Conselhos para novo aqua


Recommended Posts

Embarquei na aventura da Aquariofilia já vão 6 meses Tenho um pequeno aquário de 32 cm 12 litros com filtro interior muito pequeno que não vale nada e uma planta (Anubia anã) com dois Kinguios jovens (3 cm)

Quando o comprei juntamente com os peixes foi me dito na loja que para começar era o ideal, o tamanho do aquario e peixes de água fria seriam mais resistentes que de água quente e davam menos trabalho.

 

Mas agora pelo que vou lendo no forum pareçe não ser bem assim,... enfim...

 

Os meus peixes cresceram muito, agora passado só 6 meses um dos peixes está já com 9 cm ( cometa) o outro ( Oranda) com 7 e bastante gordo, e estão a ficar estrangulados com o espaço.

 

Assim já comprei um novo aquário de 60 cm aprx 54 l. filto exterior fluval 205 Vou manter os mesmos peixes se algum dia morrerem passarei para agua quente.

 

Tenho algumas duvidas e preciso da vossa ajuda.

Qual o substrato indicado para kinguos.? Posso colocar areia de praia ou sílica, ou tem mesmo de ser cascalho de rio.?Visto ter uma planta e ir adquirir outra.

Existe alguma espécie peixe agua fria limpa fundos?

No filtro tenho as esponjas de origem e nos 3 compartimentos só cerâmicas. recomendam colocar carvão activo ou mais alguma coisa?

 

Agradeço a vossa disponibilidade , assim que tiver as vossas sugestão irei equipar o aquário e mostrarei algumas fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

è assim com esse aquario de 60cm é um bom aquario para embarcar no projecto de agua quente..mas para esses kuinguios talvez daki a mais 6 meses ja n sera o ideal penso eu.

o substrato para kinguios pode ser qualquer um ..de preferencia para o areao mais grosso mas sempre podes misturar com mais fino para as plantas agarrarem melhor..O filtro esta bom assim n acho necessário o carvao.

 

cumps.

 

 

 

 

O primeiro passo para ser comentado é comentando !

Por isso comentem o meu ahahah :medieval_mace:

 

 

Meu Aqua :confused4:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho um aquario de 120L com um kinguio e 2 corys pimenta, mas a agua do aquario nunca desce dos 26ºC, as corys e os kinguios dao-se muito bem , o meu ph é 7,5 por isso elas aguentam bem, mas sinceramente pouco menos de 60L nao é grande ideia colocares mais peixes do que aqules que já tens, dá menos comida e retira a que cair com uma rede, eles sao uns porquinhos aquáticos, lol.

 

Um conselho...os kinguios duram décadas... há registos de kinguios com mais de 20 anos...nao fiques à espera que morram para embarcar na agua quente, vai dando uma olhadela aos classificados aqui do forum e pode ser que apareça um aquario com uma litragem maior para os colocares porque 60L nao tada nada vai parecer muito pouco.E assim podes ter os dois aquarios, cada um com a sua beleza.

 

 

boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos conselhos até ao momento, mas tenho mais umas dúvidas...

 

Pare que serve exactamente o carvão activo nos filtros?

Sempre me podem indicar peixe limpa fundos para agua fria. As corydias dão com 10ºC ?

Editado por Carlosctx
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos conselhos até ao momento, mas tenho mais umas dúvidas...

 

Pare que serve exactamente o carvão activo nos filtros?

Sempre me podem indicar peixe limpa fundos para agua fria. As corydias dão com 10ºC ?

Se nao me engano ...o carvao activo serve para retirar certos nutrientes na agua por exemplo quando introduzes medicamentos e isso o carvao limpa a agua..Se estas a pensar por plantas n ponhas o carvao activo pois certos nutrientes que elas precisam vao ser retirados. Quando disseste corydias tavas a referir-te a corydoras? se sim... acho que elas nao se dao a essa temperatura tao baixa.

cumps

Editado por marcospvz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se procuras peixes para limpa fundos existem varias expecies cá em portugal que são bastante interessantes e resistem bem ás temperaturas baixas como por exemplo a verdemã.

 

 

cumps

mgbravo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro que tudo deves colocar areia, seja da praia ou de silica é indiferente para os peixes...... mas é preferivel a da praia porque te irá provocar menos algas castanhas nos vidros.

A areia é sempre preferivel num aquario, do que o areão : tanto para os peixes como para o equilibrio biologico do aquário.

 

Não existem peixes que limpem os fundos, existem sim , especies que se alimentam no fundo....... e os Kinguios são uma delas, assim como as corydoras.

 

Mas por na maioria das vezes se usar areão e não areia nos aquarios, os kinguios têm dificuldade em se alimentar de forma natural no fundo do aquário, ou seja, filtrando a areia com a boca.

 

cumps,

 

Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda.

Já tenho quase o material todo pronto. Falta só construir o sifão .

No proximo fim semana vou começar a montagem, irei tirar umas fotos ao aqua para depois pedir o vossa opinião.

 

O aqua estará à temperatura ambiente, no inverno deve de chegar aos 10 ºC , nos dias mais frios. Será melhor comprar o termostato para manter um minimo de 18ºC ? Se sim estou a pensar adquirir um de 50w. Mas sempre é uma despesa a mais na conta electrica ,que só queria recorrer caso seja mesmo necessário à saude dos peixes.

 

Já agora quanto tempo deverei ter o aquario com a agua a ciclar entes de colocar os peixes ? ( Aqua 54 litros reais ).

Editado por Carlosctx
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ciclo biologico demora entre 28 a 31 dias a completar-se, ou seja a que todos os compostos toxicos (amonia e nitritos), se transformem em nitratos.

 

Ao montares o aquário, e para que o ciclo biologico se inicie, colocas alguma comida todas as semanas como se tivesses peixes la dentro. Á 4ª semana é perfeitamente seguro colocares os peixes.

 

Esquece o carvão activado, só é usado depois de um tratamento, para retirar alguns compostos........ ou coloca-o sempre se usares aerossois indiscriminadamente em tua casa, ou outros produtos do genero....... limpezas a seco de sofas, etc, etc.

 

Quanto ao termoestato os peixes agradecem-te, porque crescem e comem mais, mas sempre que quiseres fazer uma muda de água de inverno, terás de aquecer a água até bem perto dos 18ºC...... peixes de água fria, são pouco tolerantes a mudanças bruscas de temperatura. Desenvolvem ponto branco(Ictio), com facilidade.

 

cumps,

 

Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a pensar seguir o conselho de colocar areia como substrato em vez do areão .

Penso colocar uma camada fertil na zona onde vou colocar a planta.

 

Mas a areia ao ser remexida pelos peixes não vai estragar a bomba do filtro ?

Será melhor colocar na zona do tubo do filtro cascalho e não areia como substrato, tipo uma zona com 10 cm diâmetro para evitar a areia ser aspirada?

 

Cumprimentos

Editado por Carlosctx
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A quantidade de areia que é sugada para dentro de um filtro é minima, e não representa qualquer problema para um filtro, porque se deposita no fundo do copo, e nunca fica retida junto ao Iman do rotor.... aquários de água salgada e de ciclideos, com substratos de areia são prova disso.

 

A areia tem mil e uma razões a favor de ser usada, algumas das quais ja referi..... quanto ao aspecto visual, isso ja depende de cada um!!!

 

As algas castanhas sao derivadas a falta de iluminação, tive o mesmo problema e ao aumentar o foto periodo elas desapareceram.

 

As algas castanhas, são organismos multicelulares, chamados diatomaceas, e a sua principal razão de aparecerem nos aquarios, deve-se á quantidade de silicatos presentes na água.....conforme os silicatos vão sendo consumidos, estas têm tendencia em desaparecer. Eliminanados/ consumidos os silicatos desaparecem as diatomaeas, nada tem a ver com o aumento do foto periodo, existem é coincidências e muita informação espalhada pela net, que foi escrita há já mais de 10 anos

Podem voltar a reaparecer, quando de uma nova muda de água que fornece de novo silicatos. Ao se montar um aquário com substrato de areia (contem maioritariamente silica) irá surgir um maior numero de algas castanhas nos primeiros dois meses, mas que acabam por desaparecer.

 

Penso colocar uma camada fertil na zona onde vou colocar a planta.

 

....é preferivel usar depois umas barras/comprimidos ferteis na zona da raiz, assim que a planta começar a enraizar no substrato... nada de adubos liquidos, em aquarios com 2 ou 3 plantas.

 

 

cumps,

 

Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Só hoje fiquei com o móvel pronto para o aqua, mas verifico que a mesa não é 100% direita, ou seja é um pouco empenada para baixo no centro, faz uma curva... cerca de 2 mm da madeira ao aquario.

O aquário fica assim com mais pressão nos vidros dos lados, será que devo colocar placa de esferovite por baixo do aqua ?

Nunca mais tenho isto pronto... :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui estão as fotos que prometi do meu novo aqua:

 

Setup:

 

Aqua 60 cm

Filtro externo fluval 205

Bomba ar 2 pedras difusoras

Termostato 50w para 18º no inverno

Termómetro analógico

Areão vulcânico

Plantas arteficiais

Tronco

 

th.d8f21e2f15.jpg

 

th.b1b9549963.jpg

 

th.b7827d4779.jpg

 

th.c82f78fe86.jpg

 

th.20a903023c.jpg

Editado por Carlosctx
Link to comment
Partilhar nas redes sociais