O meu Primeiro Aqua


Team 2N

Recommended Posts

Boas

 

Encontrei este forum após começar a minha pesquisa para entrar neste mundo, depois de muitas noites de leitura por aqui finalmente me decidi a expor aqui o meu projecto e como seria de esperar , sendo o primeiro, pedir-vos o vosso conselho que pelo que tenho lido teem-se revelado muito bons, entao aqui vai:

 

Aquario: Panoramico 1,20 x 0.50 x 0.30 (na parte mais estreita) 0.50 (na parte mais larga)

 

Filtro Interno Eheim

 

Filtro Externo Eheim 2211 classic

 

Termóstato Jagger 300w

 

Substrato

 

Este e o material que ja possuo juntamente com umas pedras de Xisto escuras para fazer um fundo falso, a partir daqui surgem as duvidas...

 

Visto gostar de Escalares e Discos , qual dos dois se adequa melhor a um aqua comunitário, alem do mais de um iniciante?

 

Da-me "gozo" a reproduçao, será que posso juntar uns Guppies com os Escalares ou Discos?

 

O Sistema de tampas do aqua que possuo não e nada de jeito o que torna o sistema de iluminação muito complicado, isto porque nao posso ter o aqua aberto, e seguro usar leds a prova de agua? e serao os mesmos suficientes?

 

Qual as plantas mais "faceis" para começar?

 

Peço desculpa por todas estas questões mas são as duvidas de quem se quer iniciar e gostava de fazer uma coisa bonitinha.... para convencer a Maria :music_singguitar:

 

Obrigado desde já e parabens pelo belo forum que muito me tem ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desde já sejas bem vindo ao forum.

 

Parece-me que o teu filtro é insuficiente para o aqua que tens, pensa em comprar mais um para ajudar ao que já tens ou vender esse. Pensa num 2215 ou 2217 que já fica pra uma filtração mais exigente.

Qual é o filtro interno que tens?

 

Como tas a começar o melhor será talvez os escalares, porque são mais baratos (se der barraca não pesa tanto na carteira e não desanimas tanto), talvez mais resistentes e também se reproduzem em cativeiro.

 

Misturar escalares com guppys não é lá grande ideia, porque escalares gostam de pH acido e guppys pH basico. Não quer dizer que se meteres guppys em pH acido eles morram, podem até reproduzir, mas não se vão sentir tão confortaveis como em pH basico.

 

Quanto a comprar os peixes, compra os mais jovens que puderes, porque os mais jovens adaptam-se melhor a novas condições de agua que um peixe adulto.

 

Plantas que não precisam de grandes cuidados são as valisnerias, fetos de java, anubias, musgo de java, por ai.

 

boa sorte :music_singguitar:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visto gostar de Escalares e Discos , qual dos dois se adequa melhor a um aqua comunitário, alem do mais de um iniciante?

 

Da-me "gozo" a reproduçao, será que posso juntar uns Guppies com os Escalares ou Discos?

 

O Sistema de tampas do aqua que possuo não e nada de jeito o que torna o sistema de iluminação muito complicado, isto porque nao posso ter o aqua aberto, e seguro usar leds a prova de agua? e serao os mesmos suficientes?

 

Qual as plantas mais "faceis" para começar?

 

Boas

 

A começar deverias começar com guppys por exemplo, para ires aprendendo e conforme fores evoluindo vais avançando para a especies mais dificeis.... escalares e guppys quase sempre resulta na morte dos guppys e discos é uma especie de peixes que requere normalmente mais experiencia, pois são peixes sensiveis e que requerem por vezes cuidados especiais, pelo que não te recomendo a arriscares nestes, pelo menos para agora....

 

As tampas de origem por norma tem sempre esses problema, tem calhas incorporadas que são insuficientes para plantas mais exigentes, por isso a malta opta pelo DIY ou mesmo tirar a tampa de origem e comprar uma calha adquada, o meu concelho é dares uma vista pela seção dos DIY a ver se encontras algo que se adpate ao teu aqua.... em relação aos leds podes colar uma tiras a prova de agua sempre aumentas um pouco mais a iluminação mas não vai fazer milagres, normalmente usam-se esta tiras de leds para os moonlights mas tens leds brancos que te podem a ajudar....

 

Plantas podes ter musgos de java, fetos de java, anubias entre outras, mas se vires o site da tropica podes ver as plantas que requerem pouca luz e que sejam pouco exigentes...

 

Cumprimentos

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Muito obrigado pelas dicas, como ainda tenho a possibilidade de trocar ambos os filtros e seguindo a vossa experiencia, fica aqui o novo setup (algo incompleto) do meu novo Aqua:

 

Aquario: 1.20 x 0.50 x 0.30 a 0.50 (150 lts)

 

Filtro Externo: Eheim 2217

 

Filtro Interno: EHEIM PICKUP 2010

 

Termóstato: Jagger 300w

Termometro digital Exterior (tive em tempos um interior que rebentou sem razão aparente e la se foi os peixinhos todos)

 

Decoração: Areia Branca

Xisto

Pedras Aredondadas

Tronco

Ainda nao decidi o que por de areão

 

Iluminação: 2x Neons

O resto ainda e uma duvida??? Aceitam-se sugestões ou alguem que tenha alguma para vender, de salientar como já disse que preciso de ter o Aqua tapado e as minhas tampas :discuss_gathering:

 

Plantas: Ricia

Musgo de Java

Uma planta de facil manutenção que cresça mais na vertical???

