Que teste compraR; no3, no2 ,amonia ...:S


Recommended Posts

boas . estou de veras confuso com esta historia da amonia, nitrito, nitratos , bla bla..

 

Tenho lido que a causa de morte nos lagos é a amonia. e aconteceu-me ha um mês morrer um peixe(kinguio vermelho) do meu pequeno lago de +-500 lts. entao to a pensar em comprar ums testes daqueles que medem os nivei criticos na agua. mas vejo testes para amonia, para nitritos, nitratos, etc

 

li algures que a amónia e os nitritos estão interligados, mas química n é o meu forte, entao o que devo eu comprar???qual dos testes? o de amonia ou de nitritos? o de amonia acho que resolvia o problema mas tambem vi um que era de fitas e lia: pH, dureza total gH, dureza carbonatária kH, nitritos NO2, nitratos NO3. este tem 5 em um menos amonia. lendo os nitritos e nitratos nao chego á amonia?

 

epa ja não percebo nada disto :s

 

alguém me pode esclarecer isto . obrigado

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, acho que é isto, a amiga wikipedia nem sempre é muito fiel, mas já tinha lido várias vezes sobre o ciclo aquado de fazer o meu lago e aquários, espero que ajude... se faltar algo espero que o resto do pessoal acrescente :bs_quesexclaim:

 

Quanto aos testes não te sei ajudar, mas suponho que controlando um dos elementos os outro viram por acréscimo, não sei mesmo ;)

 

Fica o ciclo para te familiarizares com ele :

 

 

-O ciclo do azoto acontecerá em um aquário a partir do momento em que nele houver peixe (ou outros animais aquáticos), planta e alimento.

 

O alimento consumido pelos animais, quando excretado e após algumas reações se transforma em amónia. Para que o ambiente do aquário seja saudável para seus habitantes, estes detritos devem ser parcialmente removidos, seja através de trocas regulares de parte da água ou da filtração mecânica.

 

O dióxido de carbono será eliminado, principalmente, com a oxigenação na superfície do aquário, ou através da fotossíntese das plantas.

 

Todo o processo se inicia com a conversão dos detritos e excrementos dos peixes em amónia. As bactérias nitrificantes transformam compostos tóxicos potenciais do nitrogênio (amônia) em nitrito e, logo após, em nitrato, através da oxidação bioquímica. Estas bactérias têm seu pH ótimo entre 6.0 e 8.7 . Elas necessitam de oxigênio para sobreviver, por isso são chamadas aeróbias.

 

O nitrato é o produto final da oxidação bioquímica. As plantas o utilizam como fertilizante que removem da água. Porém, nem sempre são capazes de consumir todo o nitrato produzido que, com o tempo, se acumula, tendo por resultado a necessidade de trocas parciais da água para reduzir a níveis aceitáveis (< 8ppm), evitando, assim, o crescimento de algas.

 

Caso não exista as bactérias nitrificantes no interior do aquário, o ciclo não será completado e os nitritos não serão transformados, sendo este, por sua vez, bem mais tóxico que os nitratos. São capazes de bloquear a distribuição de oxigénio e matar os peixes por asfixia. Caso os níveis de nitrito estejam elevados, pode haver algum problema com o funcionamento do filtro biológico, que é responsável pela criação de colônias de bactérias nitrificantes. A troca da água também ajuda a eliminar parte do excesso de nitrito.

Editado por Simao08
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hum. to a perceber. se a amonia é o inico do ciclo secalhar deverei medir a amonia antes que se transforme noutra coisa mais falal aos peixes e assim detectar o "mal" logo de inicio.

 

boa esplicaçao. obrigado

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de começares com os testes, diz-nos:

1. como é que está a água do teu lago,

2. cor,

3. algas,

4. "lixos",

5. há quanto tempo é que o lago está montado,

6. há quanto tempo é que tinha o peixe que morreu,

7. há quanto tempo é que os peixes estão no lago.

 

E mais coisas que souberes, tipo de filtro, limpeza do filtro, movimentação da água, repuxo, ect.

 

O que acontece no verão é que a temperatura da água do lago sobe bastante e reduz o nível de oxigénio na água criando um stress nos peixes.

Aliada à subida da temperatura toda a porcaria que estiver no lago começa a "fermentar" criando ainda mais amónia.

 

PauloA :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de começares com os testes, diz-nos:

1. como é que está a água do teu lago,

2. cor,

3. algas,

4. "lixos",

5. há quanto tempo é que o lago está montado,

6. há quanto tempo é que tinha o peixe que morreu,

7. há quanto tempo é que os peixes estão no lago.

 

. A gua esta praticamente cristalina. tem alguns lismos daqueles verdes filamentosos agarrados as plantas e as paredes mas pouco coisa, o normal( aqui neste post esta a meio as fotos actuais este lago, é o mais pequeno, não o que estou a construir.)

 

o lago tem 4 ou 5 anos e os kinguios também

 

o filtro é um pote de 50 litros com brita , cacos de tijolo e areia, que apesar de ja estar a ficar saturado em sujidade verde pois ja não é mudado há meses ainda se aguenta a filtrar bem.

 

tem uma bomba de 800lts/h0

 

 

tenho de mudar o material do filtro e quero colocar leca mas acho que so se vende em grandes quantidades por isso é que ainda nao fui ver.

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo 100% o Isménio.

 

A morte do peixe pode ter sido do calor ou outra coisa completamente fora.

 

Se o lago tem 4 anos e os peixes tbm, eu estava mais quieto que nunca.

Agua cristalina e poucas algas, é indicação que está tudo mais que bem.

Nem é preciso testes. Limpa o filtro e continua a fazer o que tens feito até agora, que pelos vistos é o certo.

 

PauloA :bs_quesexclaim:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais