Novato AQUA grande - concelhos


Sagres86

Recommended Posts

Boas, chamo-me Sérgio e sou de Lisboa. Antes de mais quero felicitar quer aos moderadores e os users por este forum que é excelente já me está a ajudar bastante.

Sempre tive vontade de ter um aquário, neste momento tenho o espaço e o sonho de ter um aquário no quarto idealizado na minha cabeça.. lol

 

O projecto é o seguinte, ter um aquário comunitário com bastantes peixes ou então um casal de uma espécie mais exótica, de tamanho maior e bonita, (ex: peixe Oscar) mas que seja resistente uma vez que tenho experiência nula em aquariofilia..

 

Quero-me iniciar mas iniciar com um aquario tamanho de homem e pensei nestas medidas, 120x40x50 (Comprimento x Largura x Altura) que ficaria ao lado da cama.

Pretendo ter um móvel por baixo para arrumação e colocação de equipamentos.

 

Questões:

 

1- uma vez que nunca vi um aquário tão próximo de uma cama será incomodativo o barulho dos filtros? Qual o filtro mais aconselhável, para não haver ruído de agua a cair?

 

2- Que espécies me sugerem ter nestas dimensões nas duas situações (aqua comunitário VS casal de peixes de maiores dimensões) tendo em conta a minha experiência ser nula.

 

3- Estou preocupado com o consumo mensal de um aquario destas dimensões, pois já tenho uma factura alta mensalmente.. alguém tem noção do que vou +/- gastar num aquário destas dimensões mensalmente

 

4- A iluminação azulada (vulgo Neon azul) presente em alguns aquários é aconselhável para os peixes? Uma vez não ser de cor natural não stressa os peixes? (ver cor na imagem em baixo) Adoro o efeito dessa luz principalmente à noite.

 

 

 

Aproveito para deixar o que tenho em mente:

 

* Planta do 4º:

 

projectozx1.jpg

* Aquário tipo em mente que vi neste fórum e que gostei:

 

DSC09491.jpg

 

IMG_7779.jpg

Editado por Sagres86
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

(.../...)

 

Questões:

 

1- uma vez que nunca vi um aquário tão próximo de uma cama será incomodativo o barulho dos filtros? Qual o filtro mais aconselhável, para não haver ruído de agua a cair?

 

2- Que espécies me sugerem ter nestas dimensões nas duas situações (aqua comunitário VS casal de peixes de maiores dimensões) tendo em conta a minha experiência ser nula.

 

3- Estou preocupado com o consumo mensal de um aquario destas dimensões, pois já tenho uma factura alta mensalmente.. alguém tem noção do que vou +/- gastar num aquário destas dimensões mensalmente

 

4- A iluminação azulada (vulgo Neon azul) presente em alguns aquários é aconselhável para os peixes? Uma vez não ser de cor natural não stressa os peixes? (ver cor na imagem em baixo) Adoro o efeito dessa luz principalmente à noite.

Antes de mais, bem vindo ao "vício"! Tentando responder às tuas questões:

 

 

1 - Tudo depende do tipo de fauna que optes, e a "qualidade" dos filtros. Há peixes que não apreciam muita movimentação de água, ao contrário de outros, que adoram uma boa turbulência. O filtro, ou filtros depende mais uma vez da mesma fauna! Há peixes que são pouco "exigentes", ao contrário de outros que são uns "grandes porcalhões". Marca só te indico uma, com já o fizeram: Eheim!

 

2 - Aconselhar o tipo de fauna é sempre ingrato. O que para uns pode ser excelente, para outros pode ser banal! Gostos não se discutem. Pessoalmente gosto de Ciclídeos Africanos, e com essas medid,as de aquário podes fazer uma coisa engraçada, agradável à vista e sem problemas de territorialidade. Apesar do que posaam dizer, e possas ler, este tipo de peixes não é muito exigente e "aguenta as asneiras" do principiante.

 

3 - Bem vindo ao grupo "daqueles que contribuem para que a EDP seja uma empresa com muitos lucros"! Imaginando que optas pelo biótopo Africano, os tais "Ciclistas Africanos", dois filtros Eheim 2217 seria o mínimo aconselhável, um aquecedor Jagger 200Watts, iluminação 2x39Watts T5. Contas por alto, os filtros ligados 24 horas por dia, 20wattsx2filtrosx24horas=960watts/dia; aquecedor 8 por dia, 1600Watts/dia; Iluminação 8 horas por dia, 624 watts/dia. Tudo somado dá 3184watts dia. A preços actuais, dá 2,08€/dia. Claro está que este valor é meramente exemplificativo! Se tiveres tarifa bi-horária podes reduzir a este valor até 45%.

