lukkas-goldfish Publicado Novembro 10, 2008 Publicado Novembro 10, 2008 Boa tarde, Sou novo aki neste forum e estou a montar um novo setup no meu aqua de aprox. 60l. Então aqui vai a minha ideia: O aqua é pequeno (60l) e apenas quero peixes pequenos para que vivam em condições dentro dele e também vou plantar. a ideia original era esta: - 15 neons (não o cardinal o outro azul) - 1 casal de colisas - 1 casal de espadas (ou talvez guppies) estes é o casal em k mais tenho duvidas até aceito outras sugestões - 2 coridas pa manter o fundo limpo - 2 Otocinclus affinis (para manter plantas e vidros limpos) - 2 ou 4 camaroes Caridina multidentata (para limparem o musgo de java) Em relação ao plantado para já vou por Iluminação 36w 6400k Substracto: Akadama (acho k é este o nome) Plantas: -Vallisneria spiralis -Egeria densa (Elódia) -Rotala rotundifolia -Cabomba -Hygrophila polysperma -musgo de java plantado num tronco de videira Como podem ver escolhi plantas para um amador como eu... Aceito opiniões e ajudas mas sempre dentro do meu pensamento peixes pekenos para terem as condições ideais. Pois o aqua que desfiz tinha peixes que cresceram mt e me rebentavam com as plantas todas + 1 erro de amador. Desta vez quero cometer o menores erros possiveis. Se tudo correr bem o próximo fim de semana já fica plantado e a ciclar. Desde já agradeço o vosso tempo Cumps _GOLD_ Citar
hugoneto Publicado: Novembro 10, 2008 Publicado: Novembro 10, 2008 Viva, Parabéns por estares a começar! Eu comecei por um aqua de 60L e agora tenho um de 260L. Posso-te desde já dizer q é muita fauna (e talvez tb mta flora) para um aqua tão pequeno... Eu tenho menos fauna do que isso num aqua de 260L e não colocaria mais. Os nossos peixes devem ter um ambiente agradável e não superlotado. Em relação à Egéria Densa, a minha experiência é que aquilo cresce que nunca mais acaba... vas ter mto trabalhinho nas podas... A iluminação parece-me bem. Eu tenho umde 60L com Egéria Densa e com apenas uma luz de 15W ligada 12h está-se a portar mto bem. Boa sorte! Citar
lukkas-goldfish Publicado: Novembro 11, 2008 Autor Publicado: Novembro 11, 2008 Obrigado pela resposta, que peixes tirarias? ou que quantidades mudarias? Acho que estes são indespensáveis para que o aquario se mantenha sempre limpo: - 2 Otocinclus affinis (para manter plantas e vidros limpos) - 2 ou 4 camaroes Caridina multidentata (para limparem o musgo de java) Se calhar posso tirar os coridas? Será que os camarões me garantem a limpeza do fundo? Em relação aos neons ponho 10 em vez de 15? Relativamente ás plantas para já vou manter as que tenho mesmo que isso me leve a podas semanais mas quero ver quais se dão melhor... Abraço Citar
hugoneto Publicado: Novembro 13, 2008 Publicado: Novembro 13, 2008 Olá, Da tua lista de fauna, eu deixava apenas isto (diminui quantidades e retirei as colisas): - 8 neons (o neon é neon, o cardinal é cardinal; ou lhe chamas tetra neon ou tetra cardinal...) - 1 casal de espadas (ou talvez guppies) estes é o casal em k mais tenho duvidas até aceito outras sugestões - 1 coridas pa manter o fundo limpo - 1 Otocinclus affinis (para manter plantas e vidros limpos) - 2 camaroes Caridina multidentata (para limparem o musgo de java) Retirava: - as colisas (tenho um casal e uma delas teima em comer plantas... podes ter sorte ou azar...) Começa com isto e depois mais tarde acrescentas se achares bem. Vais ver que mesmo assim ao fim de algum tempo vais achar muita coisa... Mas para 60L isto não me parece desajustado. Espero ter ajudado. Abraço. Citar
Recommended Posts