TubarãoBala Publicado Junho 26, 2009 Publicado Junho 26, 2009 Boa noite a todos, Inscrevi-me aqui no forum recentemente com o objectivo de aprender mais sobre a aquariofilia e poder dar uma melhor qualidade de vida aos meus peixes, como também, ajudar no que souber. Criei este tópico para ver se alguém me pudia ajudar a melhorar o meu aquário. No inicio dediquei-me muito, mas com o passar do tempo a atenção dada ao aquário foi diminuindo. No outro dia sentei-me e fiquei a analisar o estado do aquário durante algum tempo, e foi então que decidi e me apercebi que devia melhora-lo. No meio das várias pesquisas, encontrei aqui este forúm que achei muito porreiro e que desde já dou os meus parabens à admnistração e moderadores do forúm como também às outras pessoas que contribuem para o melhoramento do forúm. Eu sei que colocam a informação toda sobre o aquário e sobre os filtros e bombas de ar, mas de momento não possuo a informação completa, a informação que posso colocar é a seguinte: Tamanho do Aquário: 80 x 30 x 40. Litros: 80. Aquecedor: Prodac Magictherm 100 W. Substrato Inerte: Areão de granulometria de 3 a 4 mm. Hardscape: Rochas Vulcânicas, 1 Tronco. Flora: 1 Anúbia anã se não estou em erro. Fauna: 1 Tubarão Bala e 1 Limpa Vidros (não sei o nome científico) (sempre tive poucos peixes, não gosto de povoar muito o aquário). Fotos do aquário: O que pretendo fazer ? Remover a planta de plástico. Remover o areão actual. Remover o papel de fundo. Criar um novo ambiente dentro do aquário. Colocar um DIY sistema de CO2 caseiro. Colocar mais plantas. Colocar um substrato fértil. A nível das bombas de ar, do filtro e do termóstato não se preocupem, pois nesse ponto está tudo ok. Desde já o meu obrigado a quem me puder ajudar. Cumprimentos, José Carlos Citar
TubarãoBala Publicado: Junho 29, 2009 Autor Publicado: Junho 29, 2009 Boa noite, Então ninguém me pode ajudar nem dar umas dicas ? Cumprimentos, José Carlos Citar
Nuno M. Lopes Publicado: Junho 29, 2009 Publicado: Junho 29, 2009 boas tu já disses-te praticamente tudo, aconcelho-te alem de disseres que está tudo bem a nivel de filtro, a trocar esses que tens para um exterior de balde ou mochila. esse tubarão via-se tornar demasiado grande para esse aquario. Citar plantado 240LNano"Monte Desconhecido""Mother Nature" Ex membro NMCLcumprimentosNuno Lopes
TubarãoBala Publicado: Junho 29, 2009 Autor Publicado: Junho 29, 2009 Boa noite, Aquele género de colunas nos cantos são as bombas de oxigenio não sei se era isso que estava a falar. Sim o filtro é aquele que está do lado esquerdo parecido com um rectangulo, já pensei em mudar isso entretanto estou a estudar muito bem e a procurar os sitios mais baratos, para o upgrade ficar pelo preço mais baixo que conseguir, estou a pensar em trocar por um exterior. O que preciso de ajuda é para as plantas, apesar de ter uma ideia, ainda não me decidi. O Tubarão mais parece um carapau .gif' class='bbc_emoticon' alt='biggrin' /> . Cumprimentos, José Carlos Citar
Nuno M. Lopes Publicado: Junho 29, 2009 Publicado: Junho 29, 2009 pois, para esse aquario acho a filtragem pouca visto os filtro serem muito pequenos e ainda teres um filtro de fundo. as plantas vai depender de vários factores, o teu tempo desponivel, o orçamento, se queres substrato fértil e a quantidade de iluminação, depois de poderares todos estes factores podes pensar em plantas. Citar plantado 240LNano"Monte Desconhecido""Mother Nature" Ex membro NMCLcumprimentosNuno Lopes
TubarãoBala Publicado: Junho 29, 2009 Autor Publicado: Junho 29, 2009 (editado) Boa noite, Em relação às plantas: - Tenho tempo (1 hora por dia). - O orçamento é variável, mas também não pretendo gastar rios de dinheiro. - A nível de substrato fértil vou usar humus de minhoca 100 % organico. - O aquário tem uma boa iluminação. - Pretendo colocar um areão escuro. Estou a pensar colocar a Utricularia Graminifolia para formar um tapete, só que tenho uma dúvida, é que já li que é uma planta carnívora isso quer dizer que tem um tratamento especial, representa algum perigo para os peixes do meu aquário, ou não pode ser plantada juntamente com outros tipos de plantas ? Se me pudesse ajudar a esclarecer este ponto agradecia. Cumprimentos, José Carlos Editado Junho 29, 2009 por TubarãoBala Citar
TubarãoBala Publicado: Agosto 9, 2009 Autor Publicado: Agosto 9, 2009 Boa noite, O material para o upgrade já está quase todo, em breve postarei fotos do desenvolvimento do upgrade, só houve uma pequena alteração que foi o tamanho do aquário. Ofereceram-me um aquário de 100x30x40, sendo o mesmo modelo da aquapor que está na foto do primeiro post, mudando apenas o tamanho, passando assim de 96 litros brutos para 120 litros brutos. Tenho é uma dúvida em relação à iluminação que é a seguinte: a lâmpada que vem é de 30 W Branca, será que é suficiente para a litragem deste aquário ? (o tipo de plantas que serão introduzidas, são de fácil manutenção e de uma necessidade de luz não muito forte). Poderiam-me explicar as diferençãs das lâmpadas HQI, T5, etc ? e se não for pedir muito também aquilo das 6500 k e 8000 k ? Mais uma questão, eu já li aqui no forúm se não estou em erro, que a colocação de Humus de Minhoca 100 % Organico como substrato fertil, ajuda a manter o pH baixo, mas ao ler a saca que comprei aquilo indica um pH entre 7.2 e 7.7, então quer dizer que depois de tratar devidamente o humus o pH irá baixar ? (a marca é SIRO). Desculpem lá tanta pergunta, mas é que estou a tentar fazer as coisas da melhor maneira possível. Desde já o meu obrigado, a quem me puder ajudar. Cumprimentos, José Carlos Citar
Vitor Pereira Publicado: Agosto 9, 2009 Publicado: Agosto 9, 2009 (editado) Boa noite, O material para o upgrade já está quase todo, em breve postarei fotos do desenvolvimento do upgrade, só houve uma pequena alteração que foi o tamanho do aquário. Ofereceram-me um aquário de 100x30x40, sendo o mesmo modelo da aquapor que está na foto do primeiro post, mudando apenas o tamanho, passando assim de 96 litros brutos para 120 litros brutos. Tenho é uma dúvida em relação à iluminação que é a seguinte: a lâmpada que vem é de 30 W Branca, será que é suficiente para a litragem deste aquário ? (o tipo de plantas que serão introduzidas, são de fácil manutenção e de uma necessidade de luz não muito forte). Poderiam-me explicar as diferençãs das lâmpadas HQI, T5, etc ? e se não for pedir muito também aquilo das 6500 k e 8000 k ? Mais uma questão, eu já li aqui no forúm se não estou em erro, que a colocação de Humus de Minhoca 100 % Organico como substrato fertil, ajuda a manter o pH baixo, mas ao ler a saca que comprei aquilo indica um pH entre 7.2 e 7.7, então quer dizer que depois de tratar devidamente o humus o pH irá baixar ? (a marca é SIRO). Desculpem lá tanta pergunta, mas é que estou a tentar fazer as coisas da melhor maneira possível. Desde já o meu obrigado, a quem me puder ajudar. Cumprimentos, José Carlos Boas José Carlos! Vou tentar te ajudar. Um bom filtro para o teu aquario é o Eheim 2213, encontras alguns à venda mesmo aqui no forum na secção compras e vendas ou então um filtro de pelo menos 400 l/h (3x litragem do aquario) e de preferência externo. Quanto à iluminação para ser uma iluminação excelente tem que obedecer à seguinte equação, ou seja, 1 Watt por litro, ou perto disso, por isso terias que ter uma iluminação com 120 watts para ter todo o tipo de plantas, mas se estas a pensar em plantas que requerem pouca iluminação, por volta dos 60 watts ou mesmo essa que tens de 30 watts deve chegar. Podes pôr de plantas por ex. egeria densa, musgo, rottalla sp. green (acho eu não tenho a certeza!), é uma questão de pesquisares. Quanto à diferença de lâmpadas tens que pesquisar e não custa muito, basta dares uma volta aqui pelo forum que vais encontrar muita coisa. Quanto ao substrato porque não pôes substrato da JBL ou o floredepot da sera, são substratos muito bons e não custam muito dinheiro e assim não precisas de te preocupares com o ph e tens uma boa base para as plantas. Espero ter ajudado pelo menos um bocadinho Um abraço Edit: vê lá este filtro: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=134431, é bom para o teu aquario Editado Agosto 9, 2009 por Vitor Pereira Citar
TubarãoBala Publicado: Agosto 9, 2009 Autor Publicado: Agosto 9, 2009 Boa noite, Eu já adquiri um eheim 2213 precisamente a um dos membros aqui do forum, mas obrigado de qualquer maneira. Agora só me falta mesmo é o areão, porque de resto está tudo. Em relação aquilo das luzes, eu já pesquisei, mas não consegui ficar muito esclarecido, por isso é que perguntei aqui, mas vou rever de novo e se continuar com duvidas eu volto a postar. Desde já obrigado pela sua ajuda . Cumprimentos, José Carlos Citar
Recommended Posts