martafx Publicado Outubro 15, 2008 Publicado Outubro 15, 2008 À cerca de um ano que não me morria um peixe no aquário. Agora comprei dois guppys macho, um morreu logo na primeira semana e todos os guppys (fêmeas e machos), estão a ficar com as barbatanas cobertas com uma espécie de "bolor" e estão a desfazer-se. Que medicamento compro???
mexas Publicado: Outubro 15, 2008 Publicado: Outubro 15, 2008 Antes de gastares dinheiro tira umas fotos e coloca aqui para o pessoal ver... Sem fotos é complicado... Rodolfo Valentim :.:Beta Green Project :.: ---------------> :.:Malawi Rift Paradise:.:
Jorge_Fernandes Publicado: Outubro 16, 2008 Publicado: Outubro 16, 2008 Bem sem fotos as unicas coisas que te poderei dizer são estas !!! agora com fotos torna tudo mais facil!! Podridão das Barbatanas Agente etiológico: A colonização original geralmente é produzida por Pseudomonas Fluorescens e Aeromonas Liquefasciens, seguídas por Mycobacterium sp. e Myxobacterias do género Cytophaga Columnaris e outras. Os tecidos necróticos servirão de meio de cultura para fungos dos géneros Saprolegnia e Achyla que também favorecem a perda das mesmas. Fisiopatologia: Quando a colonização destrói a barbatanas e se localiza no pedúnculo caudal , a doença se torna muito difícil de regredir ocorrendo invasão da corrente sanguínea e septicemia. Tratamento: * Oxitetraciclina (Terramicina) 500 mg/ 50 litros de água, renovando-se 1/3 da água a cada 24 horas durante cinco dias. * Pincelar as barbatanas com Iodo-Povidine ou com pomada de Neomicina * Aumentar a temperatura do aquário para 30ºC Oodinose (Doença do Veludo) Agente etiológico: Oodinium Pilularis Fisiopatologia: O contágio é directo, por uma forma flagelada infectante de seu ciclo de vida que pode deslocar-se activamente a procura de um novo hospedeiro. Os sinais clínicos da doença do veludo, inicialmente são inespecíficos onde o peixe apresenta irritação cutânea, aumento da produção de muco e distúrbios nadatórios. Quando a parasitose torna-se mais intensa surgem manchas brilhantes acastanhadas na superfície do corpo assemelhando-se ao veludo. Neste estágio os peixes já apresentam disfunção respiratória, congestão e hiperplasia branquial. Estágios agônicos com peixes indo ao fundo com o ventre para cima e nados em rodopio sucedem a fase de disfunção respiratória e nenhum tratamento pode reverter o quadro. É extremamente perigosa para os peixes pequenos, principalmente para os caracídeos (Neon, Rodóstomus, etc.), podendo "devastar" um aquário em menos de 6 horas. Tratamento: * Azoo anti-oodinium * Banhos demorados de tripaflavina * Azul de metileno 2 gotas 5% / 5L de água , durante 5 dias * Elevação da temperatura a 30º C e escurecimento total do ambiente * Retirar as plantas e todos os objetos do aquário Cumprimentos do aquarofilista Jorge Fernandes (ex-thormenthor) EU: Understone Project Especialista em Vivíparos, Discos e Escalares http://jorgemfernandes.blogspot.com/
martafx Publicado: Outubro 16, 2008 Autor Publicado: Outubro 16, 2008 Já imprimi... amanhã vou a correr p a loja de papel na mão As plantas, as ampularias e os caracois azuis (n sei o nome )já estão num aquário provisório desde hoje de manhã. Amanhã vou passar os peixes para outro para poder limpar o aquário. Vou começar tudo outra vez Tenho estado a fazer tratamento com esha 2000 e esha exit, não vejo melhoras nenhumas nos peixes mas pelo menos não morreu mais nenhum adulto. (morreram 3 alevins) Desculpe não explicar melhor mas a minha ligação à net está péssima... estou em queda livre.... ou quase!!!
martafx Publicado: Outubro 17, 2008 Autor Publicado: Outubro 17, 2008 Morreram.... Só sobrou uma fêmea. Para piorar as mollys e as espadas começam a apresentar os mesmos sintomas Vou-me dedicar à heliocultura, está visto que aquariofilia não é p mim!
Recommended Posts