Lago da escola com o filtro "definitivo", até ver o que dá. Fotos.


Recommended Posts

Viva

 

Conforme puderam ver no post que anteriormente coloquei, (http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=127988) o lago foi inaugurado com pompa e circunstância, com a presença da direcção da escola, autoridades locais, professores e muitos alunos. E ainda fomos brindados com um grande lanche.

 

Já agora, convém esclarecer que este lago resultou de um projecto de 4 alunas minhas do 12ºC desenvolvido no âmbito de Área Projecto. Portanto o mérito da construção do lago é delas, que conseguiram reunir apoios e vontades suficientes para tal. É claro que eu sempre as incentivei e acompanhei em todas as horas e vibrei juntamente com elas com todos os avanços e conquistas.

 

Para mim sobrou o filtro, as plantas, os peixes e o desenvolvimento futuro do biótopo.

 

 

Como alguns poderão ter calculado, a água já está castanha.

 

O filtro não foi construído de início por uma questão de tempo e porque quando o tempo urge nem sempre se consegue pensar em tudo com clareza.

 

Eu já tinha a ideia de construir um riacho, que funcionaria como filtro, à volta de uma parte do lago, mas planeava executá-lo só a partir de Outubro.

 

Como a água já está castanha tenho que concretizá-lo antes do início de Agosto.

 

Pensei em fazer um tanque que acompanhe o contorno do lago entre a ponte e a cascata, no lugar onde está o desenho azul na fotografia.

Tenciono construí-lo com 60 cm de altura, por 1 metro de largura e 3 a 4 metros de comprimento. Chega?

Será dividido em 3 compartimentos:

- o 1º com uma grelha na base, sobre a qual colocarei leca e por baixo circulará a água que ao ascender atravessará a leca e deixará (espero) boa parte dos sedimentos. No meio posso colocar uma tela tipo filtro dos exaustores. Sobre a leca penso colocar agriões ou outras plantas.

- no 2º compartimento tenciono colocar vasos com plantas emersas a decidir, Vallisnérias, plantas autóctones...

- no 3º compartimento ainda não sei o que colocar. O que sugerem?

 

 

O lago tem cerca de 22000 litros. A bomba é fraca, 4400l/H.

 

Aguardo as vossas sugestões.

Agradeço também outras ideias quanto à forma de filtrar a água.

Já li alguns posts aqui no fórum, desde os filtros feitos com bidons, que me parecem insuficientes para este lago (um bidon de 200-250 litros, com redes, leca e fibra textil das colchas teria capacidade de filtragem suficiente?), às caixas de madeira com rede por baixo e com leca, empilhadas verticalmente (com miúdos por perto não tinham muito futuro)...

 

Cá está o lago...

gallery_10346_1514_43203.jpg

 

 

e o projecto para filtro.

gallery_10346_1514_19001.jpg

 

Obrigado

 

Luís Lampreia

Editado por Luís Lampreia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim esta bem...isto quem sabe sabe...temos aqui um arquiteto !!

Acho que deve funcionar bem e a ideia do sistema de valvulas para a limpeza dos filtros parece-me uma boa ideia.

 

A unica coisa que não me parece boa ideia é a utilização desses filtros tipo exaustor tem a malha muito fina para este tipo de aplicação, nos aquarios pode ser uma boa ajuda mas num lago...ja exprimentei no filtro do meu e em pouco tempo fica completamente obstruida transformando-se numa manta de lodo impossibilitando a passagem da agua.

 

Uma ideia para o 3º compartimento poderia ser para colocar plantas flutuantes, salvinias ou jacintos, se o clima ajudar pode ser que aguentem o inverno e ajudam muito a retirar os nutrientes da agua.

 

As plantas do 2 compartimento podem ser plantadas em leca, dentro dos vasos ou simplesmente a servir de substrato, desta forma as plantas são obrigadas a retirar o alimento da agua o que nao acontece se tiverem um substrato fertil dentro dos vasos, O unico inconveniente que estou a ver é a flutabilidade da leca !! o que pode tornar dificil a tarefa de a manter no fundo , pelo menos na 1ª semana, depois acaba por afundar.

