Diana_Bitten Publicado Setembro 14, 2008 Publicado Setembro 14, 2008 Sou nova no fórum e desde já peço desculpas se estiver fazendo perguntas já respondidas ou estiver postando nos lugares errados, mas é que ainda são muitos tópicos para ver, pouco tempo e desespero pelo meu aquário, sem falar da total ignorância pelo assunto. Tenho um aquário pequeno (acho que 20 l), que era feliz. Até que uma dia a desgraça começou, coloquei peixes errados (que o homem do petshop disse que podia) e vários assassinatos começaram a ocorrer. Não vi nenhum, apenas não encontrava alguns peixes, ou encontrava os peixes faltando pedaços e no outro dia eles estava boiando todos despedaçados. Passado essa fase (retirei os possíveis assassinos) os peixes que sobraram (3 paulistinhas, 1 japonês, 2 espadas) começaram a morrer, sendo que agora só sobraram os paulistinhas. As três ultimas mortes foram estranhas, os peixes começaram a ficar lerdos, nadando estranho, parecia que estavam com sono, deitavam no fundo do aquário, ficava nos cantos, mas sem alteração nenhuma na pele ou qquer machucados. Só sobraram os paulistinhas, mas acho que um já começou a lerdar também. Pesquisei doenças e não encontrei nenhuma que se enquadre. Quando fui ver o PH estava muito baixo (coisa que nunca tinha acontecido). Não tenho filtro, apenas placas. Quando limpo o aquário tio a água toda. Uso água clorada (com desclorificante). Não tenho termostato e nem aquecedor pois minha terra é MUITO quente. Tenho uma plantinha artificial só prá enfeite. Não entendi a questão das bactérias. Acho que meu aquário não está adequado e não sei como fazer para que se adeque. Ai entrei em desespero e vim pedir ajuda a quem entende, pois não sei a quem recorrer e não estou conseguindo pesquisar devidamente na net. Estou muito triste por peder meus bichinhos sofrendo como eles sofreram e sei que foi por minha culpa! Isso é tudo. Alguém me socorre? Ou pelo menos me oriente como aprender? Citar
João Teixeira Publicado: Setembro 14, 2008 Publicado: Setembro 14, 2008 (editado) Boas Deves começar pelas ajudas que estão presentes no forum, nomeadamente as seguintes : [manual]inicio Na Aquariofilia Links De Ajuda Para Tópicos Interessantes., Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá menina Depois coloca qualquer questão que aches pertinente, estamos cá para ajudar. P.S.: Podes é colocar de onde és no teu perfil Editado Setembro 14, 2008 por João Teixeira Citar
Jorge Oliveira Publicado: Setembro 14, 2008 Publicado: Setembro 14, 2008 Olá Diana.A minha opinião é que tiveste um pico de amónia,ou seja os peixes fazem as suas necessidades na água e como não tens nenhum filtro para limpar a água e adicionaste muitos peixes para um aquário tão pequeno deve ter havido um pico de amónia e eles agora estão a morrer devido a isso.Não devias tirar a água toda ao aquário mas sim 10% todas as semanas pois eles podem estranhar o pH da água.Em 20L de água meteste muitos peixes.Agora não desesperes e tenta começar de novo,lendo um pouco e o que não perceberes é só perguntares pois estamos cá todos para te ajudar.O que podes fazer agora é meter em um garrafão ou garrafa água da torneira e deixar ficar sem tampa durante 24 a 48 horas para o cloro sair e ires troncando todos os dias durante uma semana 1L de água para ver se isso establiza e depois trocar 10% todas as semanas.Ao deixares a garrafa sem tampa o cloro evapora e evitas estar a gastar dinheiro em quimicos e os peixes agradecem quanto menor os quimicos melhor para eles Citar O meu feedback
Recommended Posts