iwagumi spot


valter coelho

Recommended Posts

boas

 

vou ter mais uma montagem na sequencia do vidro traseiro do monte-x se partir =(

 

este aquario vai ser ao istilo iwagumi

 

o setup

 

40x20x22

filtro:flow 60

Iluminação:11w

substracto : jbl aquabasis plus e akadama ultra especial

 

fauna

ainda por decidir,aceitam-se opiniões

 

 

flora

eleocharis parvula (ainda n comprei nem arranjei)

eleocharis acicularis

 

 

 

fotos: (deixo alguma fotos de layots para voces votarem e dizerem a melhor)

 

 

 

 

Pic_17906_1.jpg

todo o material

 

Pic_17906_2.jpg

filtro e termoestato

 

AGORA OS LAYOTS

 

1:

 

Pic_17906_3.jpg

 

2:

 

Pic_17906_4.jpg

 

3:

 

Pic_17906_5.jpg

 

4:

 

Pic_17906_6.jpg

 

5:

 

Pic_17906_7.jpg

 

6:

 

Pic_17906_8.jpg

 

7:

 

Pic_17906_9.jpg

 

8:assim mas com lascas na parte dos sistemas

 

 

 

ainda n chegou o substracto fertil

 

 

espero que gostem e dêm opinioes

 

cumps

Editado por valter coelho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

Parece que em termos de material só a iluminação de 11 W poderá ser um pouco fraca, de resto parece que tudo dará certo, quanto ao layout, experimenta colocar as lascas de pedras todas numa só direcção e inclinação, talvez um pouco mais enterradas.

Se as puseres tipo escada, há certas espécies de peixes e invertebrados que gostam das pequenas tocas. Nomeadamente comedores de algas siameses (confirmo por experiencia própria, ele escavou uma toca por debaixo da pedra), se bem que num aquário com essas dimensões este peixe se sinta um pouco apertado, e talvez os ottos sejam mais indicados (se bem que estes não usam essas tocas)...

Akadama é um substrato óptimo no que toca aos peixes não se magoarem, e a realçar a cor dos camarões.

 

Diz-me outra coisa, dizes que o substrato fértil ainda não chegou, mas já colocas-te a akadama... Tencionas retirar tudo depois, certo?

 

 

Abraço e continua

assbettaportugal.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

Parece que em termos de material só a iluminação de 11 W poderá ser um pouco fraca, de resto parece que tudo dará certo, quanto ao layout, experimenta colocar as lascas de pedras todas numa só direcção e inclinação, talvez um pouco mais enterradas.

Se as puseres tipo escada, há certas espécies de peixes e invertebrados que gostam das pequenas tocas. Nomeadamente comedores de algas siameses (confirmo por experiencia própria, ele escavou uma toca por debaixo da pedra), se bem que num aquário com essas dimensões este peixe se sinta um pouco apertado, e talvez os ottos sejam mais indicados (se bem que estes não usam essas tocas)...

Akadama é um substrato óptimo no que toca aos peixes não se magoarem, e a realçar a cor dos camarões.

 

Diz-me outra coisa, dizes que o substrato fértil ainda não chegou, mas já colocas-te a akadama... Tencionas retirar tudo depois, certo?

 

 

Abraço e continua

 

boas minum

 

a iluminaçao vai ser trocada,amanha vou ao forum algarve

 

 

quando tu dizes "experimenta colocar as lascas de pedras todas numa só direcção e inclinação" tas te a referir as pedras nao é?

 

em relação as pedras a parvula cresce 5 cm a nao ser que eu a corte...so posso fazer isso onde os calhaus tao erectos

 

vou tirar otras fotos como tu dizes

 

e ver o que da

 

quando tu falas de escadas ,eu essa nao perdebi esplica la melhor,desculpa a ignorancia

 

em relaçao a akadama

 

eu pus a akadama para fazer os layots

 

depois bay

 

 

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando eu disse lascas estava a referir-me as pedras que tu tens que são mais planas.

Atenção que as eleocharis, não sei se não terás de meter CO2 (eu tinha eustralis stelatta num nano de 18 litros, com uma lampada de nove watts sem CO2 só com substrato fértil, bom também apanhava alguma luz solar), mas o que quero dizer é que as vezes é uma questão quase de pura sorte conseguir os parâmetros de algumas espécies de plantas.

 

Bom quanto ao layout, o que eu estava a dizer seria por exemplo fazeres um canto mais alto de areão num canto de trás do lado esquerdo, e fazer um declive para os outros cantos.

Fazer tipo um monte, e colocar as rochas do género escada, ou de outra forma, desde que se pareça natural.

Não desfazendo das rochas que tens, lascas de ardósia ficam muito bem.

Eu tinha um aquario assim, mas infelizmente acho que não tenho aqui fotos.

 

Bom mas isto ainda tens tempo vais experimentando, o que disse em cima é um gosto meu, a tua perpectiva é que é importante...

assbettaportugal.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Vou dar a minha opinião em relação ao layout apenas.

Gosto do nº2 que apresentas. Apenas juntava mais as pedras e apontavas todas para o canto da frente/direita. Se me faço entender.

Para mim é o cria um movimento melhor com o hardscape que estás a usar.

 

Abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando eu disse lascas estava a referir-me as pedras que tu tens que são mais planas.

Atenção que as eleocharis, não sei se não terás de meter CO2 (eu tinha eustralis stelatta num nano de 18 litros, com uma lampada de nove watts sem CO2 só com substrato fértil, bom também apanhava alguma luz solar), mas o que quero dizer é que as vezes é uma questão quase de pura sorte conseguir os parâmetros de algumas espécies de plantas.

 

Bom quanto ao layout, o que eu estava a dizer seria por exemplo fazeres um canto mais alto de areão num canto de trás do lado esquerdo, e fazer um declive para os outros cantos.

Fazer tipo um monte, e colocar as rochas do género escada, ou de outra forma, desde que se pareça natural.

Não desfazendo das rochas que tens, lascas de ardósia ficam muito bem.

Eu tinha um aquario assim, mas infelizmente acho que não tenho aqui fotos.

 

Bom mas isto ainda tens tempo vais experimentando, o que disse em cima é um gosto meu, a tua perpectiva é que é importante...

 

boas minum

 

Em relação ao co2,é uma questao de eu ver o que vai acontecer.se tiver de por o co2 o ph vai subir...

 

vou ter de por alguma coisa "caseira" pa o ph descer.mas ainda n sei quais serão as especies.

desculpa mas continuo sem perceber a "escada".

de qualquer forma vou tirar uma foto assim como tu dizes,para ver como fica,mais tarde coloco a foto

Outra coisa,em relaçao as pedras eu tbm nao gosto nada :discuss_gathering::flick_tongue:bigsmile

preferia ela mais grossas mas arranjar xistos escuros assim só em portimão,(quando fou ver o A1GP disse a minha mae para roubar umas pedras a eles,que aquele autrodomo é só pedras,enfim)

preferia basaltos ao ardosia,pode ser que o sharpness me dê 3 basaltos dele :drool3:

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas minum

 

Em relação ao co2,é uma questao de eu ver o que vai acontecer.se tiver de por o co2 o ph vai subir...

 

cumps

 

O ph desce...nunca sobe com co2, vais ter é o problema inverso talvez :(

cpiadeassinaturalogotip.jpg

<<link com fins comerciais removido>>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A meu ver deverias arranjar outras pedras mais consistentes/robustas e com a variação de medida de um iwagumi,

quanto ao resto...

Acho que não tens necessidade de ter esse termostato no aquário, visto as temperaturas rondarem os 30º a sobra aqui...

E quanto ao filtro, se a esponja que tens é para não sugar nenhum camarão bebe então tens de tapar por baixo também, porque essas esponjas são abertas por baixo e a entrada do filtro também tem 4 furos em baixo suficiente para entrar um camarão bebe, por isso aconselho-te a coser a parte de baixo da esponja com linha de nylon :(

Editado por Sharpness

cpiadeassinaturalogotip.jpg

<<link com fins comerciais removido>>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto é exactamente estas (as que fizeste e as que o membro shadowin mostrou) inclinações no areão que ficam engraçadas, quanto as rochas tens bastantes opções... Fica ao teu critério. Quanto ao pH ele de certeza que baixa, depende do difusor que metes no aquário. Ou seja da quantidade de CO2 que é "absorvida", como a litragem é baixa é preciso ter um pouco de cuidado, mas nada de especial. Vais fazendo um ou outro teste de pH, por semana. E veres como as plantas reagem.

 

Os termostatos da jagger têm esse inconveniente, são grandes como tudo. Eu tenho um velhinho da sicce, ainda é o mais fiável, e pequeno que tenho.

 

Ah! um pequeno aparte, com areia fina, é dificil fazer as inclinações, quer dizer dificil não é mantê-las sim, porque tanto os camarões como as correntes do filtro de mochila tendem a aplanar a areia toda.

assbettaportugal.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Conceito Sanzon iwagumi mais detalhadamente:

Sanzon iwagumi é um conceito de um jardim japones. O que é preciso são 3 rochas. Uma sendo a maior de todas, uma média e uma menor de todas. Você necessita posicionar sua maior rocha de certa maneira utilizando-se a regra de ouro da fotografia e as duas outras rochas menores posicionadas aos lados da maior. A idéia é uma derivação do mito japones de 2 buddhas aprendizes fazendo homenagens ao Grande Buddha.

 

Mas o foco principal do iwagumi em aquários são as pedras, tendo formas e cores bem estudadas e escolhidas por causa que as formações feitas com as mesmas tem vários significados como serão listados na continuação deste artigo.

 

Fonte

NatureAqua

 

Layout's de Sanzon iwagumi

 

Simotuji __________ Sisaihou

simotuji.gifsisaihou.gif

Siryogen_________Sisanpou

siryogen.gifsisanpou.gif

Sikonchi_____________Siraku

sikonchi.gifsiraku.gif

Sitakidn_____________Sitokai

sitakidn.gifsitokai.gif

Sisokoku______________Sifukada_________Siogawa

sisokoku.gifsifukada.gifsiogawa.gif

Editado por Sharpness

cpiadeassinaturalogotip.jpg

<<link com fins comerciais removido>>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

(aproveitando o tópico...)

Adorei os 2 layout's apresentados pelo membro shadowin.

Posso perguntar que tipo de pedras são essas e onde as posso arranjar (senão essas parecidas) na zona da Grande Lisboa? (é possivel apanhar directamente da natureza?)

 

Se alguém puder ajudar, agradeço.

 

Abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Naturline frequentemente importa todo o tipo desses inertes (peço desculpa pela publicidade). Mas esta é o que eu conheço, quanto a preços upa...

 

Na natureza não faço ideia, suponho que existam parecidas, por aí algures, com os mesmos formatos e cores, dúvido.

 

Cumps

assbettaportugal.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As pedras não são calcárias? Confirma isso

O tronco é bastante porreiro, mas assim lá se vai o iwagumi... Os layouts de pedra, qualquer um deles parecem ficar bem.

 

Boa montagem

assbettaportugal.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As pedras não são calcárias? Confirma isso

O tronco é bastante porreiro, mas assim lá se vai o iwagumi... Os layouts de pedra, qualquer um deles parecem ficar bem.

 

Boa montagem

 

pois o tronco é porreiro...

 

em relaçao as pedras para ver se sao calcarias tenho de por vinagre em cima e se ferver sao calcarias nao é?

 

as pedras quando ficam molhadas ficam com outra cor bowdown;):medieval_mace::medieval_mace:

 

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso mesmo, ou então podes se tiveres uma garrafa de água, enches, medes o pH, metes a pedra lá dentro e voltas a medir o pH umas horas ou um dia depois, assim tens a certeza absoluta se sobe ou não o pH no teu aquário.

 

Quanto ao tronco não te esqueças de o tratar se o fores utilizar, senão ficas com um cházinho! :sleepiness2:

 

Não sei se já fizeste algum tratamento ao tronco ou assim, a "era dos aquarios", têm lá uns artigos bons sobre como tratar troncos. Eu quando são de pequenas dimensões, meto-os em lixivia, depois lavo-os bem em agua doce, e fervo-os até deixar de "tingir" a água.

Se precisares de ajuda diz...

 

Abraço

assbettaportugal.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

foi hoje o grande dia :character0050::music_singguitar::music_singguitar::music_singguitar::music_singguitar::music_singguitar::music_singguitar::music_singguitar:

 

 

 

 

 

espero que gostem tanto quanto eu

 

ainda n comprei a parvula

 

FOTOS

 

.JBL AQUABASISPLUS

Pic_17906_16.jpg

 

.aqua limpo e pronto!!

Pic_17906_17.jpg

 

.jbl

Pic_17906_18.jpg

 

.akadama

Pic_17906_19.jpg

 

layout

Pic_17906_20.jpg

 

ja com a acicularis

Pic_17906_21.jpg

 

com aguinha e camarones

Pic_17906_22.jpg

 

mais fotos

Pic_17906_22.jpg

 

Pic_17906_23.jpg

 

Pic_17906_24.jpg

 

Pic_17906_25.jpg

 

Pic_17906_26.jpg

 

cumps e comentem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

não sendo um "cromo" dos layouts, acho que devias de moldar mais a acadama para dares alguma profundidade (como tinhas feito em algumas das pré montagens).

se queres um iwagumi "original", vai reparar que a pedra maior está sempre ao meio.

é impressão minha ou a camada de akadama tem uns 2cm no máximo?

devias tambem dar um corte na acicularis. no site da tropica tem um video como se planta a acicularis. AQUI

não sei se essa agua e filtro vinha de outro aqua, se não vinha devias fazer o ciclo do azoto ou vais ter problemas com os camarões.

agora chega de "defeitos"...

 

boa sorte com o projecto...

e vai mantendo actualizado....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto aos camarões se forem red's não terás problemas por ele não estar ciclado, eles são bem resistentes (e falo por experiência própria).

Cuidado apenas com o cloro e diferenças de temperatura (se tiverem sido bem acondicionados não morre nenhum).

 

Não tiveste muito cuidado a meter a água... Vai ser um bocado xato porque vais ficar com a marca da água castanha, mas isso resolve-se.

 

Agora vai-se compondo, vais num bom caminho.

assbettaportugal.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.