 

Pode ser deixada umas passagens para a agua na base da parede que separa o 2º e 3º tanque, desta forma gera-se uma circulação da agua atravez do substrato o que ajuda a levar alimento as raizes.

 

Pelo esquema penso que a ideia seja colocar a bomba dentro do compartimento 3 bombeando para a cascata e voltando a entrar no filtro pela gravidade, certo ??

 

...isto são as minhas ideias ....mas é melhor esperar que apareçam os profissionais do ramo..

cumps.

 

editado: Lembrei-me de mais uma duvida, ja deve estar pensado mas estou curioso, este filtro vai ficar abaixo do nivel da agua no lago ou acima, ou nivelado?

Há um promenor a ter em atenção, quando a agua evaporar e baixar o nivel 4 ou 5 dedos como vai sobrepor a 1ª parede dentro do filtro, isto se o filtro estiver nivelado,

Se estiver abaixo do nivel do lago, o que acontece quando por algum motivo a bomba parar ?? vai transbordar !

....qual é a ideia ?

Editado por CostaAzul

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está aqui realmente um grande e bom comentário.

O desenho foi feito em powerpoint simples mas dá uma ideia, não sei trabalhar com mais nada.

 

Dadas as horas que são, responderei apenas a alguns pontos.

 

O tanque tem que ficar acima do nível do lago para evitar a despesa da retroescavadora, além de que aquele sítio já está inacessível, por causa das árvores, para uma máquinas destas. Além disso ainda, mexidas no solo em volta do lago afectariam a estrutura em betão e provocariam de certeza fissuras complicadas de arranjar.

 

A ideia é manter a bomba dentro do lago a bombear para o 1º tanque e o resto ser feito por gravidade. Ainda tenho que agarrar numa mangueira fina e ir medir o desnivel do lado da ponte para a cascata, mais a altura desta, para calcular a altura do tanque do lado mais alto.

Quanto ao filtro tipo exaustor pois, é melhor não o colocar então, pelo menos naquele sítio não, só se for mais à frente.

 

Amanhã analiso melhor o texto.

 

E o tamanho de cada tanque?

 

Obrigado e um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é preciso um filtro muito grande, na minha ideia um bidom plastico de 250L cheio de Leca era sufeciente.

A bomba dentro do lago "antes do filtro" é que vai ser preciso proteger bem com umas redes de malha para evitar que lixo demasiado grande seja aspirado para a turbina,

o pormenor desta rede ou Pré-filtro é que se for demasiado fino vai entupir dentro do lago se for demasiado larga pode passar algumas particulas maiores que obstruam a turbina dentro do motor...

A bomba visto que vai ser submersa é de toda a conveniencia que seja do tipo para aguas sujas, tem a capacidade de suportar particulas maiores.

Boa sorte com isso.

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis, é com agrado que recebemos noticias do lago, porque muitas vezes estes projectos ficam esquecidos e acabam por se tonar um "peso" que se tem de suportar.

 

Eu quando fui ver o lago, conversei com as alunas e expliqueilhes o que poderiam fazer para melhorar a filtragem e o "disign" do lago, porque as soluções caras e complexas talvez não seja o ideal para esse lago.

 

O local onde queres construir o filtro é o mais indicado em termos estéticos, mas não é o mais indicado em termos técnicos, porque fica na zona mais baixa do terreno, e seria necessário que o filtro fica-se com uma cota muito alta para conseguir alimentar a cascata.

 

A solução ( segundo a minha opinião) que resolve o teu problema sem custos elevados, é a colocação por de trás da cascata de uma "caixa" com uma grande capacidade e que a agua é espalhada no fundo e ao subir vai passando pelas varias camadas de matéria filtrante e a saída é directamente para a cascata, essa caixa fica escondida com pedras. Com este filtro podes manter a mesma bomba porque este sistema funciona bem com pouco caudal.