 

4 - Essa luz azulada que descreves, é supostamente para recriar o luar! Aqui por estes lados, a Lua "dá" uma luz branca! Parece que noutros locais é azul :naughty: . Esse efeito é meramente estético, não stressa os peixes. É agradável à vista, e se bem dimensionado, dá um óptimo ao aquário. Quanto a mim, ajuda os peixes na transição do "dia" para a "noite", não sendo tão brusca, e depois de um dia de trabalho sabe bem ficar a olhar para o aquário, apenas com aquela luz azulada! Transmite-nos uma sensação de tranquilidade!

 

 

Um conselho: faz as coisas com calma, muita calma, e se houver alguma dúvida, não hesites em colocar bigsmile .

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

David Cabete Obrigado desde já pelas dicas, eu não vou ter pressas até porque tenho muito que ler ainda.

Realmente por esses valores acaba por ser uma factura muito pesada ao final do mês acho que prefiro abdicar para um aquario mais pequeno ou uma solução que exija menos energia.. Já pus de parte o aqua de àgua salgada pois isso dos corais exige iluminação potente..

 

Pretendia um aquario com o aspecto mais clean possível com filtros externos e tubos transparentes e escondidos, com a tal luz azulada, com poucas plantas e peixes com cores agradáveis à vista pois os aquários realmente transmitem qualquer coisa de ZEN lol

Não gosto muito de aquários pequenos, mas dar 60€ por mês à EDP só do aquario neste momento acho que o meu "vicio" não justifica. Parece que vou ter de optar por um aquario tamanho junior...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 - Bem vindo ao grupo "daqueles que contribuem para que a EDP seja uma empresa com muitos lucros"! Imaginando que optas pelo biótopo Africano, os tais "Ciclistas Africanos", dois filtros Eheim 2217 seria o mínimo aconselhável, um aquecedor Jagger 200Watts, iluminação 2x39Watts T5. Contas por alto, os filtros ligados 24 horas por dia, 20wattsx2filtrosx24horas=960watts/dia; aquecedor 8 por dia, 1600Watts/dia; Iluminação 8 horas por dia, 624 watts/dia. Tudo somado dá 3184watts dia. A preços actuais, dá 2,08€/dia. Claro está que este valor é meramente exemplificativo! Se tiveres tarifa bi-horária podes reduzir a este valor até 45%.

David Cabete só uma questão nos consumos, pois fiquei confuso, se o aqua terá uma estimativa de 3184 Watts = 3,184 kWh diários

 

Pelo que estive a ver na minha potencia contratada pago 0,1143 € por cada kWh sem bi-horário (tenho Bi-Horário, mas fazendo as contas sem) ficaria diariamente 3,184 kWh * 0,1143 (preço por kWh) = 0,364 €

 

3,184 kWh diários * 30 dias = 95,52 kWh mensais * 0,1143 € por cada kWh = 11€ (arredondados)

 

 

Estas contas foram sem Bi-Horário, estarão correctas?

É que se assim for acho que vou avançar para um aquario dessas dimensões, mas acho que como difere em muito das tuas possivelmente estão erradas.

 

Agradeço desde já a ajuda! Cumps e bom ano!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

David Cabete só uma questão nos consumos, pois fiquei confuso, se o aqua terá uma estimativa de 3184 Watts = 3,184 kWh diários

 

Pelo que estive a ver na minha potencia contratada pago 0,1143 € por cada kWh sem bi-horário (tenho Bi-Horário, mas fazendo as contas sem) ficaria diariamente 3,184 kWh * 0,1143 (preço por kWh) = 0,364 €

 

3,184 kWh diários * 30 dias = 95,52 kWh mensais * 0,1143 € por cada kWh = 11€ (arredondados)

 

 

Estas contas foram sem Bi-Horário, estarão correctas?

É que se assim for acho que vou avançar para um aquario dessas dimensões, mas acho que como difere em muito das tuas possivelmente estão erradas.

 

Agradeço desde já a ajuda! Cumps e bom ano!

 

 

Ola caro amigo moro no Brasil e estou com meu aquário há cinco meses mais ou menos, é bem complicado no inicio.

Já reiniciei minha criação por três vezes, pois nas primeiras vezes morreram todos com doenças, foi muito triste pra mim, mas não desanimei e comecei tudo do inicio.

Meu primeiro foi um pequeno 40x30x20 comp.alt.larg.

Morreram todos doentes, ñ desisti fui a um vidraceiro e comprei os vidros montei o aquário sozinho agora com o tamanho 60x40x35 terminei e dei inicio a todo o processo esperei o tempo necessário comprei as químicas comprei os peixes e la estava o aquário lindo decorado com uma embarcação no fundo ai veio à peste novamente morreram todos outra vez.

