Recommended Posts

Publicado

Viva

Qual a função das trocas parciais de agua? Com que regularidade devo fazer? E como se processa?Gostaria de informaçãoes neste sentindo pois ja reparei que sao muito importantes num aquario.

obrigado

Publicado:

Boas

já agora que aquário tens ?? porque em função da fauna que tens é que deves fazer com mais ou menos regularidade , eu posso te dizer que tenho um aquário que faço de dois em dois dias e que tenho outros que faço uma vez por semana.

Publicado:

Uma Tpa é realmente importante num aquário. Porquê? Porque com uma tpa estamos a tirar água "velha" e a meter água "nova" no sentido de retirar ou repor nutrientes em excesso ou em falta, respectivamente.

Imaginando que os teus peixes fazem uma grande carga orgânica resultante em nitritos altos e por consequência resulta em nitratos. Os nitratos poderão ser consumidos pelas plantas mas elas poderão não consumir toda essa carga, logo a tpa irá ajudar a retirar os nutrientes não consumidos pelas plantas. Caso as plantas não consigam assimilar todos e não se faça tpa's para retirar o excesso, as algas irão aparecer e consumir os nutrientes em excesso.

A frequência depende muito do aquário, como já foi frisado pelo José Garcia. Aquários pequenos requerem mais frequência de tpa's.

Geralmente retira-se entre 20 e 30% da água. Para o fazeres podes usar uma garrafa e mergulhá-la até ficar cheia e voltar a meter a quantidade retirada com outra água. Convinha que a água "nova" tivesse o mesmo pH e temperatura mas geralmente os peixes até são tolerantes a isso. (óbvio que se tens a água do aquário a 25ºC e lhes fazeres água com 40ºC negativos eles não vão tolerar).

Cumps

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!