novo membro..criar bettas? ;)


kikaqua

Recommended Posts

Olá sou novo membro aqui no forum... :shock4:

Estava a panssar em criar bettas...e que sítio melhor para tirar dúvidas que no fórum? :D onde já há muitos expert na matéria de aquariofilia... :o :D

Eu não tenho eixperiencia nenhuma com peixes, exepto 2 peixinhos que tive num globo (ofereceram-me, mas já me apercebi que um globo não é a melhor opção para ter um peixe), mas só duraram 2 meses (agora acho que já sei que joi pelo facto de não deixar a água repousar antes de a por no aqua :animal_fish: ) inflizmente um só durou 1 mês e o outro 4/5 mmeses :puppydogeyes: .

Mais tarde voltei a tentar, mas com 2 cometas num aqua rectangular de 20l, mas ainda não sabia das troas de água(TAPA's), filtros, bombas, termostatos, termómetros, nem do repouso da água. E estes morreram pelas mesmas rasões ( fiquei muito triste porque achei que tinha encontrado o probelema e solucionado o mesmo, pelo menos a menina da loja foi o que me disse :D ) :angel: .

Queria então começar uma coisa a sério, mas o orçamento não é muito grande... :puppydogeyes: .

Penssei num aqua comunitáario de 50 litros...mas depois surgiu-me outra ideia, sembre gostei de bettas combatentes (peixe briga), acho-os muito bonitos. Penssei então em começar com um macho e uma femea (em aquas separados claro) e cria-los no aqua de 20l que eu já tinha. Era só os bettas os seus aquas individuais, e para o aqua de 20l, um termostato, um termómetro, uma bomba e uma pedra difusora (fora a comida o suporte do ninho, etc.)

Mas apercebi-me que não era assim tão fácil...principalmente quanto á tecnica de os criar...iam desde um aqua para criar, um para os alevins mais crescidos e posteriormente femeas, até a um bidão no jardim com muitas plantas. :B-fly:

Fiquei sem saber como fazer... e venho agora perguntarvos o que acham que seria a melhor maneira e se a técnica do bidão resulta mesmo...

 

Comentem porfavor... bigsmile

 

dessde jé obrigado...

 

PS: estou a formular um guião do que me parace ser talvez a forma mais indicada de criar bettas. E com a vossa ajuda gostaria de tormar este tópico como um manual completo de criação de bettas, por isso, em breve vou publicar o meu formuláio (que fiz com base em vários sites de criadores), para assim poderem criticar (criticas construtivas espero :smile2::priere: )

fiquem bem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sabia das troas de água(TAPA's)

 

As tapas sao em espanha pah! eheheh TPA (Troca parcial de água).

 

Eu nao sou muito experiente pois tambem me iniciei a pouco tempo, mas da me ideia que queres dar um passo maior que a perna. Tenta ganhar primeiro alguma experiencia em tratamento de peixes, qualidade da agua, tenta ler uns livritos sobre aquarios. Quanto a reproduçao de betas, creio que existe muita informaçao sobre o assunto neste forum, basta procurares nos topicos sobre betas.

Uma questão que te coloco: caso o teu betta se reproduza, tens condições para manter os alevins? Tens noção que os ovos fecundados sao cerca de 200. Embora deste numero nem todos eclodam e dos alevins que nascam nem todos sobrevivem, mas no final iras ter uma carrada de betas, entre os quais alguns machos que têm de estar isolados. Tens condições para isto?

Pensa primeiro no bem estar dos peixes :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpe, tem razão, TPA's. :D

 

Bem, desde já muito obrigada por responder...

Quanto ás condissões: tenho um aqua de 20l e posso(em principio) adquirir mais um de 10l ou assim... quanto aos machos não há problema...caixinhas de plástico transparente de 2l (+/-) sou bem capaz de arranjar (não pretendo ficar com os peixes todos pelo que por alguns meses acho que umas caixinhas de 1,5/2l devem chegar, não?) e posso sempre coloca-los num quartinho vazio que tenho (o quarto tem aquecimento se for preciso).

Bem, o orçamento não é grande mas para este projecto vamos ver se dá (vau ter de ver os preços de cada coisa e fazer calculos. mas acho que não há problema).

 

mais uma vez obrigada, vamos ver no que isto dá, se é que dá :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há desculpe já me asquecia...

 

claro que primeiro vou tentar cuidar dos bettas, só daqui a um tempinho é que gostava de começar a criar...

Comecei a recolher informação para ver se estava ao meu alcance e acabei por tentar fazer já um guião porque achei que com tanta informação, bem precisava :D

 

Li tudo o que encontrei aqui no fórum de aquofilia para iniciantes e criação de bettas (quer dizer, muita coisa porque ler tudo era preticamente impossível :D )...

 

Bem obrigada ainda mais uma vez

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.