Agora estou um pouco mais esperto, tenho impressão que vai dar agora, adquiri umas algas naturais e as introduzi no aquário acho que a biologia esta correta.

Deu uma doença em um só, no peixe telescópio ele ficou com os olhos esbranquiçados os olhos explodiram o peixe esta sem os dois olhos o tirei e coloquei no aquário hospital que fiz com o primeiro aquário que tenho o pequenino já tem cinco dias que ele esta la sem os olhos e sobrevivendo cego.

Mas tenho certeza que você vai curtir muito.

Abraços e tenho um ano novo muito feliz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

David Cabete só uma questão nos consumos, pois fiquei confuso, se o aqua terá uma estimativa de 3184 Watts = 3,184 kWh diários

 

Pelo que estive a ver na minha potencia contratada pago 0,1143 € por cada kWh sem bi-horário (tenho Bi-Horário, mas fazendo as contas sem) ficaria diariamente 3,184 kWh * 0,1143 (preço por kWh) = 0,364 €

 

3,184 kWh diários * 30 dias = 95,52 kWh mensais * 0,1143 € por cada kWh = 11€ (arredondados)

 

 

Estas contas foram sem Bi-Horário, estarão correctas?

É que se assim for acho que vou avançar para um aquario dessas dimensões, mas acho que como difere em muito das tuas possivelmente estão erradas.

 

Agradeço desde já a ajuda! Cumps e bom ano!

 

Tens razão! Não sei onde me enganei a transcrever os valores! Só depois de ver a tua observação é que cheguei à conclusão que algo estava errado...

 

 

Contas certas são estas:

 

3,184 kWh diários * 30 dias = 95,52 kWh mensais * 0,1143 € por cada kWh = 10,92€ mensais sem tarifas Bi-horárias.

 

Se tiveres Bi-horário, e como há várias tarifas, e como nem todos os aparelhos estão ligados na tarifa económica, por alto podes reduzir nesse valor, 10.92€, cerca de 25%, o que dará mais coisa menos coisa 8.19€.

 

Não sei mesmo como cheguei aquele valor astronómico! Devia estar a pensar naquilo que os aquários cá de casa consomem todos juntos!

 

 

Cumps.

 

 

P.S.- Boas entradas e que o Ano Novo seja melhor que o que vai acabar.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sérgio,

 

aproveito para comentar nos teus comentários :D :

 

 

Boas, chamo-me Sérgio e sou de Lisboa. Antes de mais quero felicitar quer aos moderadores e os users por este forum que é excelente já me está a ajudar bastante.

Sempre tive vontade de ter um aquário, neste momento tenho o espaço e o sonho de ter um aquário no quarto idealizado na minha cabeça.. lol

 

Percebo perfeitamente. Ter um aquario de 1,20cm como primeiro aquario e no quarto é excelente mesmo. Comecei com um de 30cm na sala :/. Agora tenho um de 1,50m no wall de entrada. No quarto deve ser muito fixe...

 

O projecto é o seguinte, ter um aquário comunitário com bastantes peixes ou então um casal de uma espécie mais exótica, de tamanho maior e bonita, (ex: peixe Oscar) mas que seja resistente uma vez que tenho experiência nula em aquariofilia..

 

Tens o Oscar, piranhas e outros. Mas em ciclideos africanos também tens uns grande e bonitos que dão vida ao aquario..

 

Quero-me iniciar mas iniciar com um aquario tamanho de homem e pensei nestas medidas, 120x40x50 (Comprimento x Largura x Altura) que ficaria ao lado da cama.

Pretendo ter um móvel por baixo para arrumação e colocação de equipamentos.

 

Questões:

 

1- uma vez que nunca vi um aquário tão próximo de uma cama será incomodativo o barulho dos filtros? Qual o filtro mais aconselhável, para não haver ruído de agua a cair?

 

tive uma vez um aquario perto da cama e era um pouco incomodo. e tinha 60cm. Acho que não vais conseguir dormir com o barulho do filtro... por mais silencioso que este seja. Sugeria talvez pensares colocares o aquario na parede onde tens o sofá para ficar um pouco mais longe...

 

 

2- Que espécies me sugerem ter nestas dimensões nas duas situações (aqua comunitário VS casal de peixes de maiores dimensões) tendo em conta a minha experiência ser nula.

um aquario comentário pode ser de tantas formas... primeiros deves escolher que tipo de biotopo queres ter. dá uma vista no forum e diz quais gostas mais. A questão dos Oscares é que são muito bonitos mas podes ficar limitado ao seu comportamento (que pode ser suficiente :blink: ) a questão do comunitário é que tens que estudar primeiro que espécies colocar por forma a criares a tua comunidade...

