danieldani Publicado Agosto 16, 2009 Publicado Agosto 16, 2009 Boas! Tenho dois escalares que apareceram com uma ferida em forma de bola no corpo. Primeiro era um pontinho só e eu pensei que fosse falta de alguma escama de uma ou outra luta, mas agora a coisa alastrou-se!! Parece ferida aberta!! Alguem me pode ajudar? Que posso eu fazer? Será parasita? Muito obrigado Daniel
alfapa Publicado: Agosto 16, 2009 Publicado: Agosto 16, 2009 Poderá ser parasita. Mas se meteres uma fotos pode ajudar a identificar. PauloA
danieldani Publicado: Agosto 16, 2009 Autor Publicado: Agosto 16, 2009 Pois... Eu até metia!! Mas não percebo nada de informática! E aquilo é muitoooo complicado!! Mas é tipo uma ferida em forma de bola, esbranquiçada, com os redordos avermelhados! parece um buraco no corpo...
Ricardo G. Publicado: Agosto 17, 2009 Publicado: Agosto 17, 2009 Boas, não é preciso ser nenhum expert em pc's para conseguir postar aqui fotos. Vê como se faz:http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=23730 O meu aquário
alfapa Publicado: Agosto 17, 2009 Publicado: Agosto 17, 2009 A ferida está aberta? Com se tivessem tirado um bocado? Cuniforme? De dentro para fora (mais pequena dentro e maior fora)? Se for isso pode ser HEXAMITA ou HEXAMITIASIS (também conhecido por HOLE-IN-HEAD DISEASE). O que os meus livros recomendam é METRONIDAZOLE e DI-METRONIDAZOLE. Já tive peixes (guppies/espadas mas nunca escalares) que morreram com essa doença (se for isso) mas por se manifestar na cabeça ou noutros orgão vitais. Se se manifestar noutros locais do corpo pode não ser letal. A doença manifesta-se mais se o aqua estiver pouco cuidado (muitos detritos) e/ou os peixes estiverem sujeitos a muito stress. Procura no forum que há mais relatos sobre outros tratamentos. Espero ter ajudado, boa sorte. PauloA
danieldani Publicado: Agosto 17, 2009 Autor Publicado: Agosto 17, 2009 Boas! sim é assim como dizes a ferida! mas não é na cabeça!! É no corpo! Será a mesma k dos discus? eu tenho lá 5 discus tb! E só um teve a doença do buraco na cabeça, mas agora está porreiro. Será o mesmo tratamento k lhe fiz a ele? Obrigado!! Cumps
alexrocha Publicado: Agosto 17, 2009 Publicado: Agosto 17, 2009 boas ha 2 semanas atraz um dos meus escalares parecia ter uma escama saida depois passou a uma bola tipo esponjosa como comia e estava aparentemente bom deduzi que era uma ferida retirei o escalar e desinfectei com betadine durante dois dias desapareceu e esta feliz da vida no teu caso nao sei como sao dois a ter pode ser outra coisa
danieldani Publicado: Agosto 21, 2009 Autor Publicado: Agosto 21, 2009 Boas! Antes demais obrigado pela ajuda!! Neste caso a bola de ferida não é esponjosa, mas sim um buraco como uma ferida aberta! Mas já estou a tentar tratamento num aquario à parte! Obrigado na mesma! Cumps
Recommended Posts