As plantas filtrantes ficam no lago, porque tens uma área enorme para ter todo o tipo de plantas.

 

Mais duvidas estamos cá para ajudar.

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis

De facto com esse tamanho todo de lago, não faz muito sentido colocar as plantas fora do lago, só a flitragem mecânica e eventualmente um UV é

que deveriam estar fora do lago e também concordo que a àgua tem de descer para o lago por gravidade, então o sistema de filtragem deve ser colocado

numa cota superior ao lago.

Se optares por uma solução do tipo da que tens prevista, então podes aproveitar e fazer um sistema aquapónico em que as plantas a filtragem

mecânica é feita por leca e nessa mesma leca plantas plantas que podem servir de alimento para pessoas ou mesmo para os peixes, no meu caso eu

tenho plantados morangos, pepinos tomates já tive alfaces franboesas etc etc.

Alé disso o meu lago tem 4000 litros, tem mais de 15 carpas 6 ou 7 kinguios e uma tartaruga e apesar disso tem a àgua limpa, com a agravante que este ano nem sequer o limpei como era suposto. além das plantas o meu lago tem um filtro pressurisado para 15000 litros, com UV incorporado que me custou cerca de 350 € e que mandei vir pela net .

Vou tentar colocar aqui algumas fotos para exemplificar, se te interessar o sistema e tiver alguma duvida está à vontade.

Um abraço Jana.

 

dsc09864.th.jpg

dsc09866.th.jpg

dsc09867.th.jpg

dsc09864c.th.jpg

dsc09875.th.jpg

dsc09886.th.jpg

dsc09887u.th.jpg

dsc09878x.th.jpg

dsc09884.th.jpg

dsc09896.th.jpg

dsc09898g.th.jpg

dsc09891.th.jpg

Editado por joaorui5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivam

 

Sinto-me agraciado por ter obtido tão boas sugestões e em tão pouco tempo.

 

Agradeço-vos as prontas respostas e vou já de seguida fazer a análise de cada uma, comentando aquilo que me surgir nesta primeira reflexão.

 

Até já

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivam, mais uma vez.

 

Estou a ter algumas dificuldades de tempo para me sentar a escrever a comentar as vossas sugestões, mas uma coisa é certa não parei de pensar no assunto.

 

As ideias estão a evoluir.

 

A construção do canal/riacho ficará um bocado cara, embora fosse essa a opção que mais me agradaria em termos funcionais (o projecto está um espectáculo... digam lá que não) e estéticos, imaginem um riacho a correr ao pé do lago. Mas sai um bocado caro e demora ainda algum tempo não só a construir mas acima de tudo a obter os apoios necessários.

 

A opção do contentor do lixo (sugerida pelo gardenkoi quando cá veio pela primeira vez) afigura-se para já como a mais viável em termos económicos e de construção. A câmara do Seixal está a substituí-los por mulocs, pelo que deve lá ter vários disponíveis. Basta pedi-los, adquirir algum material de canalização e instalá-los.

 

Como local de instalação até posso afastá-los do lago e escusa de ficar um monte enorme que esteticamente não seria muito agradável.

 

A ideia é a seguinte:

- Colocar 2 ou 3 contentores atrás da portaria da escola, conforme a fotografia abaixo, que fica a uns 5 metros do lago, envolvê-los/disfarçá-los com pedras ou arbustos.

- Fazer com eles uma estrutura equivalente à que tinha pensada para o canal, com ligações estabelecidas com passa muros ou de outra forma mais flexível (convém) a estudar e já está.

 

gallery_10346_1514_55418.jpg

 

A ideia das culturas hidropónicas é excelente, não tinha era pensado em morangueiros e tomateiros mas olha que, não é nada má. Tenho é que desinfectar os contentores com lixívia primeiro.

 

Resta-me apenas saber se devo utilizar 2 ou 3 contentores. Ainda vou saber se a câmara os cede e quais as suas medidas, já que existem de vários tamanhos.

O caudal vai ser um bocado diminuído porque a altura da água nos contentores vai estar cerca de 2 metros acima do nível da água no lago.

 

O riacho estava previsto para a parte mais baixa do lago para evitar esta elevação da água e para não dificultar a vigilância, já que iria tornar-se num obstáculo no campo de visão de quem estiver na portaria.

 

Para já não posso fazer o esquema, mas a ideia está lançada.

 

O que acham?

 

Aguardo os vossos comentários.

 

Obrigado pela vossa participação.

Editado por Luís Lampreia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje recebemos duas carpas trazidas por um professor da casa, de um tanque de um monte alentejano, para fazerem companhia a um peixe vermelho que lá anda sozinho.

 

Iremos também receber outro peixe vermelho de uma escola primária daqui de Corroios, que já não cabe no aquário deles.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis, eu já estava a pensar que não tinham ouvido o que disse quando vos fui visitar.

Quando falei com as alunas a minha ideia era dar-lhes "lâmpadas" mas elas é tinham de procurar uma forma de as acender.

 

Os filtros no sitio que estão a idealizar para os instalar ficam optimos, e a quantidade de 2 ou de 3 o melhor será 3 ou até 4 e se forem de varios tamanhos até é melhor para o projecto das culturas hidropónicas.

 

Na minha opinião estão no bom caminho, e já sabem que estamos aqui para ajudar.

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Gardenkoi.

 

Na altura deixaste muita informação, não sei se elas fixaram tudo. Mas agora com as necessidades a aparecerem vamos ver o que vale a memória delas.

 

3 ou 4? Vou estudar as possibilidades. Posso pôr 2 atrás e dois à frente, os de trás com leca e agriões e os da frente só com as culturas.

 

Ainda tenho que saber se a câmara oferece os contentores.

O director da escola já deu o seu aval. Já telefonei para a câmara hoje mas não cheguei a falar com quem queria. Até para arranjar uma bomba nova.

 

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Frog

 

Obrigado pelo link.

 

O lago está muito giro e o filtro é realmente funcional. A quantidade de matéria orgânica que se junta na fibra textil/perlon do filtro é impressionante.

Tenho que pensar talvez em arranjar um ponto intermédio para reter a maior parte dessa matéria e que seja simples de limpar.

Talvez uma caixa mais pequena sobre os contentores e com várias camadas de rede...

 

Cumps

Editado por Luís Lampreia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Preciso também de pensar numa nova bomba. Não tenho a cereteza qu a consiga comprar mas vou tentar.

 

A que nós temos é uma destas, da entrada de gama, penso de que...

Com um caudal de 4800l/H.

 

O que acham das Laguna Max flow 2400 ou 2900, ou ainda da Powerjet 2905?

 

http://www.lagunaponds.com/lagunaeng/maxfl...lo.php?link=141

 

http://www.lagunaponds.com/lagunaeng/skimm...0.php?link=1422

 

 

Outras sugestões?

Editado por Luís Lampreia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis

Se optar pelo sistema "aquapónico" ,neste caso com peixes chama-se assim e não hidróponico, mas dizia eu , se a àgua passar pela leca antes de voltar ao lago, não precisa de nenhum outro tipo de filtragem porque a matéria que não ficar retida no filtro principal fica depois nas camas aquapónicas, em minha opinião tudo o que seja inventar mais é arranjar lenha para se queimar, do género perlon ou coisas parecidas, porque são materias com muito pouca porosidade e o que vai acontecer é que vai ter de passar a vida a limpa-las. Deve ter um filtro principal e as camas de leca, chega e sobra, existe um sistema , em que a àgua que entra nas camas está sempre a subir e a descer de modo a que as raizes das plantas estão sempre a receber oxigénio novo cada vez que a àgua baixa, é o sistema que tenho montado, as plantas crescem mais e melhor, usa o sistema de sifão com "copo de Pitágoras", parece um nome complicado mas é muito simples e funciona tudo sem electricidade .

