Recommended Posts

Publicado

Boas

Gostaria de saber quais as formas mais eficazes de ao inroduzir Co2 num aqua plantado, conseguir uma variação muito baixa no valor do ph. Ja agora, estou a iniciar um projecto, onde mais tarde penso adquiri um casal de Discus, e estoou na duvida se hei de optar por plantas low tech, dado o problema da variação do ph com o co2, coisa que os discus não gostam muito.

Cumprimentos

Publicado:

Viva,

Para ter baixas variações, a solução é aumentar o KH adicionando bicarbonato de sódio ou conchas..ou pedras calcarias...mas isto não é bom para discus.... pelo que percebo gostam de águas moles e ácidas

Outra solução passa por comprares co2 de botija... assim tens maior controlo do co2 injectado e não terás variações significativas de ph....

de resto... podes sempre meter areação que aumenta os níveis de oxigénio ao mesmo tempo que evita quedas bruscas no ph ao libertar maiores quantidades de co2... insto implica ou mais co2... ou uma melhor dissolução do mesmo.. quer por aumentar a profundidade do difusor (caso co2 caseiro) quer por ter um difusor mais eficiente.

eu começaria por meter co2 apenas... aumentado a profundidade... com a receita da gelatina que dura mais e tem um fluxo menos variável. se vires que os peixes ficam aflitos e mesmo assim não tem uma grande concentração de co2....mete areação e puxa mais pelo co2 porque isso quereria dizer que as plantas não produzem oxigénio suficiente... e mais o2 implica também peixes mais saudáveis pelo efeito primário e efeito secundário de as bactérias digerirem mais rapidamente as toxinas :medieval_mace:

se meteres plantas de baixa manutenção ficas isento de preocupações... e podes meter areação à vontade

Depois diz como fizeste

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:

Boas

Provavelmente irei optar por plantas low tech..devido á dificuldade de manter disucs em aqua pllantado. De facto aquas plantados e Discus é um pouco complicado..Eu sou da opiniao que num aqua de Discus é necessário optar..ou plantas ou Discus...mas acho que nao deixa muita duvida em relação á escolha..Agor terei de pensar que plantas escolher..Irei tentar manter um biotopo o mais aproximado possivel da amazonia..plantas sem necessidade de injecção de Co2 e com pouca necessidade de muita luz...de forma a previligiar o mais possivel os Discus..Mais tarde com avançar com o projecto colocarei fotos..

Cumprimentos

Publicado:

Viva,

Olha que não sei... já vi muita gente com discus e lindas plantas... é uma questão de procurares esses aquas e veres como fazem.

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:

Boas

Pelo que tenho lido parece-me um bocado complicado...tenho lido muitos artigo que defendem o mesmo...talves as plantas estejam bonitas, mas os disucus viveram bem dentro deasse aqua..uma coisa é viver outra é sobreviver....

cumprimentos

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!