Recommended Posts

Publicado (editado)

Olá a todos,

Começei um aquario novo a 2 semanas.

é um aquario de 60l, é pequeno mas num T1 é o que dá :D

tenho um filtro interior que vinha com o aqua, um difusor de CO2, um tronco e algumas plantas, substrato e areão.

passadas as 2 semanas os valores de agua que tenho são:

temp- 27

ph- 6

gh- 13

kh- 10

NH3/NH4- 10 mg/l

NO2- 0

NO3 - 0

PO4 - 0.25

Fe- 0.5

Cl- 0

os valores ainda estão longe da perfeição!

o que é k devo corrigir? ou devo apenas continuar a aguardar que o ciclo se conclua?

os peixe que quero colocar são espadas e guppys.

Obrigado pela atenção, vou colocar umas imagens pra terem uma ideia.

Abraço

30102008fj0.jpg

w800.png

30102008003bb1.jpg

w600.png

Editado por Decas
Publicado:

Olá,

Eu não domino bem isso do controle dos parâmetros da água, alias vou acompanhar este teu tópico a ver se aprendo umas coisas.

Aquilo que me parece é que os teus valores de NH3/NH4 estão altos, talvez o ciclo ainda não esteja completo. Corrigem-me se estiver errada.

Umas perguntas/dicas :

O que fizes-te para ajudar a ciclar o aqua?

É que a não ser as plantas não me parece ver peixes ou caracois. Sem isso o ciclo nunca se vai completar. Deverias ter uns caracois resistentes (Planorbis Corneus, Physas, nada de Ampalurias pois são sensíveis) depois acrescentar um ou dois peixes tipo corydoras, SAE, e uma vez o ciclo terminado podes começar a juntar peixes aos poucos para as bacterias nitrificantes se irem adaptando a nova realidade do aqua. Há quem deite daquelas bacterias que vêm em frascos, mas isso apenas ajuda a acelerar não completa o ciclo todo, se não as alimentar (dejectos dos caracois e peixes) as bacterias acabam para morrer.

Também acho que os teus valores de NO3, PO4 e ferro estão baixos.

Boa sorte,

Isabel "Zabou"

PS : O aqua está giro, pessoalmente prefiro ver o fundo preto, mas são gostos. Falta-te aí uma anubia, feto de Java ou até musgo preso no tronco.

Publicado: (editado)

viva,

tenho por lá um caracol perdido que deve ter vindo com as plantas.

a unica coisa que fiz foi ir adicionando comida de peixe de vez em quando...

já tentei lá meter um peixe mas morreu no dia seguinte, como tal nao quero arriscar outra vez sem segurança.

dai este meu post.

obrigado pela ajuda

André

Editado por Decas
Publicado:
já tentei lá meter um peixe mas morreu no dia seguinte, como tal nao quero arriscar outra vez sem segurança.

bom dia

Ph de 6.........isso não dá para guppys nem espadas pois são peixes de aguas alcalinas.

tens colocar um peixe que goste de aguas acidas ou um peixe que se adapte bem (por exemplo corydora)

Esse tronco vai sempre acidificar a agua, tens de escolher outros peixes para colocar no futuro.

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:
bom dia

Ph de 6.........isso não dá para guppys nem espadas pois são peixes de aguas alcalinas.

tens colocar um peixe que goste de aguas acidas ou um peixe que se adapte bem (por exemplo corydora)

Esse tronco vai sempre acidificar a agua, tens de escolher outros peixes para colocar no futuro.

Olá,

Nuno obrigado pelo teu concelho mas esse não foi de muita ajuda.

O meu problema era que o ciclo não tinha chegado a arrancar.

Meti Sera nitrivec na agua e a amonia desceu a pique.

O Ph já subiu pra 7 e os niveis já estão a estabilizar, preciso apenas que a amónia desça pra 0.

Há muitas maneiras de controlar os parametros da água, por isso antes de se dizer logo que se tem de mudar o tipo de peixe mais vale ver bem o que é que se pode fazer com a água.

cumprimentos cheers

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!