rodribike Publicado Janeiro 1, 2009 Publicado Janeiro 1, 2009 (editado) malta kuando faço a montagem do aqua e coloco as pedras agua etc tb tenho de colocar as palntas nao e? e deixo umas 2 semanas ate os valores estabilizarem (ou n e presiso tanto tempo?), e nao presiso de colocar nenhum peixe nesse periodo de espera para ele fazer o ciclo do azoto para quando colocar la os outros o ciclo ja esteja completo? o meu aqua leva 11.50litros sera presiso esperar tanto tempo? obrigado Editado Janeiro 1, 2009 por rodribike Citar
TaniaNin Publicado: Janeiro 1, 2009 Publicado: Janeiro 1, 2009 malta kuando faço a montagem do aqua e coloco as pedras agua etc tb tenho de colocar as palntas nao e? e deixo umas 2 semanas ate os valores estabilizarem (ou n e presiso tanto tempo?), e nao presiso de colocar nenhum peixe nesse periodo de espera para ele fazer o ciclo do azoto para quando colocar la os outros o ciclo ja esteja completo? o meu aqua leva 11.50litros sera presiso esperar tanto tempo? obrigado Sim, coloca logo as plantas. Os valores de amónia e nitritos não têm um "tempo marcado" para se anularem. Estes anulam-se quando já tiveres uma suficiente colónia de bactérias, e controlas esses valores através dos testes. Não necessitas de colocar lá nenhum peixe, põe apenas uns flocos de comida para gerar amónia e desencadear a multiplicação das bactérias. Citar Encontrei o Nemo!
Joao_pm Publicado: Janeiro 1, 2009 Publicado: Janeiro 1, 2009 Sim, coloca logo as plantas. Os valores de amónia e nitritos não têm um "tempo marcado" para se anularem. Estes anulam-se quando já tiveres uma suficiente colónia de bactérias, e controlas esses valores através dos testes. Não necessitas de colocar lá nenhum peixe, põe apenas uns flocos de comida para gerar amónia e desencadear a multiplicação das bactérias. Aqua de 11.5 Litros? Podes colocar o Setup e dizer o que tencionas pôr aí a viver? É um aqua bastante pequeno, considerado um nano. Quanto às plantas, que plantas tens? Tens de ter em atençao as suas necessidades, em especial a sua iluminaçao. Quanto ao ciclo, depende do teu filtro e tambem do teu areao, filtro com mais materias filtrantes e areao mais poroso desenvolve melhor as colonias de bacterias e por isso mais rapido é o ciclo. Se estiver enganado alguem que me corrija. Mas normalmente nunca é menos de 2 semanas. Espero ter ajudado. Cumps Citar
rodribike Publicado: Janeiro 1, 2009 Autor Publicado: Janeiro 1, 2009 pois eu sei ke e um aqua pekeno mas os meus pais sao casmurrus e dizem ke akele chega mas emfim isso depois o homem da loja convense os meus pais ke o aqua e pekeno XD bem o aqua e 40x20x17cm e gostava de por 6 neons, 1 LDA25 pittbul e 3 guppys mas acho ke os guppys tao a mais n é?? kuanto as plantas apenas punha ou fetos ou uma planta rasteira que ag n me recordo do nome ( eu ainda n comprei nada vou a loja amanha). o homem da loja aconselhou o feto e a outra planta e disse logo ke tipo de luz presisava. em pricipio as coisas ke vou comprar sao areia e pedras e um tronco, como ja referi ainda n comprei nada nem filtros nem luz mas o homem disse essas coisas (filtro etc) comforme as coisas ke eu keria por no aqua (por isso acho ke ta controlado) Citar
