Problemas com ciclo do Azoto


JaCk7

Recommended Posts

Boas,

Tenho um aqua de 120l brutos. Montei o aqua no dia 4 de Out.

Tem um tronco grande, cambomba, egerias, 1 vallisneria e mais 2 plantas que não sei o nome.

Acondicionei a agua com Sera Aquatan, e coloquei também Sera Nitrivec, para ajudar na colónia de bactérias.

1 semana depois, ofereceram-me peixes: tendo a noção que era cedo demais, fiquei preocupado. Tenho 2 botias paquistaneses e 1 pleco albino.

Tenho feito TPA's semanais de 20l, agua com 24h de repouso e acondicionada com Aquatan. Aproveito sempre e aspiro o fundo para fazer a TPA.

Tenho um filtro Eheim Ecco 2234 (500l/h). Contem, de baixo para cima, esponja, biofibras finas, cerâmicas (1000ml) e lã filtrante.

Tenho ido sempre colocando o nitrivec, que está praticamente de fim a embalagem de 250ml. Foi sempre guardado no frigorífico depois de aberto.

O pH sempre esteve estável entre os 7 e os 7,5.

O meu problema, e depois deste histórico todo, é que 3,5 semanas depois e sempre com o nitrivec para ajudar, continuo a ter amónia na água.

Segundo li, ao fim de 15 dias a amónia deveria começar a desaparecer. Não tenho muita, mas tenho a suficiente para me deixar preocupado com o que possa estar mal no meu aqua: ontem medi e tinha 0,5mg/l. Medi com um teste que comprei da Aquapex.

 

Os peixes estão aparentemente bem, comem, estão activos e (quase) sempre no fundo onde, teoricamente, deveria existir as maiores concentrações de amónia.

Será normal? O que pode estar errado? Será que devo estar preocupado?

Editado por JaCk7

Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti!

A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim!

O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Na minha modesta opinião (ainda leigo em muitas coisas), pela experiência que tive com 3 aquas (o maior dos quais com 260L brutos), no início eu sugiro fazer TPAs de dois em dois dias de 40-50% (aí durante uma semana e meia).

 

Acho que TPAs de 20L no teu aqua são manifestamente insuficientes. Dado que ainda tens concentração de amónia, sugiro-te que faças já um TPA 50% e dpois dias depois mais um.

 

Deves é ter o cuidado de colocar a temperatura da água nova aproximadamente igual à do aqua, para que os peixes não se ressintam das diferenças de temperatura.

 

 

Espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas eu já tenho mais de 3 semanas de ciclo...era suposto a colónia de bactérias crescer e adaptar-se de maneira a consumir a amónia por completo, não?

Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti!

A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim!

O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tinha o meu aqua montado há cerca de duas semanas e meia, a amónia quase a zeros, mas cometi o erro de lavar o filtro e adeus bactérias... Como já tinha 5 peixes no aquário, e para evitar perdê-los, fiz TPA's durante 4 dias seguidos de cerca de 30% da água (o meu aqua leva cerca de 45L)... e depois de 2 em 2 dias, dependendo dos valores de amónia. Isto foi há semana e meia e hoje, finalmente, tenho a minha amónia quase a zeros...

 

Por isso, apesar da minha pouca experiência, estou de acordo com o hugoneto em relação a TPA's mais frequentes.

 

É que apesar de teres o aqua a 3 semanas o facto de teres intoduzido os peixes cedo pode ter levado a um aumento da amónia comparativamente com as bactérias existentes para a transformar.

 

Só uma curiosidade... as bactérias de frasco devem ser guardadas no frigorifico?? Isso não as inactiva?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É que apesar de teres o aqua a 3 semanas o facto de teres intoduzido os peixes cedo pode ter levado a um aumento da amónia comparativamente com as bactérias existentes para a transformar.

Mas ha mais de 2 semanas que tenho os mesmos peixes, teoricamente as bacterias deveriam multiplicar-se não? De forma a consumir a amónia...

 

Só uma curiosidade... as bactérias de frasco devem ser guardadas no frigorífico?? Isso não as inactiva?

Segundo o que diz no frasco, devem ser conservadas no frigorífico depois de abertas, para não morrerem...se houver informação em contrário, que me avisem por favor...

 

Vou esperar por mais opiniões para saber se parto para nova TPA a meio da semana ou como faço!

De referir que neste momento a amónia esta minimamente controlada, pois não esta sequer no nível que o teste diz ser prejudicial a longo prazo, mas eu acho que ao fim de mais de 3 semanas já não deveria existir...correcto?

Obrigado.

Cumps

Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti!

A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim!

O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Cris,

 

Sim, depois de aberto o frasco, deves conservar no frigorifico.

Isto não as inactiva, apenas as "adormece" até que as coloques num aqua.

 

É claro que o prazo de validade depois de aberto não deve ser muito grande... eu diria que algumas semanas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também tenho ideia que a temperatura apenas as deixa num estado de latência...

 

Mas o meu frasco, que é de outra marca, diz que não é necessário guardar no frio. Como precauções diz apenas para não deixar congelar nem expor a temperaturas superiores a 49ºC, o que é compreensivel.

 

::D:

 

Quanto à amónia eu aconselho mesmo as TPA's diárias, durante uns dias... e ir medindo os níveis de amónia. As bactérias multiplicam-se sim, mas neste caso a velocidade a que se multiplicam pode não ser proporcional à quantidade de amónia produzida, ou seja, ainda não atingiram um nível suficiente que permita a eliminação completa da amónia... pelo menos é o que acho!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho o aqua de 120 reais, e tenho excesso de populaçao e mesmo tendo um filtro bom demais pro aqua

o 2217 da eheim mudo sempre 30 litros todas as semanas ( 3 baldes) e as bacterias nunca tinha ouvido falar nisso

do frigorifico, as minhas tao sempre com o frasco dentro de um movel.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho o aqua de 120 reais, e tenho excesso de populaçao e mesmo tendo um filtro bom demais pro aqua

o 2217 da eheim mudo sempre 30 litros todas as semanas ( 3 baldes) e as bacterias nunca tinha ouvido falar nisso

do frigorifico, as minhas tao sempre com o frasco dentro de um movel.

 

Ok, eu tenho neste momento 3 peixes, estou a mudar semanalmente 20% de agua. Tu mudas 25% semanalmente, num aqua sobrelotado.

Será que são esses 5% que estão a fazer a diferença? Quero acreditar que não...

:s

Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti!

A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim!

O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se estás com excesso de amónia não podes fazer TPA's semanalmente! Experimenta, como já te disseram aqui, e durante cerca de uma semana faz TPA's diárias, com mais alguma adição de bactérias de frasco! ::D:

 

O fjabrantes deve fazer essas TPA semanais porque já tem o aqua estabelecido, as bactérias lá existentes já são suficientes para lidar com a amónia produzida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Botias a plecos fazem muita porcaria... Na minha opinião devias fazer TPA's de 20% pelo menos, dia sim/dia não até isso estabilizar. Se deixas repousar a água não é necessário o anti-cloro e como já tens peixes também escusas de gastar mais dinheiro em bactérias pois os peixes fazem esse papel.

Cumps. ::D:

<!-- isHtml:1 --><!-- isHtml:1 --><!-- isHtml:1 --><span style='font-family: Comic Sans MS'>Paula Castanheira</span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok,

Fiz 1 no domingo a noite. Hoje à noite sai mais uma TPA.

Vamos lá ver se consigo resolver o problema.

Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti!

A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim!

O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

faz como ja disseram, pelo menos 2 tpas semanais , tens 120 brutos isso deve dar para ai 100 reais,

muda 25 litros am cada tpa, e aguarda pelo ciclo completo.

Eu como tenho muitas plantas nunca aspirei o fundo,sempre que mudo a agua na tpa vai directo da torneira

pro aqua , coloco logo de seguida o acondicionador e 1 hora depois as bacterias.

No entanto ha um produto bom que eu utilizo que é da marca Seachem - o Purigen, absorve tudo o que é mau,

e nao liberta como o carvao, que quando esta com a capacidade maxima de aborçao pode começar a fazer o efeito contrario,

o Purigen pareçe um pó branco, que metes numa meia, e aquilo vai ficando castanho, e pode ser regenerado ( que eu ja fiz )

Quanto ao Aquatan, da Sera é bom mas caro, tens na Avipeixe o Stress Coat e o Stress Zime ( acondicionador e bacterias )

e sao mais baratos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

faz como ja disseram, pelo menos 2 tpas semanais , tens 120 brutos isso deve dar para ai 100 reais,

muda 25 litros am cada tpa, e aguarda pelo ciclo completo.

Eu como tenho muitas plantas nunca aspirei o fundo,sempre que mudo a agua na tpa vai directo da torneira

pro aqua , coloco logo de seguida o acondicionador e 1 hora depois as bacterias.

No entanto ha um produto bom que eu utilizo que é da marca Seachem - o Purigen, absorve tudo o que é mau,

e nao liberta como o carvao, que quando esta com a capacidade maxima de aborçao pode começar a fazer o efeito contrario,

o Purigen pareçe um pó branco, que metes numa meia, e aquilo vai ficando castanho, e pode ser regenerado ( que eu ja fiz )

Quanto ao Aquatan, da Sera é bom mas caro, tens na Avipeixe o Stress Coat e o Stress Zime ( acondicionador e bacterias )

e sao mais baratos

Ok,

Vou fazer a TPA (2ª da semana) e depois no domingo faço outra, ver como corre a coisa.

Neste momento tenho a embalagem de Aquatan, por isso vou gasta-la. Mas obrigado pela informação do Purigen, vou procurar isso! ::D:

 

Já agora, quanto tempo deveria levar um aqua até entrar na 2ª fase do ciclo (amónia em nitritos) ?

 

Cumps

Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti!

A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim!

O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desenvolvimento:

 

Antes de efectuar a TPA falada, resolvi medir a amónia da agua da torneira, só para retirar mais algumas conclusões.

Então, o meu rico teste da Aquapex, indicava-me que tinha 0,6mg/l de amónia na agua da torneira, +- igual ao que indicava na água do meu aquário!

Pedi a um amigo aqui do fórum (Pedro Amado), que vive perto de mim, para medir com o teste da Sera dele a água da torneira e voilá...0mg/l!

 

Conclusão: produtos Aquapex, acho que não volto a comprar e provavelmente o meu aqua nem tem problemas de amónia. Acabei por não fazer ainda a TPA.

Próximo passo: vou medir a amónia com o teste da Sera para ver o resultado, depois indico aqui.

 

Já agora, mais alguém tem/usa testes da Aquapex?

Opiniões?

 

Cumps!

Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti!

A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim!

O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.