Se precisar de alguma ajuda diga.

Boa sorte

cumprimentos Jana

 

Ps: os técnicos recomendam para àquaponia camas com cerca de 30/35 cm de altura, dizem que é o ideal para o crescimento das plantas. tenho um DVD em inglês que posso copiar e enviar-lhe se quizer, é optimo explica muito sobre àquaponia. Disponha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação à bomba e filtro deve ter em conta que:

 

para lagos com muitos peixes ---- Volume do lago x 2

para lagos com muitos peixes e muitas horas de exposição ao sol ---- Volume do lago X 3

 

ou seja, neste ultimo caso, se o se lago tiver 10000L deve comprar um sistema de filtragem para 30000L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jana

 

Já reparou que vou respondendo aos poucos conforme o tempo disponível. O seu lago está muito giro e as culturas hidropónicas ainda mais.

A localização já passou para uma cota superior.

 

Obrigado pelo testemunho, a sua informação está a contribuir para a minha reflexão. O meu sistema aquapónico para já está em "espera". Ainda não me decidi.

Vi há bocado a quantidade de matéria orgânica que se junta num lago através do link deixado pelo Frog. Tenho que ponderar bem o que fazer.

É que provavelmente será um trabalho que irá sobrar para outros e por isso tem que ser prático, rápido e pouco trabalhoso.

Editado por Luís Lampreia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação à bomba e filtro deve ter em conta que:

 

para lagos com muitos peixes ---- Volume do lago x 2

para lagos com muitos peixes e muitas horas de exposição ao sol ---- Volume do lago X 3

 

ou seja, neste ultimo caso, se o se lago tiver 10000L deve comprar um sistema de filtragem para 30000L

 

 

??? Bolas, bolas,.... o problema é mesmo o guito, vulgo euros.

Quanto à quantidade de peixes, vou procurar que se fiquem pela meia dúzia no máximo.

Em relação ao Sol, (in)felizmente o lago tem imensa sombra, tanta que está sempre a receber folhagem das árvores. Por isso é que a água está castanha.

 

Não percebi bem.

O lago tem cerca de 22000 litros. Devo montar um sistema para 44000/66000 litros certo?

E isso significa o quê em termos de volume do filtro, matérias filtrantes e capacidade das bombas?

 

Obrigado

Editado por Luís Lampreia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis

Se optar pelo sistema "aquapónico" ,neste caso com peixes chama-se assim e não hidróponico, mas dizia eu , se a àgua passar pela leca antes de voltar ao lago, não precisa de nenhum outro tipo de filtragem porque a matéria que não ficar retida no filtro principal fica depois nas camas aquapónicas, em minha opinião tudo o que seja inventar mais é arranjar lenha para se queimar, do género perlon ou coisas parecidas, porque são materias com muito pouca porosidade e o que vai acontecer é que vai ter de passar a vida a limpa-las. Deve ter um filtro principal e as camas de leca, chega e sobra, existe um sistema , em que a àgua que entra nas camas está sempre a subir e a descer de modo a que as raizes das plantas estão sempre a receber oxigénio novo cada vez que a àgua baixa, é o sistema que tenho montado, as plantas crescem mais e melhor, usa o sistema de sifão com "copo de Pitágoras", parece um nome complicado mas é muito simples e funciona tudo sem electricidade .

Se precisar de alguma ajuda diga.

Boa sorte

cumprimentos Jana

 

Ps: os técnicos recomendam para àquaponia camas com cerca de 30/35 cm de altura, dizem que é o ideal para o crescimento das plantas. tenho um DVD em inglês que posso copiar e enviar-lhe se quizer, é optimo explica muito sobre àquaponia. Disponha.

 

 

Acho que tem razão quanto ao uso só de leca. Fiquei curioso quanto ao sistema que usa. Se me puder enviar o DVD eu agradeço.