Joao_pm Publicado: Janeiro 1, 2009 Publicado: Janeiro 1, 2009 pois eu sei ke e um aqua pekeno mas os meus pais sao casmurrus e dizem ke akele chega mas emfim isso depois o homem da loja convense os meus pais ke o aqua e pekeno XDbem o aqua e 40x20x17cm e gostava de por 6 neons, 1 LDA25 pittbul e 3 guppys mas acho ke os guppys tao a mais n é?? kuanto as plantas apenas punha ou fetos ou uma planta rasteira que ag n me recordo do nome ( eu ainda n comprei nada vou a loja amanha). o homem da loja aconselhou o feto e a outra planta e disse logo ke tipo de luz presisava. em pricipio as coisas ke vou comprar sao areia e pedras e um tronco, como ja referi ainda n comprei nada nem filtros nem luz mas o homem disse essas coisas (filtro etc) comforme as coisas ke eu keria por no aqua (por isso acho ke ta controlado) Eu tinha paciencia e nao ia ja amanha la à loja, ou entao ia, e anotava as coisas e vinha aqui ao forum perguntar se concordavam. Tambem acho que deves escolher entre os neons ou os guppies. E nao te preocupes que daqui a um tempinho ja tao fascinados e ambem te deixam ter um aqua maior. Desde que mostres interesse! Aqui no forum é proibido linguagem de sms. ; ) Citar
rodribike Publicado: Janeiro 1, 2009 Autor Publicado: Janeiro 1, 2009 (editado) sim eu tenho ja perguntado umas coisas aki no forum sobre as plantas o cojundo dos peixes etc e tenho anotado ja a 1 semana e tal ke ando a tirar duvidas mas de kualker forma la na loja (especializada em peixes) eles dir me ao quanto tempo presiso de esperar e memo que seja pouco tempo eu vou medindo os niveis de ph e nitratos e vejo kuando estabiliza obrigado pela ajuda! se eu colocar os guppys em vez dos neons eles depois criam e n tenho local para os meter ai e ke esta o problema (mesmo assim gosto mais de neons) ja ag sabes o nome de algum peixe ke se de bem com os neons e ke crie rapido (so por curiosidade ( e tambem no caso de conseguir um aqua maior))? Editado Janeiro 1, 2009 por rodribike Citar
Jorge Oliveira Publicado: Janeiro 1, 2009 Publicado: Janeiro 1, 2009 Amónia e nitritos é isso que tens que medir e não pH e nitratos para saber se o ciclo já terminou ou não.Nessa litragem ia para camarões.É mesmo muito pequeno para peixes. Citar O meu feedback
rodribike Publicado: Janeiro 1, 2009 Autor Publicado: Janeiro 1, 2009 entao kuantos camaroes eu podia colocar? Citar
rodribike Publicado: Janeiro 1, 2009 Autor Publicado: Janeiro 1, 2009 mas digam lá quanto tempo eu tenho de esperar para que os valores fixem?!?! Citar
Jorge Oliveira Publicado: Janeiro 1, 2009 Publicado: Janeiro 1, 2009 A paciência é uma virtude.Tens que ter calma e ir medindo os valores,sendo assim apressado como és não vejo um futuro brilhante.Num "aquário" dessas dimensões é bastante complicado estabilizar e manter essa estabilidade.Não convém depois te baldares nada nas TPA's,pode ser fatal falhares uma TPA. Citar O meu feedback
rodribike Publicado: Janeiro 1, 2009 Autor Publicado: Janeiro 1, 2009 (editado) mas é mais fácil estabilizar num aqua maior? ja agora qual o significado de TPA? Editado Janeiro 1, 2009 por rodribike Citar
rodribike Publicado: Janeiro 1, 2009 Autor Publicado: Janeiro 1, 2009 o que eu vou fazer para n me esquecer das tpa é meter um post it de lado com o dia da tpa assim nunca me esqueso XD Citar
Joao_pm Publicado: Janeiro 1, 2009 Publicado: Janeiro 1, 2009 o que eu vou fazer para n me esquecer das tpa é meter um post it de lado com o dia da tpa assim nunca me esqueso XD Eu nao preciso lol ando sempre com muita atençao ao meu aquario portanto lembro-me perfeitamente. Como ja foi dito, paciencia é a palavra chave em aquariofilia! Volto a frisar o melhor e veres o que teem na loja e vires aqui perguntar, olha que nas lojas nao se sabe tanto como aqui mas pronto se é assim que queres fazer entao faz lol Tambem a ideia de apostar em camaroes, é a melhor coisa a fazer. Demasiado pequeno esse aqua para manter peixes. Citar
