Turfa como substrato fertil


interest

Recommended Posts

Boas,

Tenho um aqua de 100x50x50 vazio e uma das primeiras duvidas que estou a ter para o montar e o substrato fertil....pensei no humus mas esta dificil de encontrar e o tratamento nao e facil num apartamento :(...portanto queria saber se e possivel colocar turfa como substrato fertil e que tipo de tratamento lhe devo dar

Nunca abandonem animais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

 

eu não percebo muito disso, mas acho que turfa não é fertil.....

 

Segundo o meu entendimento, para um substracto ser fertil tem de ter uma composição organica do qual as plantas vão retirar os nutrientes necessarios. Por exemplo: Humus, Humus de minhoca.

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

podes usar turfa para dares mais alguma consistência ao substrato, o que não irá dispensar naturalmente o uso de um substrato fértil. Tens ainda a vantagem de, pelo uso de turfa nessas condições, estares a amaciar a àgua, sem que esta vá escurecer como aconteceria caso tivesse sido colocada no filtro.

 

Podes usar turfa da Eheim para o efeito.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que é "TURFA" ???

 

Várias.....

 

A turfa é um material de origem vegetal, parcialmente decomposto, encontrado em camadas, geralmente em regiões pantanosas e também sobre montanhas (turfa de altitude). É formada principalmente por Sphagnum (esfagno, grupo de musgos) e Hypnum, mas também de juncos, árvores, etc. Sob condições geológicas adequadas, transformam-se em carvão, através de emanações de metano vindo das profundezas e da preservação em ambiente anóxico. É utilizada como combustível para aquecimento doméstico. Sua composição é definida como Substâncias Húmicas (Ácido Húmico, Ácido fúlvico e Humina) e Substãncias Não-húmicas.

 

Utiliza-se também misturada com casca de arroz queimada e outros ingredientes como substrato no cultivo de plantas.

 

Turfa - apesar de constituída por restos de plantas, parcialmente decompostos em água nos charcos ou pântanos, a turfa quase não possui valor nutritivo. Conserva bem a água e o adubo, melhorando qualquer terra de estrutura pouco satisfatória. Quando comprar turfa para plantas de interior, escolha o tipo mais grosseiro castanho-claro, e não o tipo castanho-escuro ou preto finamente moído.

 

UM SUBSTRACTO IDEAL PARA A CRIAÇÃO DE PEIXES TROPICAIS, SUBTROPICAIS E INDÍGENAS, USADO TAMBÉM COMO MATÉRIA FILTRANTE PARA ÁGUAS MACIAS.

 

A ideal spawning substrate for the breeding of your tropical, subtropical and indigenous fish. As a filter medium it slowly gives off humic acids and important trace elements over a period of time. This enables the care of fish which are difficult to breed, and who demand special requirements.

 

 

A minha opinião:

 

Uma mistura de TURFA com SUBSTRATO FÉRTL é melhor que só subst fértil.

Editado por slowmottion
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

turfa = procura (ou falta dela)

 

O meu post entrou antes de estar completo. (por erro meu)

 

Mas muito obrigado pela sua intervenção elucidativa.

 

Ajudou imenso. A mim, e principalmente ao autor do tópico.

 

já agora, se reparar... eu com mais um ano de forum... tenho menos de METADE dos seus posts... porque será???

 

Abraço

Editado por slowmottion
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.