Recommended Posts

Publicado

Olá companheiros,

Este é o meu 1º post neste forum, infelizmente pelos piores motivos.

Hoje de manhã reparei que um guppy, se encontrava no fundo do aquário com a barbatana traseira (n sei o termo correcto) completamente envolvida numa espécie de algodão. A parte do corpo envolvida na dita substância está paralisada. Reparei nisso pois o peixe tem imensa dificuldade em se deslocar, mantendo uma respiração muito ofegante...

Depois de alguma pesquisa aqui no forum, num tópico fui direccionado para o site da "JBL - Online Hospital" onde identifiquei uma imagem de um peixe com sintomas que se assemelham aos do meu guppy. Eles identificam a doença como sendo um fungo. O que acham? Alguém confirma? Qual o melhor tratamento que aconselham? Existirá perigo para os outros peixes?

Já agora uma pouco de história: há aproximadamente 1 semana, retirei um tronco pois estava a deixar-me a água amarelada. Com isto introduzi uma rocha que encontrei numa barragem. A rocha foi mantida num aquário +- 2 semanas para monitorizar alterações de pH e correu tudo bem. Depois de fervida foi para o aqua principal. Entretanto, no aqua principal, o pH desceu estando agora aí em 6,5 -7 (isto com a retirada do tronco e introdução da rocha).

Agradeço ajuda!

Cumprimentos.

Publicado:

Olá,

Estou a ver que o pessoal gosta de comunicar... lol :D

Just kidding.

Actualizando, comecei o tratamento com ESHA2000 mas o peixe não resistiu e morreu. Nada de sinais de fungos nos outros habitantes até agora.

Cumps.

Publicado:

Boas,

Já não ando muito dentro dos guppies, mas pelo que sei, existem inúmeras doenças que fazem com que a taxa de mortalidade dos guppies seja um pouco elevada, apesar de serem peixes resistentes. Se voltar a te acontecer o mesmo, ao menos sabes como deves tratar e que tratamento deves fazer.

Apenas não desanimes com essa baixa, pois se continuares a tentar fazer as coisas bem e da melhor forma, serás compensado a médio e longo prazo!

Abraço,

Ruben Mendonça

Publicado:
Boas,

Já não ando muito dentro dos guppies, mas pelo que sei, existem inúmeras doenças que fazem com que a taxa de mortalidade dos guppies seja um pouco elevada, apesar de serem peixes resistentes. Se voltar a te acontecer o mesmo, ao menos sabes como deves tratar e que tratamento deves fazer.

Apenas não desanimes com essa baixa, pois se continuares a tentar fazer as coisas bem e da melhor forma, serás compensado a médio e longo prazo!

Abraço,

Ruben Mendonça

Obrigado pelo apoio, mas é sempre triste ver os nossos amigos ficarem a boiar...

Já terminei o tratamento com o ESHA2000. Tenho outro guppy um pouco parado, mas notei melhorias noutro, o que é bom. Entretanto arranjaram-me três machos novitos, que já andam por lá todos contentes atrás das moças...tenho de arranjar mais moças, senão ficam cansadas.

Aproveito para por mais uma dúvida: Eu tirei o carvão do filtro antes de iniciar o tratamento. Agora que o acabei, devo colocar já o carvão, ou espero pela próxima TPA (que é já no fim-de-semana)?

Cumprimentos