Substrato

 

Peixes: 4 x Escalares

O que posso por com os escalares?

Que peixes posso por para ajudar na manutenção do Aqua

 

Mais algumas questões:

 

Será que a aquisição de um filtro U.V. vai ser notada? ou seja valerá a pena o investimento?

 

Sendo o termometro exterior qual o sitio mais indicado para colocar a sonda?

 

Será que e imprescendivel o uso de Co2 ? mesmo com este tipo de plantas?

 

Peço desculpa pelo "testamento" mas são as duvidas de um iniciante, desde já muito obrigado

Editado por Team 2N
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Parece que realmente vais ter a possibilidade de começar com o "pé direito", ao contrário de muitos outros (eu incluído), ao expores as tuas dúvidas antes de avançares com as compras.

 

Em relação à fauna já te deram algumas dicas, mas eu tenho uma questão: qual é o pH da tua água? Sabes se é "naturalmente" compatível com as espécies que pretendes ter? Ter de andar a mudar parâmetros acho que não é muito fácil e/ou barato.

 

Cumprimentos,

Ravara

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

E mesmo por isso que exponho aqui as minhas duvidas, tentar começar com o pé direito.

Visto ir para os Escalares vou "tentar" ter um Ph ligeiramente acido, a rondar os 6.0 6.5, a questão agora e quais os peixes que se vão adequar melhor a estes niveis, visto não querer ter apenas os 4 escalares.

 

Abraço e obrigado pela preciosa ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes meter tetra neons ou cardinal, mas acho que os neon são mais resistentes.

 

depois existem muito mais especies, não sei se queres de cardume ou não. Cardume tens os neon ou nariz de bebado por exemplo.

depois podes tentar ramirezi ou apistogramma viejita, mas os ramirezi são peixes um bocado sensiveis, é melhor começares de vagar e pelo mais basico.

 

Podes de inicio comprar uma equipa de limpeza, umas 5 corydoras a teu gosto e uns 3 ottos, depois passado uma semana metes os neons ou o peixe de cardume que quiseres, depois vais metendo aos poucos à medida que vais ganhando alguma experiencia.

Se te baldas um bocado na manutenção do aquario depois vais desanimar dos peixes tarem a ficar todos doentes ou a morrer mesmo.

 

Vai devagar e não quieras meter a fauna toda de uma vez, começa pelos mais resistentes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes meter tetra neons ou cardinal, mas acho que os neon são mais resistentes.

 

depois existem muito mais especies, não sei se queres de cardume ou não. Cardume tens os neon ou nariz de bebado por exemplo.

depois podes tentar ramirezi ou apistogramma viejita, mas os ramirezi são peixes um bocado sensiveis, é melhor começares de vagar e pelo mais basico.

 

Podes de inicio comprar uma equipa de limpeza, umas 5 corydoras a teu gosto e uns 3 ottos, depois passado uma semana metes os neons ou o peixe de cardume que quiseres, depois vais metendo aos poucos à medida que vais ganhando alguma experiencia.

Se te baldas um bocado na manutenção do aquario depois vais desanimar dos peixes tarem a ficar todos doentes ou a morrer mesmo.

 

Vai devagar e não quieras meter a fauna toda de uma vez, começa pelos mais resistentes.

 

Vou seguir o teu conselho em relação aos peixes e tambem a filtragem, pareceu-me uma excelente opção

 

Filtro Exterir Eheim 2217 Classic

4 x Escalares

10 x Tetra Neons

e a equipa de limpeza do 0ri0nte :)

Editado por Team 2N
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me bem, vai metendo os peixes aos bocados, nao caias na tentação de meter tudo de uma vez, tens que deixar o filtro habituar-se à nova carga organica.

 

Mete a equipa de limpeza primeiro, e vai controlando a agua e fazendo TPAs (trocas parciais de agua) depois de tar tudo controlado metes os neons e por fim os escalares, que convem que sejam ainda novinhos e pequenos para se habituarem melhor ao teu aquario e aos seus habitantes.

 

boa sorte e devagar se vai ao longe ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Só uma questãozinha que não foge ao tema...

 

Os escalares quando forem maiorzitos não vão chamar um petisco aos neons?

 

Abraço,

Ravara

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há quem diga que sim e ha quem diga que nao.

 

Os que dizem que não comem seguiram o metodo que estou a indicar. Meter primeiro os neons e mais tarde os escaleres ainda pequenos, assim nao os comem. quando ficarem adultos, já estão habituados à presença dos neons e não os consideram comida, procurando comida nos sitios do costume ao qual já estão habituados.

 

Nos oceanarios também vejo lá tubarões e os peixes não desaparecem, se forem bem alimentados não precisam de caçar.

 

Acho que a teoria é um pouco esta, alimentar os escalares regularmente e habitua-los de pequenos à presença de outras especies mais pequenas de modo a não teres problemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.