aquario sempre sujo e não são algas


apolo21

Recommended Posts

Olá a todos

 

Tenho um aquadream 104 (200l) com discus, neons, botia, ancistrus, uns outros que chamo de "sardinhas" e alguns caracois, mas o meu problema não tem a ver com peixes graças a Deus (poucas perdas). O meu problema tem a ver com o substrato que coloquei. Costumo fazer TPA de 20% todas as semanas e cada vez que o faço aproveito para aspirar o areão. Faço com alguma regularidade testes á agua e está tudo bem.

 

Sei também que tenho pouca iluminação no aqua só 60 W, ando a ver se resolvo esse problema com algum DIY postado (ainda não encontrei), e por isso algumas das plantas enfim, não estão como gostaria.

 

Mas o problema real é que me aparece "lixo" de baixo para cima, parece estupido mas é verdade, o substrato parece subir pelo areão e suja-o, e também passa para as plantas, tenho as plantas da parte de cima do aqua bonitas e do meio para baixo sujas. Ando á semanas para resolver isto e não consigo, hoje disseram-me numa loja que era da iluminação, sem sequer ter dito que tinha pouca, fiquei surpreso mas enfim.

 

Queria confirmar se de facto pode ser da iluminação ou de outra coisa qualquer, se houver ideias para alterar a calha do meu aqua era optimo

 

Cumps

Vitor Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse sujo nao aparece nos vidros nem plantas... pode se tratar de algas castanhas...

 

A quantidade de comidade que colocas , a quantidade de peixes, o substrato, o tempo de iluminação, o filtro... tudo podem ser factores que contribuam ou nao para essa acumulação de sujidade, posta o teu setup se puderes...

 

Tens o aqua a quanto tempo? Lavaste o areao antes de colocar do aqua? Como ves podem ser inumeros os factores...

 

Eu aconcelhava uns corydoras para ajudar as limpezas do fundo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas se o teu areao tiver uma espessura mais pequena do que o substrato ou ate não tiveres uma boa camada por cima do mesmo esta sempre sujeito a que o substrato suba e se espalhe;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tenho só uma corydora albina (esqueci-me), e é ainda por cima o peixe mais espectacular, o filtro para além da biobox 2 é um ecco pro 300 750 l/l + 600 da biobox.

 

O substracto tem cerca de 1 cm ou 2 cm na parte detrás a descair até nada na frente o areão tem cerca de +- 5 cm e é fino 2 a 3 mm

Vitor Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas o mais provável é a parte detrás onde metes-te mais substrato estar a levantar, quanto tens de altura de areao por cima do substrato? tem que ter pelo menos 4 a 5cm para que o substrato não venha ao cimo mesmo com areão fino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Já colocei mas areão, tenho agora cerca de 6 a 7 cm, mas não vejo melhoras, para além da sujidade tenho uma espécie de algas nas folhas das plantas do tipo fios ou teias como queiram. Após uma busca fiquei convencido que pode mesmo ser da iluminação, alguém sabe dum projecto DIY para esta calha.

 

Cumps

Vitor Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.