Praziquantel


Nuno Loureiro

Recommended Posts

Inicei ontem um tratamento com praziquantel puro (em pó) para parasitas nas guelras.

Os discus não estavam doentes mas apenas com a respiração acelarada (o que por si só não quer dizer nada) desde que os comprei e o tratamento foi mais de prevenção. Para falar a verdade um dos meus erros quando comecei com discus foi o de medicar sem recorrer primeiro a mudas de água, temperatura, sal, etc, o que muitas vezes resolve o problema ou pelo menos atenua. Confesso que agora tenho uma certa aversão a medicamentos dentro do aquario.

 

De qq forma, os peixes hoje mostram um aspecto melhor, mais vivos e a respiração voltou ao normal.

O tratamento vai ser repetido daqui a uma semana e depois darei os resultados finais e algumas ideias que tenho sobre o medicamento.

Não sou muito a favor de prevenção e prefiro mesmo não medicar, no entanto tinha curiosidade de testar este medicamento e fiquei contente.

 

A dose recomendada (pelo Dr. Rui de Almeida da Vet24) é de 0,5 gramas para 250 litros e deve ser repetido ao fim de uma semana (Corriga-me se estiver errado.). É este o tratamento que estou a seguir e foi ao Dr Rui que comprei o medicamento.

 

No meu caso penso ter utilizado a mesma quantidade para apenas 200 litros. A meu ver e pelo que tenho lido este é um medicamento que tem alguma margem de manobra no que toca a quantidade. Pode ser utilizado com uma margem de segurança grande especialmente em peixes jovens. Existem medicametos cuja administração deve ser mais rigorosa como por ex. o flubendazole que pode ser utilizado para tratar parasitas nas guelras. Este último tem a desvantagem de o medicamento só começar a surtir efeitos ao fim de uma semana o que num ataque grave da doença pode ser tarde demais e é preciso ter muito mais atenção à qualidade da água durante o tratamento que pode durar 3 semanas. Existem ainda mais algumas desvantagens em relação ao prazi.

Nas horas seguintes a medicação estive de olho nos peixes observando algum comportamento estranho que nunca aconteceu.

 

 

A diluição na água é dificil e deve ser feita numa garrafa antes de introduzir no aqua se possivel com agua do próprio aqua. Tenho ideia que temperatura e parametros da água não precisam ser alterados.

 

Outra opção para este tratamento com prazi é ir fazendo mudas de 50% de água de 2 em 2 dias repondo sempre o medicamento na proporção retirada. Não tenho a duração do tratamento mas posso depois adiantar para interessados.

Na comida (e tb na agua) pode desinfestar o peixe de tapeworms.

Se pegarmos num medicamento existem muitas maneiras de o administrar no entanto devemos seguir as opinioes mais fiáveis e que nos parecem a nós mais fiáveis. Os resultados por vezes podem ser diferentes e nem sempre o sucesso está garantido.

 

 

 

O prazi pode ser comprado em comprimidos no veterinario (droncit ou paraquistel) ou dado puro e o flubendazole é encontrado na farmácia.

 

 

Deixei algumas ideias que tenho sobre este medicamento e o tratamento que comecei. No fim do tratamento darei os resultados finais.

 

Até pode ser q eu próprio o tome para deixar de me coçar nas paredes :(

 

Abraços

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno

 

Na minha opinião prefiro o Flubendazole já que o "Prazi" tem a desvantagem, neste caso, de não matar nematodos como a capillaria

e não ser activo sobre os ovos (método reprodutivo da maior parte dos parasitas dos discos) e por isso ter de ser usado 1 semana após o 1º tratamento.

Sendo assim não descure de fazer novo tratamento exactamente 1 semaña após !!

 

Abraço

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Imaginado 2 situações. A primeira o peixe tem parasitas nas guelras e capillaria e está a comer e a segunda situação o peixe tem parasitas nas guelras e capillaria mas não come.

Na primeira situação penso que o prazi na água é preferível durante 2 semanas e pode ser administrado com o flubendazol na comida.

Na segunda situação seria então melhor utilizar apenas flubendazole na água apesar do tratamento na água para os nematodos durar 20 dias.

Não achas?

 

 

 

Eis o que o Untergrasser aconselha :

 

Flubendazol (Capillaria)

 

Na comida 100mg/100 gramas comida dadas 5 vezes de 2 em 2 dias durante 10 dias onde o peixe só come uma vez por dia (untergrasser).

 

Na água 200 mg/100 litros durante 3 semanas mudando muita água ao 7 dia e adicionado quantidade proporcional de medicamento (untergrasser).

 

 

Flubendazol (Gill flukes)

 

Na água 200 mg/100 litros durante 10 a12 dias mudando muita água ao 7 dia e adicionado quantidade proporcional de medicamento (untergrasser).

 

 

 

Outra vantagem a meu ver é que na comida o flubendazole substitui uma eventual desparasitação com metranidazol (tenho quase a certeza).

 

 

Utilizei o flubendazol apenas na água uma vez mas interrompi o tratamento por causa de sinais de stress por parte dos peixes. Utilizei o medicamento Fluvermal comprado na farmácia cujo composto activo é flubenol 5%.

