Recommended Posts

Publicado

Sou novato nestas andanças e comprei há cerca de 2 semanas um aquário lá para casa para o meu filhote de capacidade de 40 litros com kit completo (Filtro externo, kit de testes de água, alimentação adequada, aspirador de água, rede, luz interior, bomba de ar, etc.) para peixes de agua doce ao qual comprei também 11 peixes de agua doce e 2 limpa vidros, que agora já são 9, que morreram entretanto de doença. Tenho no fundo pedrinhas e coloquei algumas algas de plástico juntamente com 1 pequeno tronco e uma rocha.

• PROBLEMA:Tenho os peixes todos doentes com manchas brancas, barbatanas desfiadas e dobradas, já utilizei medicamento esha 2000 para a doença dos pontos brancos durante 3 dias mas sem resultados, mudo todas as semanas 20% da água e limpo os vidros e algas, alimento-os regularmente através do doseador automático, mas continuo com o mesmo problema, noto que no fundo e por baixo das pedrinhas contém resíduos ao qual o aspirador de água não chega, será que tenho limpar totalmente o aquário? O que tenho de fazer mais, pois me parece que não estou a fazer o suficiente.
  • SOLUÇÃO URGENTE, POR FAVOR!!!

Problemas com aquário

Publicado:
Bem vindo.

Se não usas-te as bacterias do ciclo então neste momento estas a passar pelo primeiro pico do ciclo que é o do amonia (mortal para os peixes), entretanto a amonia desce e daqui por outra semana teras outro pico que é o de nitritos e passado mais uma semana o aqua fica habitavél para os peixes.

As barbatanas podres aparecem por ma qualidade da agua, ou seja, devido a subida da amonia os peixes ficam frageis e qualquer coisa os mata.

Reparei que não tens aquecimento, espero que os 11 peixes que compra-te não sejam peixes vermelhos, um aquario de 40 litros não da nem para um.

Duvidas vai tirando, mas se não sabes o que é o ciclo do azoto aconselho que pesquises.

Cumps

Bem eu já coloco 0,5 ml de Hagen Nutrafin Cycle (bactérias benignas) a cada muda de 20% de água. Também efectuei o teste de amoniaco está tudo dentro do aconselhado. Quando falas em aquecimento, queres me dizer que para os peixes de água doce (fria) tem que ter aquecimento? Pois os peixes que tenho são de barbatana dupla.

Publicado:
Espero que o aconselhavél de amoniaco seja 0, e os nitritos sabes a quanto estão?

Custa-me acreditar que a amonia esteja a zero, com tanto carassiuos auratos nesse aqua de 40 litros é impossivél estar a zeros.

Os Carassious Auratos ou peixinhos vermelhos ou kinguios ou gordinhos como conheças não podem estar nesse aquario a não ser que seja uma situação provisoria ( 2 a 3 meses), como é logico a agua deve de estar fria (não necessita de termostato desde que no inverno a temperatura não desça abaixo dos 15º graus porque os peixes de agua fria de cauda dupla não suportam temperaturas muito abaixo dos 15º

Comfirma se a amonia está a zero e diz os nitritos e ph que tens na agua caso tenhas os testes.

Diz-me qual o filtro que tens e o tamanho que os peixes tem em cms, pequeno ou grande é muito subjectivo.

Depois eu digo o que podes fazer.

Cumps

Bem o PH tive que o ajustar de 7.8 á saida da torneira para 7.4 através do PH/down adjust,

O teste da amónia estava com 7.3 ao verificar o quadro da amónia/ph indica-me que está em zona critica.

Nesse mesmo teste quando o resultado está em zona critica aconselham a usar 1 dose dupla de Hagen Nutrafin Cycle ou seja 2x0,5ml(o aconselhado para os 37 litros do aquario) = 1,0 ml.

E foi o que fiz, ainda não fiz o teste para ver o resultado (Esta tarde possivelmente)

Em relação aos nitritos está próximo de 0.

O filtro que eu tenho é o Hagen Hush 10 (20-40 lt.) que tem 1 filtro com carvão e uma película de poliéster e um segundo filtro de esponja preta ao qual adicionei também 7 rolos pequenos de cerâmica.

O tamanho dos peixes rondam entre os 2 a 3cm.

Agora também me apareceu um peixe com os olhos enevoados, começo a pensar que os peixes estão condenados á morte pela minha falta de experiência. E parece-me que por este andar terei que os retirar do aquário e realizar uma limpeza total (o que não me parece ser o adequado), mas não vejo como limpar o areão que está a acumular muitos detritos, que são de certeza prejudiciais ao bem estar dos peixes.