Pastel_de_Nata Publicado Agosto 9, 2009 Publicado Agosto 9, 2009 Boas. Venho aqui pedir ajuda num problema k eu julgo k nao me vai ser lá mt facil de resolver... Entao é assim: à coisa de uns meses, eu e a minha namorada, passando na secçao de animais do Jumbo vimos uns aquarios e como um aquario é sempre algo muito bonito e relaxante, resolvemos adquirir um, coisa pequena, de 18lts da aquapor... Como é obvio, nao sabiamos nada do assunto, compramos um areao, uma plantita (Echinodorus Magdalenensis) e uns peixitos, um Molly, um tubarao bala e um beta.. Todos contentes, montamos o aquario e tal... e no mesmo dia, peixes com pintas brancas Fomos a uma loja, disseram k era ictio, e la curamos a coisa c o remedio... Cerca de duas semanas depois, uns quantos escalares, guppys e neons depois, restaram só os escalares e o bala... Voltamos a comprar mais peixitos e foi nessa altura k descobri este forum... Acreditem k tenho passado horas (mas MUITAS horas MESMO) a ler duvidas de outros users, e para quem nao sabia NADA alem de k os peixes precisavam de agua e comida, aprendi bastante... Mas continuo consciente de k neste assunto ainda nada sei... Entretanto, uns dois meses depois comprei um outro aquario de 100cm com cerca de 130lts brutos.. Tinha-o desmontado, pois a ideia era neste fazer as coisas com calma e como devem ser feitas, coisa k nao aconteceu com o aqua pequeno, mas... Pra minha infelicidade (ou nao, pois na altura fiquei bastante feliz com o acontecimento) uma espada teve uns 40 peixitos e uma guppy teve mais uns quantos... Como nao quis manter a "criançada" na maternidade, e o aquario pequeno até estava BASTANTE sobrepovoado, eu e a namorada tomamos uma medida meio drastica, meter a peixada adulta no aquario grande e deixar os pequenos no de 18 lts.. Apesar do orçamento este mes ter sido (bastante) reduzido, consegui comprar um eheim 2213 pra manter minimamente a agua em condiçoes... Mas agora começam os problemas.. O aquario nao está ciclado Para alem disso, tenho os peixes com parasitas, ja os estou a tratar com Sterazin, com TPA´s de 80% a cada 3 dias, espero k resulte.. Tb espero conseguir comprar ainda esta semana as materias filtrantes para o filtro, pois está só com as esponjas azuis e a esponja branca no topo... Por isso venho pedir ajuda para já em dois pontos. Tendo em conta (pelo menos até ao final do mes) ao baixo orçamento, k materias comprar para o filtro?? Ou será k para ja, ele pode ficar assim mesmo?? E a maior duvida... Tendo o aquario com peixes... Como fazer para o ciclar?? Estou numa embrulhada maluca e os meus escassos conhecimentos nao chegam pra resolver este problema.. Agradeço desde ja a quem ler este "testamento", mas foi só para poder explicar o desenrolar de acontecimentos k me levaram a esta situaçao.. Cumps. João Pedro Lopes Citar
André Limede Publicado: Agosto 9, 2009 Publicado: Agosto 9, 2009 (editado) Oila e bem vindo ao forum :D Hum...é verdade tens ai uma grande trapalhada... mas o que é preciso é ter calma...sem calma nada se resolve... Como está o aquário grande? Tens só vidro ou já está decorado? Antes de dizer algumas coisas, acho que devias devolver todos os peixes á loja, ou pedir para os guardar enquanto trabalhas no aquário, porque assim vais ser só stress, para ti e para os peixes... era o que eu faria...(no final nem sei com que peixes ficaste, depois diz ai os que tens actualmente). No filtro podes ainda colocar ceramica (filtragem biológica), é ai que as bactérias nitrificates se vão desenvolver e agrupar mais, por isso aconselho-te a comprar isso, e um produto que tenha dessa bactérias, para ser mais rápido o ciclo (ex: Sera nitrivec). Tens alguma calha de iluminação? Para esse aquário 100watts penso que chegue para ter uma plantas catitas Ferveste o areão ou outro tipo de decorações antes de o pôr no aquário? Penso que seja só isto que tenha para dizer....ah! e escreve bem, isto aqui não é nem o MSN nem o telemovél :D Qualquer duvida é só perguntar. Cump :D Editado Agosto 9, 2009 por André Limede Citar
Pastel_de_Nata Publicado: Agosto 9, 2009 Autor Publicado: Agosto 9, 2009 Boas de novo!! Antes de mais, obrigado pela ajuda, pois esta é mesmo uma situaçao que queria resolver. Agora, respondendo às perguntas... O aquario grande ainda nao tem praticamente nada, só um copinho de vidro que era de uma vela em que meti um bocadinho de areao do outro aquario e uma bolinha de fertilizante com uns pés de cabomba, só para os peixes poderem dizer que têm algo para onde olhar... Achei por bem nao meter nada ainda, visto que fiquei em duvida se teria que desmontar tudo mais tarde para o montar como deve ser. Ou seja, aquario vazio com 6 pés de cabomba. Peixes... Aqui é k se estraga tudo, pois tenho alguns peixes que vao ficar grandes, coisa que só aprendi quando descobri o forum e fui "inspeccionar" acerca das especies de peixes.... Entao tenho: 3 escalares, o maior com uns 8, 9cm de altura, um tubarao bala, dois tubaroes martelo, um tubarao azul de veu, um labeo frenatus, um pleco, duas corys, 3 guppys femea, um casal de espadas, um botia palhaço, um botia paquistanes e 6 neons... Sei que sao peixes a mais e muitos deles vao ficar ENORMES, mas... quando chegar a altura, ou os dou a quem os conseguir ter com condiçoes para isso, ou vou entrega-los ao aquario vasco da gama, pois eles lá aceitam algumas especies, quando ja ficam muito grandes... Ir entrega-los na loja onde comprei está fora de questao, pois nem todos foram comprados no mesmo sitio, infelizmente... A meu ver, no pior dos cenarios, vou ter que arranjar um aquario reserva para meter os peixitos até ter o grande já ciclado... Se estiver a pensar mal, corrijam-me, por favor... Quanto às ceramicas, sim, vou tratar disso no mais tardar até 3ª feira... e quanto às bacterias, tenho um frasquinho de Safe Start em que ainda nao mexi, pois, como o filtro está só com esponjas, assumi que nao faria grande resultado... O frasquinho é de 250ml, será pouco? Quanto à calha, este mes, por mais que eu queira, nao vou conseguir compra-la, pra "remediar" tenho uma calha mesmo por cima da cabomba daquelas luzes florescentes fininhas dos chineses Mais um testamento, mais um relatorio das "barbaridades" cometidas por quem entra neste mundo sem ter a minima noção do que faz... Espero conseguir remediar a situaçao sem ter criado males irreparaveis... Em relaçao a isto nao ser o MSN ou o telemovel... É verdade, nao é, mas o meu vicio (trocar o "que" por "k") nao é dos piores, há bastante gente que abrevia (até "MSN" é abreviatura de "Messenger"), nao caindo no exagero daquelas frases cheias de "x´s" e com maiusculas e minusculas tudo ao molho, hehehehe... Mas vou ter atençao nesse pormenor, afinal, o que faz de nós Portugueses é mesmo a nossa lingua E até mesmo essa está cada vez mais assassinada... Abraço Citar
André Limede Publicado: Agosto 9, 2009 Publicado: Agosto 9, 2009 (editado) Oila Tens ai uma mariscada...que nem te conto...xD Acho que te deves "livrar": dos tubarões todos....ficam enormes e o tubarão bala não tem esse nome por acaso (rápidoooo, precisa de mais espaço), do pleco (ficam G-igantes....acho que esse aquário também não é suficiente), de um dos botias.....eles preferem cardumes da mesma espécie se não me engano....mas aconselho-te a tirar dai o palhaço (ficam maiores que os outros...muito maiores) e acrscentar mais 1 ou 2 paquistaneses, depois...é melhor livrares-te dos neons...que isso é um snack para os escalares e de uma das espécies de viviparos...(guppy e espada) porque senão pode ficar muito sobrelotado e o Ph dos escalares e deles não é semelhante) Se fosse eu a ti fazia assim a fauna: -Labeo frenatus (pelo que li numa pesquisa rápida são um pouco territoriais, mas não atacam muito os vizinhos...o único senão é mesmo ele crescer até aos 14cm....também te podias livrar dele, acho que também seria melhor) -Escalares (se gostares muito deles (da espécie) acho que podes ficar com 3 no aquário...) -corys (deves adicionar mais 1 ou 2 da mesma espécie) -guppys/espada (ou nenhum deles) -3 botias p. Isto tudo dá 110cm sem contar com nenhuma espécie de viviparo, e contando com 4 corys....agora tu é que decides...é a minha opinião eheh, também tenho o vicio dos K mas o dos x's nem tanto...é só Kuando está á mão..eheh Cump Editado Agosto 9, 2009 por André Limede Citar
Recommended Posts