pguerra Publicado Março 17, 2009 Publicado Março 17, 2009 Boa tarde, pessoal. preciso de um paraecer sobre o que se pode estar a passar no meu pequena aquario. Tenho um aquario com 30 litros Com termoestato a 26 graus Filtro interno da EHEIM 2008 PH - entre os 7 e os 7,5 Nitractos altos, mas não no limite o teste que fiz, tinha 5 escalas e acusou o 4 na escala Plantas naturais com os seguintes habitantes: 2 Plecostomus 2 Coridoras 6 Neons 2 Platy 2 Guppy machos 6 Guppy femeas o que se passa é que a moioria dos guppy que lá ponho acabam por morrer, não sei o que fazer. hoje de manhã acho que morreu o primeiro neon, só ao final do dia posso confirmar. Agradecia um parecer, pois estou a iniciar-me. Cumprimentos Pedro Guerra Citar
tfncruz Publicado: Março 17, 2009 Publicado: Março 17, 2009 (editado) Olá Pedro, Não sei porque é que os Guppies estão a morrer, mas uma coisa é certa... isso é muito peixe para tão pouco água. A relação ideal anda à volta de 1cm de peixe para cada litro de àgua. Ou seja, em 30 litros deverias ter 30cm de peixes (adultos). 6 guppies já fazem o limite (6x5cm)... Deixaste ciclar antes de colocar lá os peixes? Editado Março 17, 2009 por tfncruz Citar Tiago Cruz avista.naocoisas.com
pguerra Publicado: Março 17, 2009 Autor Publicado: Março 17, 2009 Pois tb já ouvi isso, o ciclar, é a preparação que o aquario têm antes de se pôr algum peixe? Lavei o aquario, depois fervia o arião e a pedra. do dia seguinte coloquei a agua e liguei o filtro, com o condicionador. dois dias depois coloquei 3 plantas. quatro a cinco dias depois coloquei 2 Plecostomus e 2 Coridoras cinco 2 seis dias depois coloquei gupps, que morreram todos. coloquei depois o resto e so os gupy morrem todos. Olá Pedro,Não sei porque é que os Guppies estão a morrer, mas uma coisa é certa... isso é muito peixe para tão pouco água. A relação ideal anda à volta de 1cm de peixe para cada litro de àgua. Ou seja, em 30 litros deverias ter 30cm de peixes (adultos). 6 guppies já fazem o limite (6x5cm)... Deixaste ciclar antes de colocar lá os peixes? Citar
tfncruz Publicado: Março 17, 2009 Publicado: Março 17, 2009 (editado) UI! Pedro, pára de colocar aí peixes!! Isso já é uma chacina! Eles estão todos a morrer porque são muitos e o aquário não está ciclado. Começa por ler isto e depois isto. Em primeiro lugar, importantissimo, lê sobre o ciclo do azoto. Vais perceber que básicamente os teus peixes estão a morrer envenenados :S Se conheceres alguém com um aquário já estabelecido, tenta colocar lá os teus peixes... isto para tentares salvar o maior número possivel. Por outro lado podes fazer também TPAs (trocas parciais de água) diárias para diminuir os níveis de amónia... @edit: Vai colocando aqui todas as tuas dúvidas e não dês passos em falso... com calma de forma a perceberes exactamente como é que as coisas funcionam. Editado Março 17, 2009 por tfncruz Citar Tiago Cruz avista.naocoisas.com
pguerra Publicado: Março 17, 2009 Autor Publicado: Março 17, 2009 estou a gostar da vossa ajuda, mas uma coisa, o porque de serem só os gupps? O resto continua 5 estrelas 2 Plecostomus 2 Coridoras 6 Neons 2 Platy Citar
tfncruz Publicado: Março 17, 2009 Publicado: Março 17, 2009 (editado) Lá por os outros não estarem mortos não significa que estejam "5 estrelas"! Acredita que estão a sofrer e só não têm o mesmo fim que os guppies porque são mais resistentes e lá se vão aguentando. De qualquer forma, tens peixes a mais. Lembra-te: 1 cm de peixe adulto para cada litro de água. Editado Março 19, 2009 por William quote desnecessáriio Citar Tiago Cruz avista.naocoisas.com
pguerra Publicado: Março 17, 2009 Autor Publicado: Março 17, 2009 (editado) Ok, vou fazer trocas parciais de água, e ver como as coisas correm, Coloquei um liquido, que sao as bacterias, isso ajuda um pouco. O que achas de colocar um filtro biologico? obrigado pela ajuda, qnd precisar sei onde vir ter. Editado Março 19, 2009 por William quote desnecessário Citar
fuzi Publicado: Março 18, 2009 Publicado: Março 18, 2009 ja agora aproveito o topico para colocar uma duvida tbm... quando fizer a limpeza da esponja do filtro é "proibido" tocar no carvao que tenho armazenado por cima da esponja correcto? é la qe as bacterias vão ficar ne? abraço Citar
nunes88 Publicado: Março 18, 2009 Publicado: Março 18, 2009 (editado) boas o carvão serve para absorver quimicos da agua por exemplo medicamentos o melhor materia para a fixação de bacterias é na ceramica, au uso telha partida não laves a esponja com agua da torneira , tenta lava-la com agua do aquario ou agua descansada, porque o cloro mata-te algumas bacterias que la se encontram cumprimentos Editado Março 19, 2009 por William quote desnecessário Citar O meu aqua de 200L http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=119238
fuzi Publicado: Março 18, 2009 Publicado: Março 18, 2009 quando dizes agua do aquario é qd fizer os tpa´s correcto? é porque qg tive um aquario ha uns anos atras a esponja ficava realmente muito suja que se torna complicado n lavar em agua corrente mas compreendo a tua ajuda e obg ...vou tentar por agua de parte. obg Citar
Jorge Oliveira Publicado: Março 20, 2009 Publicado: Março 20, 2009 Ok, vou fazer trocas parciais de água, e ver como as coisas correm,Coloquei um liquido, que sao as bacterias, isso ajuda um pouco. O que achas de colocar um filtro biologico? obrigado pela ajuda, qnd precisar sei onde vir ter. Faz TPA's com fartura.As bactérias ajudam e bastante.Mas esse filtro biológico esquece-o de vez,está em desusso e agora tinhas que desmontar tudo para o montar,não há necessidade disso. ja agora aproveito o topico para colocar uma duvida tbm... quando fizer a limpeza da esponja do filtro é "proibido" tocar no carvao que tenho armazenado por cima da esponja correcto? é la qe as bacterias vão ficar ne? abraço Como já te disseram o carvão apenas se deve usar para remover medicamentos da água.Não te esqueças que o carvão fica saturado com o tempo e começa a libertar todas as substância que reteve.Eu quando limpo os filtros troco sempre a lã filtrante e dou uma lavagem ao de leve na esponja azul e cerâmicas. Citar O meu feedback
Recommended Posts