Fosfatos elevados


Recommended Posts

Boas

 

Tenho notado no meu aqua particulas em suspensao na coluna de agua. Fiz os habituais testes ao aqua, os nitratos estam a 0.5mg. Medi os fosfatos e estao bastante altos, cerca de 2.0mg, ou mais. Podera ser a causa desta particulas em suspensao, sendo que neste momento estam a aparecer algumas algas filamentosas.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2ppm de fosfatos é realmente um pouco elevado, mas não alarmante, se tens 0.5 de Nitratos aumenta-os para 5ppm, por teres tão poucos Nitratos os Fosfatos não são consumidos.

 

Se estás com filamentosas, não stresses, para já vais notar que a situação vai piorar, mas depois vais começar a melhorar gradualmente, para ajudar a eliminação das filamentosas usa Sacheam Excel e preferencialmente faz pequenas fertilizações diárias de NO3 em vez de fazeres semanais e em maior quantidade.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vários factores podem explicar essa situação

 

remexeste o areão recentemente?

alteraste alguma coisa no filtro?

o teu filtro tem lã de vidro?

 

Geralmente essas particulas têm várias causas, explosão de bactérias na coluna de água, filtragem em deficiencia, entrada de mistura CO2 caseiro na água, entre outras

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se for nevoeiro, a mistura pode ter entrado para dentro da água, verifica se a distancia entre o tudo que entra na garrafa e a mistura tem uma distancia minia de 10cm, tem atenção que a mistura borbulha e aumenta de volume.

 

Solução, TPA's de 50% Urgentes, a substancia é faminta por O2(oxigénio) e elimina-o rapidamente da água.

 

Se forem particulas, deverá ser filtragem deficiente, verifica se tens lá de vidro no filtro, se tens e se está limpa se não tens coloca.

Se tens e está limpa (lã de vidro ), tens 2 hipoteses, se o filtro tiver a capacidade de filtragem cerca de 5x o volume do teu aqua (imagina que o teu aquario é de 100L o filtro deverá ter uma potência de 500L/H, tendo em conta que deverás reduzir cerca de 30% de eficiencia depois de colocares matérias filtrantes) e continuares com essas particulas se calhar passa por colocares um filtro UV-C que te elimina germes e micro algas que passarem pela radiação, com o resultado de obteres uma água mais cristalina e sem particulas.

Se pelo contrário o teu filtro fizer menos de 5x o volume do teu aquário, talvez a solução passe por adquirires um filtro com mais potencia.

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim relativamente distancia tenho ate mais um bocado de 10cm. De facto estas particulas causam um nevoeiro na agua. O meu aqua tem 96l. O meu filtro é um tetratec ex600 600L/H, tenho la de vidro nova, colocada recentemente, bem como purigen colocado tambem recentemente, mas este pó presiste. De facto nao sei que hei-de fazer pois já predura á cerca de duas semanas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava agora a pensar em te aconselhar em vez do filtro UV-C o Purigen, se mesmo com Purigen não consegues eliminar essas particulas, estou mais inclinado para filtro UV-C, que é germicida, elimina-te agentes patogénicos, algas, esporos e tb excesso de bactérias que saem do filtro, isto pq geralmente o filtro UV-C é colocado em série na saida do filtro e não antes, para deixar as bactérias nitrificantes entrarem no filtro.

 

Não indicas a litragem do teu aquário...mas para o teu filtro e se aquirisses um filtro UV-C da Aqua Medic teria de ser um de 18w tal como indica a imagem do fabricante

Helix.jpg

 

Tens de ter em conta que esta tabela é para filtros UV-C da Aqua Medic se for de outro fabricante a tabela será outra

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu filtro é mais que suficiente para o teu aqua, sem dúvidas.

 

A potencia do filtro UV-C para o teu filtro seria de 18w tal como indiquei, mas isso para o Helimax da Aquamedic, se for JBL ou outra marca poderá ser outro

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estive no site da JBL e tb me parece que o indicado seja os 36w, para que para além de efeito de eliminar o nevoeiro tb tenha efeito germicida, se tiveres um filtro UV-C de potencia inferior nao te vai matar germes e elementos patógénicos e vais gastar dinheiro num equipamento que te vai fazer só metade do trabalho e se depois quiseres aumentar a capacidade dele nao vais conseguir, só comprando um novo.

 

O motivo desse nevoeiro, nao te sei explicar assim à partida, eu por exemplo, há 3 dias estava com o filtro mal montado, abri-o e verifiquei que tinha colocado uma grade mal e que uma das esponjas estava a entupir a entrada de água, quando voltei a montar re-utilizei as lãs de vidro, mas devo-as ter colocado no sentindo inverso, com a parte mais suja para cima, resultado, em vez de filtrarem, estavam a despejar toda a matéria orgânica para a coluna de água, resultado, um enorme nevoeiro dentro do aqua.

 

Solução: Troquei as lãs por novas (não sei o que me deu para re-utilizar as velhas!!) e como já tenho um filtro UV-C sincronizado com a iluminação, deixei tudo fazer efeito, em 24h a água voltou a ficar cristalina, no meu caso tenho um de 9w para um filtro de 300L/H (Eheim classic 2211)

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro UV-C não te vai tratar o escalar, mas previne que a doença se alastre e previne antes de mais que a doença entre na água.

 

Algas muitas vezes proliferam através de esporos que se misturam na coluna de água e que muitas vezes passam nos nossos filtros, com um UV-C esses esporos são eliminados, pq a radiação UV-C actua sobre o ADN destruído a informação da célula, eliminado-a

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao teu outro post...

 

Não conheço os filtros UV'C da Jebo mas deve ser semelhante aos da JBL, não necessitas de o ter sempre ligado, eu por opção tenho durante o tempo de iluminação, há quem o tenha menos tempo, cerca de 4h diárias

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não deves comprar um filtro UV-C pelo tamanho do aqua, mas sim pela potencia do teu filtro e já que não foste poupado em termos de potencia do teu filtro não deverias ser na compra do filtro Uv-C

 

Acho na minha opinião que um filtro UV-C de 5w para um filtro de 600L/H não te vai fazer o efeito que pretendes e vais deitar dinheiro à rua...no minimo optava por um de 18w

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.