Joao_pm Publicado: Janeiro 1, 2009 Publicado: Janeiro 1, 2009 a loja e a naturline Aí podes confiar ; ) Citar
rodribike Publicado: Janeiro 1, 2009 Autor Publicado: Janeiro 1, 2009 ok mas n me respondeste XD o que quer dizer TPA XD Citar
Joao_pm Publicado: Janeiro 1, 2009 Publicado: Janeiro 1, 2009 ok mas n me respondeste XD o que quer dizer TPA XD Troca parcial de agua Deve ser sempre feita todas as semanas entre 10 a 20% da agua. Deve ser adicionada calmamente para nao originar efeitos bruscos na agua do aquario. A temperatura por exemplo. Deves adicionar sempre tambem anti-cloro. Citar
Jorge Oliveira Publicado: Janeiro 1, 2009 Publicado: Janeiro 1, 2009 Anti-cloro quando não é água posta em repouso previamente.A discução sobre usar ou não anti-cloro foi batida inumeras vezes por cá.Até hoje em 2 anos e algo não usei.Mas há quem use todos os dias.Ajuda sempre algo pelo menos 1 vez por ano a retirar os materiais pesados da água. Já fizeste pelo menos 3 tópicos diferentes já perguntaste muita coisa e não saberes o que é TPA nesta altura que estás quase a montar o aquário é algo grave Lê ainda mais. Citar O meu feedback
rodribike Publicado: Janeiro 1, 2009 Autor Publicado: Janeiro 1, 2009 eu sabia que se tinha de tirar um bocado de agua 1 vez por semana se n tou em erro n sabia e como se dizia e tambem n sabia o significado de tpa porque voces dizem tens de faxer tpa.... mas quem e novo n pode adivinhar que e trco parcial de agua (se esta no forum peço desculpa n devo ter lido ) mas olha ja ag podias me explicar melhor uma TPA por ex 20% de um aqua e 1L. eu coloco 1L numa jarra deixo estabilizar depois retiro do aqua com uma chavena de cafe um bocado de agua e depois coloco um bocado igual da jarra nao e^? corrige me se tou enganado Citar
Jorge Oliveira Publicado: Janeiro 1, 2009 Publicado: Janeiro 1, 2009 Em 11L é 1L,podes encher uma garrafa de 1L e deixar sem tampa 48h para sair o cloro e depois tiras a água no aquário e vais metendo aos poucos a agua da garrafa,se vires que baixa 2º esperas para a temperatura subir e voltas a acrescentar água até meteres a garrafa toda Citar O meu feedback
rodribike Publicado: Janeiro 1, 2009 Autor Publicado: Janeiro 1, 2009 (editado) Em 11L é 1L,podes encher uma garrafa de 1L e deixar sem tampa 48h para sair o cloro e depois tiras a água no aquário e vais metendo aos poucos a agua da garrafa,se vires que baixa 2º esperas para a temperatura subir e voltas a acrescentar água até meteres a garrafa toda Afinal ate sei qualquer coisa XD eu sei formulas (vindas da quimica) em que sei que quantidade a que temperatura e de que material eu tenho de acrescentar para que a temperatura de outra coisa va para a temperatura que eu quero mas como estamos a falar de agua nos 2 casos e mais facil sao 2 materias iguais Editado Janeiro 1, 2009 por rodribike Citar
rodribike Publicado: Janeiro 1, 2009 Autor Publicado: Janeiro 1, 2009 mas como se coloca pouco de cada vez n e presiso contas nenhumas brigado pelas dicas ! Citar
rodribike Publicado: Janeiro 2, 2009 Autor Publicado: Janeiro 2, 2009 (editado) tive a pensar e nao sei se será mais eficiente todos os dias tirar um copo de agua acham que assim resulta? assim fasso tpa todos os dias. o que e que acham? Editado Janeiro 2, 2009 por rodribike Citar
rodribike Publicado: Janeiro 2, 2009 Autor Publicado: Janeiro 2, 2009 n persebi uma coisa, para que e que serve o cloro se temos de deixar a garrafa aberta para ele sair? Citar
Recommended Posts