guilherme30 Publicado Novembro 13, 2008 Publicado Novembro 13, 2008 (editado) boas tenho 2 botias palhaço com pintas brancas alguem me pode ajudar a perceber o que e e se e contagioso obrigado, Editado Novembro 13, 2008 por guilherme30
PauloGrave Publicado: Novembro 13, 2008 Publicado: Novembro 13, 2008 E Ictio, os botias sao mt susceptiveis a esta doenca, sao parasitas. Deves subir imediatamente a temperatura para os 29C e adicionar SERA Costapur ou algo semelhante de outra marca e deves ter o problema resolvido em +- 5 dias. Ao subires a temp aceleras o ciclo dos parasitas fazendo com que os pontos brancos q sao os parasitas se descolem dos peixes e nadem pelo aquario (nao se ve a olho nu). O medicamento mata os parasitas, mas nao os ovos, por isso e importante subir a temperatura, para que os ovos ecludam rapidamente e morram. Espero ter ajudado. Cumps
merlin Publicado: Novembro 13, 2008 Publicado: Novembro 13, 2008 Atenção às dosagens do medicamente que utilizares. Os botia não têm escamas pelo que são muito sensiveis à medicação. é recomendado, e no folheto do medicamento deve haver essa referência, usar apenas metade da dose recomendada para o volume do teu aqua. Há pouco tempo tive os meus botias com Ictio e fiz o seguinte tratamento: 1º dia: Subi a temperatura para 28º (atenção aos restantes peixes que tiveres e verifica qual a temperatura máxima que podem suportar durante algum tempo). 2º dia: Subi a temperatura para 30º. Atenção que não deves subir muito a temperatura (ou baixar) de uma vez só. Os peixes não gostam muito de choques térmicos. 3º dia, para que os parasitas saiam dos peixes e os ovos ecludam, usei JBL Punktol (metade da dose); 5º dia, segunda dose de JBL Punktol; 6º dia, estvam bem, baixei a temperatura para 28º. Se ainda vires pontos brancos podes fazer mais um ciclo de medicação. 7º dia estava tudo bem e baixei a temperatura para 26º (a minha temperatura habitual). 8º e 9º coloquei carvão no filtro para retirar os restos da medicação. Ficou tudo bem.
Recommended Posts