Deixo aqui o endereço da escola:

 

Escola Secundária João de Barros

Rua Dr. Manuel de Arriaga,

Quinta da Mata

2855 - Corroios

 

 

Telefone: 212559800/9

Fax: 21 2531478

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é preciso um filtro muito grande, na minha ideia um bidom plastico de 250L cheio de Leca era sufeciente.

A bomba dentro do lago "antes do filtro" é que vai ser preciso proteger bem com umas redes de malha para evitar que lixo demasiado grande seja aspirado para a turbina,

o pormenor desta rede ou Pré-filtro é que se for demasiado fino vai entupir dentro do lago se for demasiado larga pode passar algumas particulas maiores que obstruam a turbina dentro do motor...

A bomba visto que vai ser submersa é de toda a conveniencia que seja do tipo para aguas sujas, tem a capacidade de suportar particulas maiores.

Boa sorte com isso.

 

 

Olá Costa Azul

 

A bomba é para águas sujas e está numa caixa de pvc que foi perfuada com uma broca de 8 ou 10mm. Mas tenho que lá colocar a rede dentro para reduzir ainda mais a entrada dos materiais mais grossos.

A minha grande dúvida é se ela pode trabalhar continuamente, algo que ainda tenho que descobrir.

Quanto ao volume do filtro acho que vou mesmo para os contentores, se mos derem.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Luís Lampreia,

 

Dê uma olhada nesse outro tópico, que relaciona a vazão do Filtro (caudal ?) com o volume do lago. Veja que lago com plantas estabiliza com uma filtragem bem menor.

 

http://www.forumaquario.com.br/phpBB2/viewtopic.php?t=26281

 

Cumps

GetAttachment1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Frog.

 

Esse tópico está óptimo. O gráfico é bastante esclarecedor.

 

Parece-me que vou no bom caminho, tenho é que ir colher plantas e arranjar areão grosso e vasos de rede.

Estou a planear arranjar uns cestos da fruta para colocar a flutuar com agriões.

A ideia não é definitiva.

O ideal era comprar uns vasos de rede pretos que vi aqu perto.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Luis Lampreia

 

Vejo que o entusiasmo e a eficácia dos grandes projectos não pára.

 

Vamos ter um lago brutal para animar, prender e formar melhor a juventude da escola.

 

E como é que vamos com a astronomia na Secundária João de Barros. Os objectivos propostos sempre foram conseguidos?

 

Um abraço

Martins de Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Luis Lampreia

 

Vejo que o entusiasmo e a eficácia dos grandes projectos não pára.

 

Vamos ter um lago brutal para animar, prender e formar melhor a juventude da escola.

 

E como é que vamos com a astronomia na Secundária João de Barros. Os objectivos propostos sempre foram conseguidos?

 

Um abraço

Martins de Sousa

 

 

Quem é vivo sempre aparece...

 

Por cá as coisas vão andando embora mais devagar do que eu gostaria, devido à ginástica orçamental que tenho de fazer. Isto aplica-se tanto na aquariofilia como na astronomia, por exemplo, não pude ainda comprar mais umas oculares, melhorariam bastante as observações.

 

Quanto à astronomia temos feito algumas actividades dentro e fora da escola, com o seu telescópio e com o que adquirimos (Celestron 6" reflector compacto, montagem com GoTo http://loja.astrofoto.com.pt/index.php?pag...&Itemid=26).

 

No seu é mais fácil para explicar os movimentos, apesar das limitações ópticas. As coisas nem sempre têm corrido da melhor forma, mas vamos aprendendo. Este ano estivemos um bocado limitados em termos de actividades ao ar livre, chegamos a desmarcar actividades devido à cobertura de núvens, mas fizemos algumas.

Tenho tirado vários fotos mas nunca as publiquei, está na hora.

Fora da escola temos ido até à Atalaia - Alcochete, onde se junta um grupo de astrónomos amadores e onde eles nos têm acolhido sempre muito bem e ensinado algumas coisas. Os nossos alunos adoram sempre lá ir.

 

 

Até breve

Editado por Luís Lampreia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais