Ajuda e opiniões sobre o meu primeiro aqua


tmsouto

Recommended Posts

Boa tarde, moro no Brasil, acompanho o fórum a pouco tempo e tenho algumas dúvidas.

 

Bom, a cerca de um mês meu irmão decidiu ter um aquário no quarto. Até então eu nunca tive interesse nenhum pela aquariofilia e não percebia nada sobre o assunto. Eu não acompanhei a montagem do aquário e ele foi abrigado num local onde não tem espaços para nenhum dos lados e nem para a parte de trás. Trata-se de um aquário de dimensões 35x40x22 (CxAxL), com 30,8l brutos. Quando eu o vi montado, já tinha um tipo de cascalho, algumas plantas artificiais, decorações também artificais e um filtro interior (o filtro é um Resun Magi-200, com esponja e carvão ativado), além de já ter sido preenchido com água da torneira.

 

Aqui vai uma foto:

160920092532.jpg

(sei que um aquário deve ser preferencialmente retangular, mas, como já disse, não acompanhei a montagem do aquário)

 

Depois de tudo isso feito, decidi pesquisar na internet como eu deveria manter um aquário e vi nesse fórum o lugar ideal para ser a base de minhas informações. Apesar de nunca ter lido nada sobre aquariofilia, um dos primeiros tópicos que li foi sobre o ciclo de nitrogênio ("azoto" :( ) e vi que a água deveria ciclar antes de ser introduzida a fauna. Introduzi um betta no aquário após uma semana de montado (fruto da impaciência de alguns iniciantes), fiz isso sem ter o teste de amônia e nitritos e sem ter conhecimento das TPAs. Quando comprei o teste de amônia vi que tinha que fazer as trocar de água e logo o pico de amônia se foi e o aquário está a ciclar (no momento os nitritos estão no pico). O problema é que meu betta teve ictio e está no fim do tratamento: aumentei a temperatura para 30º, aumentei a oxigenação e usei o medicamento Labcon Ictio no aquário (visto que não tinha um aquário hospital e estava com muito medo de perder meu peixe). O aquário está a cerca de 5 dias sem ter TPAs (estavam sendo realizadas de 2 em 2 dias, mas interrompi por conta do tratamento do ictio) e estou preocupado com o pico de nitrogênio. O peixe já está bem melhor daqui ha 24hs vou realizar uma grande troca (80%) e colocar novamente o carvão ativado no filtro, creio que o parasita já esteja morto por conta da alta temperatura e da química usada no aquário.

 

Tudo o que fiz foi baseado em informações encontradas aqui no fórum, e espero ter esclarecido a situação atual no meu aquário. Agora vou ao ponto principal:

 

Pouco tempo depois de colocar o betta, comecei a ver fotos de aquário plantados e percebi que essas plantas artificiais colocadas no meu aquário não tem nem 1% da beleza das naturais e nem conseguem transmitir a naturalidade adequada para o habitante do aqua. Então decidi fazer uma reforma no meu aquário e transformá-lo num plantado :-D

 

O cascalho que já veio no aquário é esse (gostaria também de saber se ele pode estar aumentando o pH água):

260920092555.jpg

 

Não tenho espaço nenhum, apenas 10cm de altura e 35cm de comprimento para colocar alguma iluminação. Sendo assim, vou colocar plantas pouco exigentes (musgo de java, valisneria, foxtail, eleocharis "minima" parvula, entre outras, pois tenho muito pouco espaço para a flora também). Não tenho nenhuma informação sobre o cascalho e tenho quase certeza que devo trocá-lo para ter um aquário plantado. O que devo fazer ?

Pensei em:

 

1- Comprar tudo o que preciso (substrato fértil, plantas, iluminação, pedras ou troncos)

2- Colocar cerca de 70% da água em um balde com o filtro do meu aquário trabalhando dentro do balde.

3- Colocar o betta em um aqua de 2l que tenho, com a mesma água do aquário que ele vive (Penso que um balde não seria adequado para o betta, o que acham ? Foto do balde abaixo)

 

131020092587.jpg

 

4- Retirar o cascalho, limpar o fundo do aquário e iniciar a montagem com o substrato fértil novo)

5- Após colocar as decorações e plantas, colocar a água do balde e completar com uma nova água (seria uma TPA).

6- Inserir o meu betta. (Tudo isso após ciclar a água)

 

Pretendo fazer todo esse processo em poucas horas, evitando um stress grande para o peixe.

 

Gostaria de saber se vou prejudicar a colônia de bactérias presentes na minha água nesse processo, visto que ela já vai ter os níveis de amônia, nitrito e nitrato estabilizados.

Gostaria também de saber, é claro, as opiniões dos membros do fórum sobre esse procedimento que pretendo fazer.