 

 

 

De qualquer forma acho que a capillaria podendo estar presente não constitui grande perigo e só causa problemas se o peixe estiver enfraquecido por outra doença ou infecção. Eu nuca tive nenhum caso de capillaria e nem sei se conseguiria diagnosticar logo à partida. Pode notar-se nas fezes do peixe? Talvez uma espécie de cabelos compridos? (Não me refiro a lombrigas).

Já tiveste algum caso? Qual o medicamento e tratamento utilizado?

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

capillaria foi só um exemplo!

Podes ter nas guelras parasitas como o Dactilogyrus ou Ergasilus.

Se o 1º é o nematodo mais facil de se ver em aquas e se a tua intenção era preventiva,a não ser que tenhas um microscópio,continuo na minha.

Sim o uso do flubendazol inibe o "metro".

Casos de capillaria são de dificil detecção já que estão associadas erradamente ao spironucleus,dá para ver com um microscópio.

A capillaria associo a peixes que embora comendo, não crescem ,já passaram pelo metro e continuam magros!

 

Abraço

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto aproveiro para dizer que um dos 7 discus sujeitos ao tratamento libertou uma lombriga (tapeworm). Não sei se terá libertado mais mas foi a unica que vi. Com 10 cm aproximadamente.

Provavelmente já as tem ha muito tempo apesar de ter um aspecto perfeitamente saudável.

Depois de alguma água já mudada a respiração parece estar normal acelarando apenas na hora da refeição o que eu penso ser normal.

 

 

 

Aproveiro para deixar uma pesquisa que fiz no forum simplydiscus sobre praziquantel onde me apareceu escrito o seguinte que ao que parece vinha no frasco vendido com prazi. A informação foi dada pelo moderador e penso, fundador do forum.

Diz que é possivel que o prazi utilizado na comida pode ser efectivo no combate a capillaria. No entanto não parece dar certezas!

 

These are the directions that came with my Praziquantel....

Prazi.... an effective and safe med for the treatment of gill and body flukes, tape worms, and other cestodes and tremotodes in ornamental aquarium fish. May be effeective against capillaria when administered in the food.

Bath.... 100mg/10 gal (1/4 tsp/20 gal)

allow meds to remain in the tank for 48 hours. Mechanical filter may be running- no carbon or other chemical media. On the third day begin daily water changes of 10 to 30% for the next 5 days. On the 7th day repeat the entire process. On day 14 a third treatment may begin. This would be prudent for tanks with gravel substrate , and no undergravel filter..

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

No tratamento dos parasitas nos Discus ou nos ciclídeos em geral temos que distinguir :

- tipo de parasitas ;em que orgão se encontram ;a sua importancia, em termos de frequencia e patogenicidade ( capacidade de produzir danos )

- o tipo de medicamento; o seu espectro de acção ; a dose,e como actua :a) localmente ,isto é por contacto , podendo ser na pele ou nas guelras através da água ,ou no intestino por ingestão juntamente com comida ou

b)sistemicamente , isto é por absorçaõ para o sangue do peixe e consequente distribuição para os orgãos alvo

 

Assim temos:

Gyrodactilus ( trematodo ou vemr lanceolado ) - pele - pouco frequentes

e pouco patogénicos

 

Dactylogirus( trematodo ou verme lanceolado ) - guelras - frequentes e patogénicos especialmente para peixes jovens ou em stress ( por introdução recente , má qualidade de água ou nutrição deficiente ). Provocam respiração dificil e matam

 

Capilaria ( nematodo ou verme redondo )- raro( excepto em peixes alimentados com comida viva apanhada em charcos contaminados ) e pouco patogénico, provocam emagrecimento e crescimento deficiente- encontra-se no intestino

 

Ténias ( cestodos ou vermes achatados ) - relativamente frequente pouco patogénicos ,mas provocam emagrecimento e crescimento deficiente- encontram-se no intestino

Hexamita ou spironucleus - não são vermes mas sim protozoários , são muito frequentes ( vivem normalmente no intestino dos peixes e multiplicam-se em situações de stress)e o medicamento eficaz é o Metronidazol. Provocam emagrecimento e crescimento deficiente podendo levar à morte

O flubendazol dá para trematodos , nematodos e cestodos mas é pouco soluvel na água ( tem que se usar um solvente ) ,as formas farmaceuticas disponíveis são pouco concentradas , turva a água e não é líquido que mate os ovos , sendo também aconselhável repetir o tratamento.

O prazinquantel actua sobre trematodos e cestodos ( escapa a capilaria, embora alguns autores defendam que também actua sobre ela , mas como é pouco importante como parasita não contitui problema), e não tem os defeitos anteriores de solubilidade e disponibilidade.

Como é lógico se queremos apanhar parasitas no intestino devemos preferencialmente usar os desparasitantes na comida ,porque os peixes de água doce não bebem e a absorção destes medicamentos através da pele para o sangue é reduzida excepto no que diz respeito ao metronidazol , ao prazinquantel e a alguns antibioticos embora ,mesmo nestes a admnistração com a comida ,seja sempre a mais eficaz.

Por estas razões o prazinquantel ( na água para vermes das guelras e na comida para ténias se necessário )aliado ao metronidazol ( para hexamita , na comida ou na água se já não estiverem a comer )contituem a minha escolha para desparasitar ciclídeos.

Cumprimentos

Rui Ferreira de Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais