diminuindo a frequência das trocas a medida em que eles forem se tornando mais seguros, visto que num aquário pequeno as variações são mais facilmente ocasionadas.

 

Também penso em colocar poecilídeos, já que os Barbos estão descartados. Guppies ou Platis ? Li que alguns Bettas confundem alguns Guppies com outros Bettas por conta da grande barbatana que eles apresentam. Platis também não seria uma boa opção ?

 

Agora me surgiu um dúvida... Falaste dois limpa fundos e um limpa vidros. Sei dos limpa vidros, mas o limpa fundos são quais ? Corydoras ? Desculpe minha ignorância, estou me aprofundando nesse hobby ainda ^^

 

Obrigado pela atenção

 

 

Amigo desculpa a demora na resposta, relativamente a Guppies ou Platis eu apostava em platis, primeiro porque são mais resistentes e segundo porque os Guppies quando cruzados com o mesmo sangue começam a ter problemas de ADN, o que não acontece com os Platies.

Sim quando falo de limpa fundos refiro me a corydoras.

Qualquer coisa apita.

Abraço

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.