Visitante Publicado Setembro 13, 2003 Publicado Setembro 13, 2003 Olá, sou novata nas artes dos aquários, tenho um aqua 30lts c/ 2 peixes dourados, 1 telescópio, 1 cauda de véu e 1 limpa-fundos, 26º. Tudo tem corrido bem, até há uma semana, em q o cauda de véu tem andado estranho.Tem períodos (+- 1 vez/dia) em q fica caído, parece mesmo moribundo e, umas horas depois já nada direitinho e c/ o apetite do costume .Já o tirei do aquário e ele recuperou, mas tb já o deixei ficar e ele volta ao normal...Não noto sinais evidentes de doença, apenas a cauda + tombadita e esconde-se + q o habitual. Os outros peixes estão bem...não sei o que fazer Podem dar-me uma ajuda? Thanks!
Miguel Pereira Publicado: Setembro 13, 2003 Publicado: Setembro 13, 2003 Olá Sónia, Parece-me que os telescópios, os peixes dourados e os cauda de véu são peixes de agua fria. Fez referencia no seu post que mantem a agua do aquario nos 26 ºC. Esta será a temperatura ideal para os peixes tropicais de agua quente, mas não para os peixes de agua fria. Naturalmente que o peixe em questão não estará habituado a temperaturas tão elevadas, logo poderá apresentar um comportamento fora do normal. Ao ler apenas o titulo da mensagem " peixe desiquilibrado" pensei de imediato que poderia tratar-se de um problema na bexiga natatória do peixe, mas neste caso uma simples tentativa para baixar e tentar manter a agua a temperaturas menos elevadas deverá resolver o problema. Melhores cumprimentos Miguel
Visitante Publicado: Setembro 13, 2003 Publicado: Setembro 13, 2003 Olá outra vez. Tenho a temp. do aq. a 26º por causa do limpa-fundos,e tb gostaria de ter 1 limpa vidros. Na loja q frequento disseram-me que para ter esses peixes teria q passar o aq p/ àgua quente, mas q não afectaria os peixes de àgua fria, apenas cresceriam um pouco mais ( o q realmente aconteceu). Até q ponto posso baixar a temp. e continuar a ter peixes como o limpa-fundos e etc ? Realmente, o cauda de véu, está normal pela manhã e piora ao fim do dia , mas continuo a espantar-me como é q ele, num minuto parece q vai morrer, e de seguida está óptimo...E como é q suportou o Verão (28º,difíceis de baixar )e agora está assim? Muito obrigada
Miguel Pereira Publicado: Setembro 14, 2003 Publicado: Setembro 14, 2003 Olá ! Talvez seja possivel manter os peixes de agua fria em agua quente, mas naturalmente que isso afectará o metabolismo dos mesmos. Podem aguentar até a um certo ponto, mas depois aos poucos começam a dar os primeiros sinais de fraqueza. A solução passa por : 1) Montar dois aquarios, um de agua fria e outro de agua quente. 2) Fazer uma escolha, agua fria ou agua quente. Atentamente Miguel
Visitante Publicado: Setembro 14, 2003 Publicado: Setembro 14, 2003 Boas Talvez seja conveniente dizer q os caudas de veu, orandas , telescopios, Moors, os vulgares peixes de agua fria ou kinguios sao peixes q se adaptam perfeitamente a aguas quentes ou aguas frias, assim sendo: as condições ideais da água para manutenção dos peixes acima referidos são: temperatura de 5 a 25ºC, água mole com DH 0-2 e pH de 6,8 - ligeiramente ácido - a 7,2 - ligeiramente alcalino. Sendo considerado ideal o pH 6,8. Convém saber exactamente há qt tempo o tens, e posso-te dizer q pela minha experiencia os meus duram já há 5 anos em agua quente por opção minha, a nivel de solucionar certo tipo de doenças é bem mais facil e o facto de se poder misturar uns limpas vidros e fundos vem ajudar em a manutenção. Atenção aos nitratos e ph, pq apesar de aguentarem as temp n toleram aguas sujas, e sujinhos é uma coisa q os nossos amigos são, batem qq peixe da zona. Felicidades e bem vinda Vai dizendo coisas DiDi DiDi
