0ri0nte 250L


0ri0nte

Recommended Posts

Depois de ganhar alguma experiencia com algumas especies num aqua de cerca de 60L durante uns 6 meses, mudei-me pra um aqua de 250L tendo em vista um pequeno cardume de discus.

 

Setup:

Aqua: 121*41*55 vidro de 10mm feito à medida sem travessas

Termostato: eheim 300W

Calha: Boyu PLL 4*36W=144W

Filtro: Sunsun HW303A (1400L/h com ceramica,esponja grossa, eheim substract, sera siporax, e esponja fina)

Substracto: 5L HS aqua Humalit5plus + cerca de 15L de Akadama

 

O inicio, o espaço onde ia o novo aqua:

15072009226.jpgw800.png

 

Movel já montado com a ajuda de um amigo:

15072009230.jpgw800.png

 

Esponja de campismo comprada na megasport :puppydogeyes: os livros é pra alisar:

20072009232.jpgw800.png

 

O substracto:

09082009298.jpgw800.png

11082009307.jpgw600.png

 

O termostato:

09082009300.jpgw600.png

 

A caixa da calha:

09082009303.jpgw800.png

 

O tronco enorme:

09082009302.jpgw800.png

 

Finalmente chegou o aqua :character0050:

09082009295.jpgw800.png

 

Como a minha mãe tem jeito pra costura comprei um tecido azul (nem 3€ foram) e coloquei a tapar o fundo

 

Aqua com o substracto a cair para a frente com o antgo 60L lá atras:

11082009309.jpgw600.png

 

Aqua montado a 15 de agosto:

11092009323.jpgw800.png

 

Espero que gostem e que vão comentando.

Editado por 0ri0nte
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de ganhar alguma experiencia com algumas especies num aqua de cerca de 60L durante uns 6 meses, mudei-me pra um aqua de 250L tendo em vista um pequeno cardume de discus.

 

Setup:

Aqua: 121*41*55 vidro de 10mm feito à medida sem travessas

Termostato: eheim 300W

Calha: Boyu PLL 4*36W=144W

Filtro: Sunsun HW303A (1400L/h com ceramica,esponja grossa, eheim substract, sera siporax, e esponja fina)

Substracto: 5L HS aqua Humalit5plus + cerca de 15L de Akadama

 

O inicio:

15072009226.jpgw800.png

 

 

realmente interessante hehe tou a brincar...

 

Fico á espera de novidades

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum, esta de facto muito bem inicialmente, pelo menos é a ideia que me dá, agora é deixar esperar para que mature um pouco mais : )

 

Depois a ver se passo por cá quando houver novidades, até lá, boa aquariofilia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuando a historia do aqua.

 

Hoje já está um puco mais avançado.

 

Flora:

Musgo de java

Anubias nana

Cabomba

outras 2 especies que não sei o nome.

 

No futuro talvez um tapete.

 

Fauna:

5 barbos cereja (penso que 4 femeas e 1 macho, ha uma femea um pouco mais cereja, nao sei se é macho ou femea)

10 neons falsos

5 nariz de bebado (tou a pensar aumentar pra 10)

2 Trichopsis pumila (muito giros, ainda nao sei de são casal ou nao)

1 camarão bambu

1 camarão amano (penso apliar pra 5 exemplares)

7 corydora panda

5 otos

2 ramirezi (casal confirmado e com posturas ahahaha)

 

No futuro só pretendo acrescentar um casal de CPOs e uns 4 discus de estirpes ainda por decidir.

 

Pois é apesar do aqua ter relativamente pouco tempo já tive uma postura de ramirezi, ainda tenho um pequeno cardume de ramirezis a seguir os pais, vamos a ver se se safa algum desta primeira postura.

 

Deixo algumas fotos, espero que gostem:

 

Panoramica actual:

22092009361.jpgw800.png

 

oto:

22092009346.jpgw800.png

 

Trichopsis:

22092009347.jpgw800.png

 

bebados XD

22092009348.jpgw800.png

 

alguns neons e barbo cereja femea:

22092009349.jpgw800.png

 

corydora panda:

22092009353.jpgw800.png

 

barbo macho sempre a fujir da camera:

22092009356.jpgw800.png

 

e agora o melhor pro fim, a postura dos ramirezi:

30092009364.jpgw800.png

 

Fiquei espantado, pois só tinham cerca de 1 semnana no aqua. O macho tem uns fungos nas barbatanas, tou a ver se os alevins crecem mais um bocado pro retirar pra tratamento. Comecei com ramirezi porque dizem que manter discus é parecido com ramirezi em termos de condições, até agora vai tudo bem e ate posturas têm, por isso deve de estar tudo ok para eles.

 

Passados uns 3 dias deixei de ver os ovos, pensei que os pais os tinham comido, como era a primeira postura. Mas passado mais uns dias deparei-me com este cenário exelente:

06102009365.jpgw800.png

 

06102009366.jpgw800.png

 

Comentem ;)

Editado por 0ri0nte
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De relevo é dizer que quase todo o material, fauna e flora foi comprado no GRANDE Nuno da Mania dos Peixes na Maia.

 

Exelente pessoa, sempre pronto a ajudar com a sua experiência e muito prestavel, impecavel mesmo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De relevo é dizer que quase todo o material, fauna e flora foi comprado no GRANDE Nuno da Mania dos Peixes na Maia.

 

Exelente pessoa, sempre pronto a ajudar com a sua experiência e muito prestavel, impecavel mesmo.

