NANO de INVERTEBRADOS


hugoneto

Recommended Posts

Olá,

 

Gostava de montar um nano de invertebrados (usando um aqua de 40x20x25 - acho q são estas as medidas, 20L), mas tenho algumas questões iniciais.

Vou usar substrato fértil por baixo de akadama, colocar um areão vulcânico preto pequeno na zona da frente e usar essencialmente musgo de java e riccia.

 

Aqui vão as minhas questões:

- queria fazer um nano sem tampas, mas não faço ideia quais as espécies de invertebrados que não "saltam fora";

- quais as espécies de fácil reprodução sem grandes exigências de manutenção (dado que sou iniciado em invertebrados...);

- outras dicas...

 

Obg.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Gostava de montar um nano de invertebrados (usando um aqua de 40x20x25 - acho q são estas as medidas, 20L), mas tenho algumas questões iniciais.

Vou usar substrato fértil por baixo de akadama, colocar um areão vulcânico preto pequeno na zona da frente e usar essencialmente musgo de java e riccia.

 

Aqui vão as minhas questões:

- queria fazer um nano sem tampas, mas não faço ideia quais as espécies de invertebrados que não "saltam fora";

 

Podes usar sem tampa sem te preocupares, dos unicos invertebrados que saem cá para fora, assim dos mais comuns são as ampulárias, mas apenas saem para colocar ovos e às vezes para respirar.

 

- quais as espécies de fácil reprodução sem grandes exigências de manutenção (dado que sou iniciado em invertebrados...);

 

Ampulárias (caracóis), red cherrys (camarões), são dos mais básicos

 

- outras dicas...

 

Tenta ser mais especifico nas dicas que queres.

 

Obg.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Octávio,

 

Obrigado pela informação.

 

Disseram-me por exemplo que as Caridinas Japónicas devem estar em aquas fechados, porque tendem a sair se não houver tampa... é verdade?

Em relação a outras dicas, gostava de saber qual o pH e temperatura ideal para um aqua de invertebrados, contando que pretendo ter:

- camarões

- ampulárias

- helenas

 

Obg.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais