mijo seco Publicado Julho 14, 2009 Publicado Julho 14, 2009 tenho um aquario de 200 l (de agua doce)que comprei a 5 dias . o aquario foi todo preparado no proprio dia, sendo que recorri a varios livros e foruns para que nada corresse mal. faltou apenas um ponto e gostaria que me ajudassem a resolver esta situação da melhor maneira. vou por os topicos dos componentes do meu aquario: -200 l de agua da torneira -cascalho -substracto -pedras de chisto -um tronco com cerca de 40 cm -areão/areia branca -termoestato -luz(branca) todos estes comprados na loja, depois fui a um rio e colhi umas pedras lisas e redondas. o tratamento que fiz em relação a este material foi lavar tudo varias vezes com agua fria(excepto o cascalho) e passar com um esfregão de aço, pus os productos (pus productos para as algas, para as bacterias e para o cloro). No dia a seguir medi o ph e marcava 7. como ja me tive a informar penso que sejam algas, já fiz um TPA e ficou na mesma passado algumas horas. a solução que eu pensei foi em fazer tudo de novo, porque penso que um dos problemas foi não ter fervido as pedras,tronco e cascalho. tenho de ferver tudo,inclusive, substracto, areia e o resto ? O que me aconselham a fazer? cumps Citar
jpospr Publicado: Julho 14, 2009 Publicado: Julho 14, 2009 (editado) Não percebi o que te faltou, o teu problema qual é? Teres o pH igual a 7? Editado Julho 14, 2009 por jpospr Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
mijo seco Publicado: Julho 14, 2009 Autor Publicado: Julho 14, 2009 o problema é que tenho a agua verde e eu penso que tenha sido não ter fervido o cascalho o ph está optimo! Citar
jpospr Publicado: Julho 14, 2009 Publicado: Julho 14, 2009 A água verde pode ser devido a muita coisa, mas prece-me ser complicado ser devido a não teres fervido o cascalho. Água verde pode ser devido: Excesso de nutrientes na coluna de água ou carência de um deles Problemas de iluminação, pouca ou demasiada, lampadas antigas com baixo rendimento Incidencia de luz solar no aqua Num aqua recente é normal haver excesso de nutrientes na coluna de água, isto se tu colocaste substrato fertil, tb haverá excesso se não colocares plantas naturais, as plantas consomem o que as algas tb consomem e competem pelo mesmo, as plantas são mais eficientes nessa disputa. Uma das formas de resolveres é ir limpando e fazer as caracteristicas TPA's Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
mijo seco Publicado: Julho 14, 2009 Autor Publicado: Julho 14, 2009 nao fervi as pedras k apanhei no rio. e a agua esta verde, e penso que sejam algas. devo fazer tudo de novo? se fizer tudo de novo devo ferver o substrato o cascalho e a areia tambem, ja que estas podem ja tar com algas? Citar
jpospr Publicado: Julho 14, 2009 Publicado: Julho 14, 2009 Não, não será necessário, com o equilibrio dos nutrientes e a introdução de plantas as coisas regularizam PS: Não sei se a Administração vai achar piada ao teu nick... Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
mijo seco Publicado: Julho 14, 2009 Autor Publicado: Julho 14, 2009 eu acho que carencia de nutrientes não é , uma vez que eu tenho outro aquario de 60 l e não tem esses problemas então dizes-me que a solução é fazer TPA's e colocar plantas( consomem as algas?) ? Citar
jpospr Publicado: Julho 14, 2009 Publicado: Julho 14, 2009 Podes ter outro aquário, mas são ambientes isolados e distintos, a não ser que utilizes o mesmo filtro para ambos que não me parece ser o caso. A única forma de sabes em que situação estão os nutrientes é comprares teste de Nitratos e Fosfatos, qualquer outra sugestão é meramente expeculativa. Se os testes derem-te valores dentro dos parametros normais então não é falta de nutrientes se por outro lado estiverem fora dos intervalos estabelecidos, deverás inciar fertilizações ou fazer TPA's para resolver esse problema, depende muito da situação. As plantas não comem algas, consomem é os nutrientes que as algas tb consomem, uma vez esses nutrientes terem desaparecido as algas morrem por falta de alimento. Atenção que quando digo desaparecer não é igual a zero, é ficarem dentro dos padrões normais, nutrientes igual a zero, faz com que as plantas tb morram e consequentemente o aparecimento de novo de algas, é um equilibro às vezes dificil de atingir. Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
mijo seco Publicado: Julho 14, 2009 Autor Publicado: Julho 14, 2009 ok obrigado pelo esclarecimento. então vou comprar esses testes e algumas plantas para tentar resolver esta situação obrigado pela ajuda cumps , mijo seco lol Citar
Recommended Posts