 

Muito obrigado pela paciência de todos que se dispuseram a ler até aqui, espero ajuda.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Assim só a apanhar algumas coisas. Para mim e não leves a mal está muito artificial, parece um aquário de brincar. Eu tirava tudo. As pedrinhas são feias os bonecos tb para além que ocupam espaço. Quanto ao betta já que o tens sem o ciclo feito compra bactérias, para apressar o ciclo e deixa o betta no aquário, tiras para o balde enquanto preparas o aquário com novo areão plantas, enfim depois metes as bactérias e o betta. Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bem vindo ao fórum.

 

Antes de mais terás que ir com calma e não comprar peixes enquanto não definires exactamente o que queres fazer com o aqua.

 

Queres um plantado então só o poderás transformar num nano aqua. Existe um sub-forum totalmente dedicado a estes aquas e recomendo-te vivamente a leres o que por ali se passa e quais as principais dificuldades de manter um aqua de dimensões reduzidas.

 

 

Depois do tratamento do ictio deverás usar durante algum tempo o filtro com o carvão (tal como já estás a utilizar) de forma a eliminar todos os vestígios do medicamento com que tratas-te o Betta (existe igualmente o sub-forum muito bom sobre os bettas e poderás facilmente perceber que condições deverás ter para o animal assim como os companheiros de aqua se tal for possível).

 

Tendo em conta as tuas intenções de fazeres um plantado, e olhando às dimensões do aqua, eu pessoalmente, recomendaria antes de substratos e plantas, a compra de um aqua maior, pois quanto maior mais fácil é de manter o equilíbrio do aqua.

 

Mas a manteres esse aqua poderás construir um bonito nano mas tal tarefa poderá ser muito exigente, principalmente para alguém que agora se inicia.

 

A tua maior preocupação é o peixe e ainda bem por isso, assim aconselho-te a dar mais saúde ao peixe, pois situações de stress (como esta que queres fazer com a mudança do aqua) poderão ser o revez na saúde do peixe.

 

Se queres ir para a frente com a mudança, aproveita o filtro e algum areão onde colocarás o Betta, pois as bactérias estarão em grande parte mais no filtro e no areão do que na água.

 

Já consideras-te plantar as plantas nesse areão colocando fertilização líquida para as plantas assim como fertilização e bolas ou barras, tal como existe em muitas marcas no mercado?

 

Evitavas muitos transtornos, gastos de dinheiro e de descobrir que afinal precisas de um aqua maior.

 

Vá boa sorte e espera mais opiniões antes de te lançares a sério.

Editado por João Paulo Viegas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bem vindo ao fórum.

 

Antes de mais terás que ir com calma e não comprar peixes enquanto não definires exactamente o que queres fazer com o aqua.

 

Queres um plantado então só o poderás transformar num nano aqua. Existe um sub-forum totalmente dedicado a estes aquas e recomendo-te vivamente a leres o que por ali se passa e quais as principais dificuldades de manter um aqua de dimensões reduzidas.

 

 

Depois do tratamento do ictio deverás usar durante algum tempo o filtro com o carvão (tal como já estás a utilizar) de forma a eliminar todos os vestígios do medicamento com que tratas-te o Betta (existe igualmente o sub-forum muito bom sobre os bettas e poderás facilmente perceber que condições deverás ter para o animal assim como os companheiros de aqua se tal for possível).

 

Tendo em conta as tuas intenções de fazeres um plantado, e olhando às dimensões do aqua, eu pessoalmente, recomendaria antes de substratos e plantas, a compra de um aqua maior, pois quanto maior mais fácil é de manter o equilíbrio do aqua.

 

Mas a manteres esse aqua poderás construir um bonito nano mas tal tarefa poderá ser muito exigente, principalmente para alguém que agora se inicia.

 

A tua maior preocupação é o peixe e ainda bem por isso, assim aconselho-te a dar mais saúde ao peixe, pois situações de stress (como esta que queres fazer com a mudança do aqua) poderão ser o revez na saúde do peixe.

 

Se queres ir para a frente com a mudança, aproveita o filtro e algum areão onde colocarás o Betta, pois as bactérias estarão em grande parte mais no filtro e no areão do que na água.

 

Já consideras-te plantar as plantas nesse areão colocando fertilização líquida para as plantas assim como fertilização e bolas ou barras, tal como existe em muitas marcas no mercado?

 

Evitavas muitos transtornos, gastos de dinheiro e de descobrir que afinal precisas de um aqua maior.

 

Vá boa sorte e espera mais opiniões antes de te lançares a sério.

 

Antes de tudo, obrigado a todos pelas respostas. O principal motivo para minha mudança no aquário é justamente a artificialidade que ele está a transmitir e, é claro, também quero proporcionar um ambiente melhor para os habitantes do aqua. Achei bastante interessante o que disse João Paulo Viegas. Será que, caso eu coloque plantas pouco exigentes, elas irão crescer nesse areão com fertilização líquida e em barras ? De fato, diminuiria muito o stress para o peixe.

