hcbranco Publicado Setembro 10, 2008 Publicado Setembro 10, 2008 Viva... Sou um completo rookie nestas andanças de aquariofilia, e inicei-me à coisa de 2 meses e meio. Tenho um Aquatlantis Evasion 101 (101x40x55), com um filtro Hydor Prime 20 (com esponja de carvão + cerâmica + lâ de vidro) e termostáto Fluval Tronic 200W. Há cerca de mês e meio, tive umas baixas (3 rásboras arlequim) e pensei que tivesse sido qq coisa da espécie não se ter adaptado ao aquário, visto que se foi a espécia toda (1 num dia, os outros 2, uns três dias depois). Mas uns dias depois, vi um Tetra Limão com a boca branca, e já quase sem o "maxilar" superior (parecia que lhe tinham "partido a boca"). Tive que sacrificar o coitado, e não voltei a ver mais nada durante umas duas semanas. Ficou tudo ok. Pelo menos, assim parecia... Fui comprando cada vez mais peixes (a minha namorada cada vez que entrava numa loja, trazia ás dezenas, e eu também me fui entusiasmando... ), e chegámos a comprar cerca 120 "filhotes", entre peixes,caracóis e camarões. Neste momento, já nos morreram uns quantos, e estamos com cerca de 80. Nunca tivemos também mais do que 80 ao mesmo tempo, à conta das mortes que foram ocorrendo. Foram várias as espécies a sofrer, como podem ver na lista a seguir. Neste momento, tenho os seguintes "filhotes": - 2 Platys (estes foram os primeiros peixes no aquário, e ainda cá andam) - 3 Abelhinhas - 4 Ancistrus (já morreram 5) - 2 Arco-Íris Threadfin (morreu 1) - 4 Corydoras (1 Albina, 1 Leopardo, 1 Schwartzi e a outra não sei) (morreram 2 Albinas) - 7 Danio Zebra (morreram 2) - 1 Guppy Fêmea (morreram 8 fêmeas e 4 machos) - 3 Hemmigrammus Ocellifer (morreu 1) - 1 Molly Balão (morreram 2) - 4 Mollys (morreram 5) - 2 Molly Latipinna (morreu 1, no dia a seguir a ter dado cerca de 40 filhotes) - 2 Otocinclus - 4 Tetras Buenos Aires - 4 Tetras Buenos Aires Albinos - 4 Tetras Fantasma Negro - 2 Tetras Limão (morreu 1 - o coitado que foi sacrificado) - 4 Tetras Pinguim - 4 Tetras Pristella - 1 Tetras Serpae - 4 Tetras Silver-Tipped - 6 Camarões Caridina Japónica - 1 Ampulária Amarela - 6 Ampulárias Marfim Já tive também 3 Espadas e 3 rásboras Arlequim... Nas últimas 2-3 semanas, só têm morrido mollys, espadas e guppys. Faço TPA's semanais, de 25-30% (40-50 litros), e fui apostando neste processo para ver se a coisa melhorava. Disseram-me que era sempre melhor do que aplicar químicos, mas neste momento já ando a ficar bastante desmotivado... Já agora, acabei de fazer os testes e a água está com: - ph entre 7.0 e 7.2 (tenho medido todas as semanas, e tem estado estável) - Amónia entre 0 e 0.6 - Nitratos entre 10 e 20 (amanhã é o dia da TPA) Já procurei nas doenças o que poderia ser, e não consegui identificar o que se passa. :( Vi que subir a temperatura para 30ºC durante ~20 dias era bom, e foi o que fiz à 2 dias, mas as mortes continuam... Antes a temperatura era de 27ºC. Estes peixes a seguir, são os que me estão a preocupar mais agora: Molly Macho (está assim à 2-3 dias, e ficou com com a nadadeira esquerda toda branca à cerca de 2 dias. parece paralisada...) Molly Femea (vista de cima. de lado parece ok) Tetra Serpae (desde à 2-3 dias passa o tempo escondido debaixo de uma rocha, e expulsa os peixes que se aproximam) Já agora, uma foto do aquário, para verem a vegetação (não sei os nomes). O que posso fazer??? Alguém tem ideia de que doença anda a dizimar os meus filhotes ??? Obrigado, Hugo
Ricardo.Fonseca Publicado: Setembro 10, 2008 Publicado: Setembro 10, 2008 Oi, Vou-te te dar um conseclho um pouco batido por aqui... Faz o tratamento com esha2000 q é um medicamento com largo espectro de acção - fá-lo na intrga lendo bem as instruções. Depois do tratamento logo achas se há nessecidade p repetição ou não. Qd adicionares novos peixes no aqua tentar fazê-lo faseadamente para não haver picos de amónia e consequentemente nitritos, mto tóxico p os peixes. Informa-te das espécies q queresmanter e se são compatíveis a nível de parametros químicos da água e comportamento. As fezes dessa molly não me parecem boas... parasitas?? Não desnimes pq a vida é mesmo assim, dar a volta por cima, procura os erros e tenta corrigi-los, Abraço e boa sorte Ricardo ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
hcbranco Publicado: Setembro 10, 2008 Autor Publicado: Setembro 10, 2008 (editado) Oi,Vou-te te dar um conseclho um pouco batido por aqui... Faz o tratamento com esha2000 q é um medicamento com largo espectro de acção - fá-lo na intrga lendo bem as instruções. Depois do tratamento logo achas se há nessecidade p repetição ou não. Qd adicionares novos peixes no aqua tentar fazê-lo faseadamente para não haver picos de amónia e consequentemente nitritos, mto tóxico p os peixes. Informa-te das espécies q queresmanter e se são compatíveis a nível de parametros químicos da água e comportamento. As fezes dessa molly não me parecem boas... parasitas?? Não desnimes pq a vida é mesmo assim, dar a volta por cima, procura os erros e tenta corrigi-los, Abraço e boa sorte Ricardo Olá Ricardo ! Obrigado pela ajuda. Vou experimentar amanhã. Abraço, Hugo Editado Setembro 10, 2008 por hcbranco
Recommended Posts