Visitante Publicado: Setembro 15, 2003 Publicado: Setembro 15, 2003 Boas Ao que sei, os peixes de água fria adaptam-se perfeitamente a águas quentes o seu metabolismo de facto altera-se e isso nota-se no seu crescimento, pois os peixes de água fria colocados em água quente crescem muito mais. Talvez a temperatura minima estando a 24º não ficaria muito mal, pelo que me tem dito (em especial um lojista que conheço) os peixes com 3 barbatanas caudais normalmente são menos resistentes que os outos com a barbatana caudal normal, e como já aqui foi referido pode haver algum problema na barbatana mas será somente um palpite. Boa sorte Cumpts. António Azevedo
Visitante Publicado: Setembro 15, 2003 Publicado: Setembro 15, 2003 Olà gente, obrigada pelos esclarecimentos! O meu peixito cá continua com os seus períodos de "bebedeira", baixei um pouco a temp.O pH costumo controlar, mas nunca controlei os nitritos, vou ver se trato disso amanhã. Didi, 5 anos?Uau, q fixe...Tenho este peixe há cerca de... 8 meses. Mais umas perguntas: DH 0-2 tem a ver com os nitritos? Acham que o coloque noutro sítio quando tem estas crises? Cumprimentos Sónia
Visitante Publicado: Setembro 15, 2003 Publicado: Setembro 15, 2003 Boas Em relação á questão, o Dh n tem nada haver c os nitratos mas sim c o ph da agua , vou tentar explicar isto de uma forma mais facil okapa. O Dh consiste em valores q variam entre 1 e 15, quanto maior o valor mais dura é a água, pois contém mais sais e carbonatos. Existe uma relação muito próxima entre Ph e Dh (dureza carbonatada), pois é essa dureza que tende a aumentar ou diminuir o Ph da água.assim quanto mais dura (Dh) for a água (exemplo 13), a curto prazo o Ph será maior. Quanto mais mole(Dh) ( exemplo 2) for, a curto ou médio prazo o Ph será menor. Regra geral o ideal em termos de Dh, é entre 4 a 8. Espero q a explicação tenha sido razoável e qq coisa estas á vontade. Acho q nao deves mudar o peixe sem razao aparente ou seja, pode ser qq tipo de stress e outro ambiente so o vai stressar mais ainda, senão existe sinais fisicos de doença nem qq sintomatologia o melhor é deixar e ir vendo, dou de conselho ires pensando num aqua maior, pq esse de 30 lt vai ser demasiado pequeno, lembra-te da regra 1cm de peixe adulto p 1 litro e os nossos amigos crescem mt bem e sujam ainda mais. :D Na verdade os kinguios duram mt tempo e são excelentes a reconhecer o dono, por isso se tudo correr bem, ainda vais ter mts anos p poderes ve.los crescer N te esqueças das trocas parciais semanais DiDi :D
Visitante Publicado: Setembro 16, 2003 Publicado: Setembro 16, 2003 Hoje o meu peixito continuava de lado...mas a boiar :D .Parece-me que teve uma hemorragia interna, tinha uma mancha vermelho-escura que ocupava a barriga e parte da cauda. O resto da "malta" tá bem disposta. Obrigada, inté Sónia
Visitante Publicado: Setembro 17, 2003 Publicado: Setembro 17, 2003 Sonia talvez seja boa ideia isolares o teu peixe, visto a situação ter evoluido de uma maneira negativa Se os sintomas do teu peixe forem estes : peixe quase parado no fundo ou entao á superficie, barbatanas comprimidas e n come mt ,manchas pálidas ou vermelhas. entao estamos a falar de hidropisia abdominal cronica, uma doença dos peixes dourados. Se for este o caso entao começa c c um tratamento tipo baktopur direct ou o bactopur da Sera, dependendo dos lts do aquario ves na bula o tratamento adequado. Tenta q n haja qq choque termico ao mudares o peixe de aquario, tenta q seja c agua do aqua anterior. Outra coisa q deves fazer é aumentares a temp do aqua pelo menos p 28 graus okapa em ambos os aquas p erradicar a doença . Vai dando noticias e boa sorte p o teu cauda de veu e cia. DiDi
Visitante Publicado: Setembro 18, 2003 Publicado: Setembro 18, 2003 Oops, acho que não me expliquei bem , o que eu quis dizer foi que o peixe tinha morrido Sorry... Em todo o caso, mto obrigada pelas dicas, se tiver mais algum problema deste género, espero conseguir identificá-lo (e resolver ) a tempo... Foi pena o peixe ter morrido, mas foi bom ter encontrado este fórum, tenho percorrido bastante e já aprendi + umas coisas, os utilizadores tb são impecáveis. Até logo! Sónia
Recommended Posts