 

 

Ó pá não digas isso que o Nuno não é assim tão grande quanto isso ;) estava a brincar acho o Nuno boa pessoa , alias dou-me bem com ele e devo-te dizer que compro quase tudo na Mania dos Peixes (ou não seja eu a bem dizer vizinho, lolololol) em relação ao aquário cometes-te alguns erros, tens plantas de fundo em primeiro plano, eu coloria mais pedras, o troco também colava em outra posição mas isso sou eu, em relação a 6 meses de experiência eu andei anos e ainda tenho bue para aprender, mas é assim mesmo aprendemos com os nosso erros, eu também aprendi e continuo a aprender, tenho de te felicitar pelas crias dos Rams e peço desculpa pela minha frontalidade :drool3: . Boa sorte.

 

 

Abraço

 

 

 

Petty

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tens nada de pedir desculpa petty, todos os comentarios são bem vindos.

 

A especie que esta plantada na frente de inicio era media, e como desconhecia o seu crescimento pensava que se iria manter assim (errado!!! lol) Já começaram a crescer e crescem bem, podem sempre levar umas podasitas. Só não transplanto, porque junto ao substracto as folhas fazem uma especie de ninho, onde os ramirezi levaram os alevins mal eclodiram, se não até mudava de sitio.

 

(já agora qual especie de planta é?)

 

Quanto ao tronco ainda andei umas horas à volta dele, no inico tava a pensar coloca-lo mais à esquerda, com os ramos a ir pra direita, mas depois optei por uma posição mais central. No inicio também tava com a panca de meter sesarma bidens (uma especie de caranguejo) e o tronco na posição em que está, sai um ranco fora de agua que seria pra eles. Talvez mais tarde o mude de posição.

 

Calhaus não meti mais porque tou a pensar meter um tapete no futuro, assim tenho o substracto mais livre.

 

Tenho a lamentar é a postura dos ramirezi, já tinha lido que os pais nas primeiras posturas são um bocado canibais, por isso já estava a contar, mas como nem tinham comido os ovos tava com esperanças. Hoje de manhã já os pais andavam sem os seus filhotes atras :thumbup3:

 

Já estava um bocado a contar, ja tinha visto os pais a mete-los à boca e não os cuspir, mas pensava que um ou outro se salvasse. Fica pra uma proxima... Agora quero é tratar o ramirezi.

 

Tenho que ir ao Nuno buscar mais material, mas não tenho tido tempo XD

 

Proximas compras são:

Já encomendado a vidraceiro, aqua hospital/quarentena (especies pequenas) 34*26.5*27cm (24L) 4mm

 

Ir comprar ao Nuno se ele tiver

filtro de esponja a ar

bomba de ar

4 camaroes amano

5 bebados

 

Quando houver mais t€€€€mpo é encomendar casal CPO à crystalred (porque o Nuno não consegue arranjar sem pedir quantidades enormes).

 

Ainda mais tarde é encomendar ao Nuno 4 ou 5 discus a ver se me safo e eles também XD

 

Continuem os comentario :sign_welcome:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado petty, ja agora aquela planta à esquerda no fundo, consegues saber qual é? também não sei o nome, mas pega bem de estaca eheheh

 

O tapete tava a pensar glosso, Elatine triandra ou Eleocharis parvula, mas não queria investir muito (ou nenhum) em CO2

 

Que aconselhas? não tenho grande experiencia em plantar nem com estas especies mais exigentes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é pessoal a primeira postura foi dia 30 de Setembro por volta das 9h da noite, hoje 13 de outubro já tenho mais uma postura, vamos a ver se é desta que os pais nao comem os alevins.

 

Deixo umas fotos do pai ainda a fertelizar os ovos. Ainda nao tenho o aqua quarentena, tenho só dado banho ao macho de 1h com esha2000, mas como é pouco tempo e ele stressa nao tenho tido grande resultado. Quando o aqua vier meto-o em tratamento, mesmo que a postura vá à vida.

 

Deixo 2 fotos :thumbdown2:

 

13102009368.jpgw800.png

 

13102009367.jpgw800.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola.

 

olha olha a calha é igual a minha... ;).gif' class='bbc_emoticon' alt=':razz:' />

 

espetaculares esses ramirezis.

 

parabens o aqua esta bem fixe. :)

 

abraço

O Rio Ocresa

o meu novo projecto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado petty, ja agora aquela planta à esquerda no fundo, consegues saber qual é? também não sei o nome, mas pega bem de estaca eheheh

 

O tapete tava a pensar glosso, Elatine triandra ou Eleocharis parvula, mas não queria investir muito (ou nenhum) em CO2

 

Que aconselhas? não tenho grande experiencia em plantar nem com estas especies mais exigentes.

 

 

Boas,

 

a planta à esquerda parece Eusteralis Stellata em relação ao tapete aconselho Eleocharis ou glosso mas atenção aos K que tens nas lampadas, sugiro que coloques duas de 10000K, uma de 8000k e outra de 6500k, e não sei se não terás de aumentar os watts se colocares gloss, se optares por eleocharis sou capaz de ter para venda é uma questão de ver.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pra ja as lampadas são as que vinham, ou seja 4x7200K, para eleocharis parvula achas que dá?

 

A eleocharis parvula fazias a quanto?

 

 

Boas,

 

experimenta mas 10000k sempre atinge mais profundidade e para plantas de tapete é melhor para alem de conseguires também melhor resultado em relação a outras espécies, eu no meu tenho duas 10000k e uma de 6500k, fica aqui uma foto do Aquarium Island que foi a minha anterior montagem com tapete eleocharis.

 

 

DSC_0037-1.jpg

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.