 

Ainda espero mais opiniões para decidir o que farei,

muito obrigado.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é obrigatória a colocação de substrato.

 

Plantas com pouca exigência para os eu crescimento podem ser mantidas com a fertilização em barras/bolas e liquida.

 

Quanto à decoração poderás sempre mudar para umas pedras (cuidado com as calcárias) e uns troncos (cuidado com os apanhados na natureza).

 

Vá lá faz mais um esforço com o teu irmão e vais ver que compensa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é obrigatória a colocação de substrato.

 

Plantas com pouca exigência para os eu crescimento podem ser mantidas com a fertilização em barras/bolas e liquida.

 

Quanto à decoração poderás sempre mudar para umas pedras (cuidado com as calcárias) e uns troncos (cuidado com os apanhados na natureza).

 

Vá lá faz mais um esforço com o teu irmão e vais ver que compensa.

 

 

Boa tarde,

Vou mesmo fazer uma mudança na decoração, mas não sei se devo continuar com esse areão. O pH da água está alto e já tentei usar acidificantes mas parei por não ter um resultado a longo prazo, o pH sempre alcaliniza novamente. Será que o areão pode ser o responsável por isso, ou o pH irá se estabilizar numa escala mais baixa quando o aquário estiver ciclado ?

 

Obrigado por me ajudar cheers

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem se não for o substrato com certeza que será a decoração.

 

Seria importante saber-se qual o PH que te sai da tua torneira, para assim conseguires apurar se o PH modifica-se no teu aqua ou se já vem com o PH alto.

 

Num aquario pequeno as variações que ocorrem são sempre na sua generalidade rápidas e para o bem e para o mal qualquer variação ou resulta em morte de peixes ou plantas.

 

Se vais mudar, considera outro areão mais bonito (na minha opinião claro), mas se conseguires descobrir que é o areão que aumenta-te o PH então retira-o.

 

Boa sorte e vai lá actualizando.

Editado por João Paulo Viegas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem se não for o substrato com certeza que será a decoração.

 

Seria importante saber-se qual o PH que te sai da tua torneira, para assim conseguires apurar se o PH modifica-se no teu aqua ou se já vem com o PH alto.

 

Num aquario pequeno as variações que ocorrem são sempre na sua generalidade rápidas e para o bem e para o mal qualquer variação ou resulta em morte de peixes ou plantas.

 

Se vais mudar, considera outro areão mais bonito (na minha opinião claro), mas se conseguires descobrir que é o areão que aumenta-te o PH então retira-o.

 

Boa sorte e vai lá actualizando.

 

O pH da água da torneira é de 7,2 e aumenta um pouco no meu aqua. Estou só a esperar que a saúde do meu Betta volte a ficar boa para que eu faça uma mudança no substrato e na decoração geral do aquário. Consegui curá-lo do ictio mas estou notando alguns sintomas de outras doenças nele. Entretanto, consigo informações muito boas no fórum de Doenças e Pragas e acho que o pico de nitrito está abalando um pouco sua saúde. Logo tudo estabiliza e farei a mudança no aqua.

 

Vou atualizando :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, agora fui medir o pH da água da torneira e existe um equívoco: eu enchi o meu aquário com a água de uma torneira, mas a água que uso nas TPAs é de outra torneira (da mesma casa, é claro).

 

pH da torneira que enchi o aqua: 7,1

pH da torneira que uso para fazer TPAs: 6,8

pH do aquário: 7,5

 

Isso me deixa um pouco confuso, pois eu não sabia da existência dessa diferença (6,8 para 7,5) e estava causando um grande choque entre os pHs diferentes das águas, podendo esse ter sido a causa do ictio. O fato é que deverei sempre alcalinizar a água de pH 6,8 até que chegue a 7,5 para fazer a TPA, mas eu queria deixá-la, na verdade, neutra. Não sei o que fazer, visto que irei mudar toda a natureza do aquário quando este ciclar e provavelmente o pH irá mudar. Acho melhor esperar ciclar e mudar o substrato/plantas e pensar melhor no que fazer por definitivo.

 

??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Estranho...

 

Ambas as torneiras não estarão ligadas à mesma rede de àqua da companhia?

 

Terás que ser mais exacto nos teus testes.

 

Faz o seguinte:

 

Retira para dois recipientes pequenos água de ambos os locais e aguarda umas horas.

 

Então faz as tuas medições.

 

Faz isso pelo menos alguns dias para veres se existe variação no PH da água ou se os valores apresentam alguma estabilidade.

 

Vai dando noticias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.