Recommended Posts

Publicado (editado)

Olá amigos

Sempre fui apaixonado por aquários, e sempre parei em lojas que tinham aquas para ficar olhando, porém, nunca tive $$ e disposição para montar um... até que algum tempo atras, vi um LINDO aquário marinho no consultório de um médico... era ENORME, com mais de 2m de largura... Ai o bichinho do vicio começou a me corroer....

Me registrei aqui no forum (a 1 mes atras) e comecei a ler..ler e ler e ver fotos e procurar info na internet.... Mas eu nunca soube de nada sobre aquas... então resolvi criar o tópico, pedindo ajuda....

Desculpa se forem muitas perguntas ou se parecer que não pesquisei o suficiente, mas é que existem membros que entendem tanto, e respondem com tanta exatidão as perguntas feitas, que eu espero conseguir uma opinião muito boa =)

A parte do ciclo de azoto, e termostato eu tenho entendido tudo porem...

Montarei um aqua de 80x40x40 (a principio é o espaço que tenho no meu quarto), que dariam 128l no total.

Como sou iniciante, pretendo montar um aquário comunitário, mas ai começam as dúvidas. Mas vamos por partes...

Eu tenho em mente colocar os seguintes peixes:

Arco-Iris Neon (Melanotaenia praecox)

Limpa-Vidro (Otocinclus)

Corydoras (Ainda não sei qual)

Tetra Silver (Hasemania nana)

Lebiste (Poecilia reticulata) - Que no forum chamam de Guppy

Paulistinha (Danio rerio)

Plati (Xiphophorus maculatus)

Rasbora Arlequim (Trigonostigma heteromorpha)

Como são todos razoavelmente pequenos, pretendo colocar pequenos cardumes... fiz aqui a conta do 1l / 1cm peixe adulto e deu razoavelmente bem

Então, são uma bos escolha? Eu vi que todos necessitam do pH proximo e o mesmo para temperatura.

A segunda parte da dúvida é o seguinte... eu gostaria de montar um aquário com o layout parecido com este Aquário claro que guardadas as devidas proporções, pois não acho que consigo montar um tão bonito... Mas ai entra minha dúvida principal.... E essa, não teve o que eu li que pode sanar:

Eu não disponho de $$ o suficiente para comprar um kit de CO²... mas gostaria MUITO de montar um aquário plantado... e praticamente todos que li, necessitavam do kit, ou algo do gênero.

Então, existe algum modo de ter um aqua com plantas, porém sem kit CO²? Li que existem algumas plantas que necessitam menos cuidado e são mais resistentes, porém... como eu faço?

Pois na minha cabeça fica aquela dúvida, As plantas necessitam de CO², os peixes de oxigenio..... quando era menor, eu via os aquarios com aqueles "areadores"... porém, eles tiram o CO² da água não é? como faço? somente ponho uma bomba para filtrar e não mexo na água?

E quanto a iluminação? afinal, o aqua estará no meu quarto, que não é muito bem iluminado.... como faço ? Ja que tenho uma vida parcialmente noturna e a luz do meu quarto fica acesa até altas horas da noite... como ficam as plantas?

Basicamente é isso (lol)

Espero não ter posto muitas dúvidas, mas é que realmente estou querendo montar este aqua, mas tenho muito medo de fazer tudo errado e eu matar tudo que colocar nele =(

Editado por Ivanroxx
Publicado:

Boas,

vamos por partes:

1º esses peixes, são um boa escolha...quanto ao racio 1cm/l, tens que ter a noção que os guppys e platys sao viviparos, logo reproduzem-se com grande facilidade (o que te aumentaria a população do aquario), contudo terão que ter esconderijos ou plantas, porque senao os restantes habitantes do aquario irao persegui-los até os comerem

2ºquanto ao co2, é uma opção...se escolheres plantas de baixa manutenção, consegues te-las sem precisar dele (musgo, anubias, e outras plantas de crescimento rápido) se quiseres avançar para plantas mais "dificeis", podes optar pelo co2 caseiro (se pesquisares, encontras montes de receitas). Só por si, o co2 não é suficiente...precisas de fertilizações adequadas, substrato fertil e claro, iluminação.

3º quanto às bombas de ar, de facto retiram o co2 dá agua...coisa que nao se deve utilizar em caso de ter injecção de co2 no aquario...uma pequena agitação à superficie da agua é suficiente para "oxigenar" a agua...mas isto depende do "fuxo" de co2 que entra no aquario...caso vejas os peixes na superficie da agua, com respiração ofegante significa que o co2 está em excesso, podendo provocar asfixia.

4º quanto à iluminação, a do quarto não é suficiente eheheh...terás que ter mesmo iluminação no aquario ligada entre 10-12h diarias...o recomendável é ter 1watt por litro, mas isso vai das tuas escolhas quanto às plantas...se optares por plantas mais simples, 0,5 watts por litro seriam suficientes...

espero ter ajudado, caso errei em alguma coisa por favor corrijam-me

boa sorte

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!