 

 

3- Estou preocupado com o consumo mensal de um aquario destas dimensões, pois já tenho uma factura alta mensalmente.. alguém tem noção do que vou +/- gastar num aquário destas dimensões mensalmente

 

acho que isso não deve ser problema. desligas da ficha todos os outros aparelhos quando vais dormir e deve compensar o custo de manter um aquario. substitui também todas as tuas lampadas :puppydogeyes:

 

 

4- A iluminação azulada (vulgo Neon azul) presente em alguns aquários é aconselhável para os peixes? Uma vez não ser de cor natural não stressa os peixes? (ver cor na imagem em baixo) Adoro o efeito dessa luz principalmente à noite.

 

a ilumização não deve ser azulada mas branqueda e fracota... é muito bonito. Acho que deve funcionar com um temporizados. Quando se apagam as luzes acende o led e passados 40/50m desliga-se tudo... dá uma transição calma aos peixes

 

 

 

Aproveito para deixar o que tenho em mente:

 

Os aquários que colocadas são completamente diferentes lol. mas eu ia pelo 1º biggrin

Editado por Goodfeeling
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Goodfeeling pela tua resposta. Já agora não tens topic com foto do teu aquario??

 

Eu vou com calma estou a ponderar sobre tudo e como já tenho o vencimento deste mês e do próximo parcialmente canalizado para seguros etc, vou aproveitar para ler mais sobre espécies e possíveis comunidades ou optar pelo casal de Oscares.

 

Tenho ainda duas questões essenciais que será a localização do aquario e do tamanho do mesmo. Gostava mesmo de colocar ao lado da cama, pensava que os filtros externos eram muito silenciosos, a parede onde iria ficar o sofá é também ao lado da cama e não fica mais distante. Se fosse o barulho de um computador a trabalhar digo já que consigo dormir bem lol Mas um filtro daqueles em cascata, isso era impossível..

 

Fui a uma loja em Lisboa da especialidade e vi um aqua de 100x40x50 cm salvo erro já com calha para lâmpadas e móvel, muito bonito mas custava a módica quantia de 500€.. Era muito bonito mas considero caro. Vi depois um de 120x40x60 com movél penso que era 400€ sensivelmente com aqua e móvel mas não era tão bonito.

Que acham dos preços e onde me podem aconselhar ir para ver aquários e/ou moveis seja pela opção KIT ou comprar tudo em separado, em Lisboa e arredores?

 

Em relação ao tamanho do aquario ainda não me decidi estou ainda á espera de obter uma resposta sobre os consumos e decidir-me.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se usares EHEIM não vais ter problemas de barulho no quarto, a minha bomba de ar faz mais barulho que os 2 filtros eheim.....

 

A unica coisa que tens de ter é as flautas submersas para não fazer aquele barulho de agitação na superficie da água!!

 

Mas uma coisa que tens de ter em conta é a humidade que um aquario produz!!! Pois o meu aquario que tenho no quarto de 400LT larga muita humidade criando fungos nas paredes de x em x tempo... mesmo deixando uma greta da janela aberta para reduzir a humidade...

 

O que recomendo é que optes por espécies que não necessitem de grandes temperaturas, opta por vivaparos e usas uma temperatura de 24ºc

 

Cumps

Editado por Godlike

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

se aguentas um computador aguentas um filtro de certeza. O que faz mais barulho é realmente a bomba de ar.

 

Quanto a preços, o meu foi 800€ numa promoção em que custava 1000€. Havia mais baratos mais foi deste que gostei mais. É uma questão de gostos e de equipamento. O meu trazia já tudo (filtro, 2 termostatos, calha com iluminação e uma powerhead). Só tive que comprar o areão e ir apanha rochas para decoração... ah e comprei o papel de fundo também.

 

Lojas, não me recordo se posso dize mas eu comprei na fishplanet perto da praça de Benfica e vi também na Aquaplante, um dos fornecedores do forum.

 

Quanto a imagens não tinha actualizado nem tenho tópico. Deixo aqui duas:

 

Hoje de manha:

 

gallery_514_112_356787.jpg

 

Falaste em efeito moonlight. Deixo aqui o meu... Ofereceram-me uma mini lanterna USB para portateis e liguei a um transformador e apontei para o aquario. Ficou muito giro. Deixo 2 horas depois da luz apagar e depois fica tudo às escura...

 

Efeito:

 

gallery_514_112_34589.jpg

 

Abraço, bons estudos e vai dizendo a evolução disso.

 

Luís

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.