Escalar gold com 3 anos com buraco na cabeça (hexamita???) - ajuda urgente


nportugal

Recommended Posts

Olá,

 

Antes de mais queria dizer q apesar de já ter um aquário à cerca de 3 anos sou mt inexperiente, tb nunca tive mts problemas, os peixes foram sobrevivendo (algumas mortes pelo caminho) apenas com os cuidados básicos (limpeza dos filtros semanalmente e mudança de 1/3 da àgua quinzenalmente).

 

Tenho um aquário comunitário de 130L com flora natural, um tronco e rochedo (sintéctico) com buracos.

No aquário tenho um escalar dourado com 14cm +/-, 1 bótia palhaço de 6cm, 2 corydoras bronze e 3 hypostomus plecostomus.

 

À cerca de um mês o escalar começou a apresentar deformações na barbatana lateral esquerda (tendo já perdido quase toda a barbatana) e a criar uma zona de ferida(?) à volta da barbatana (está sem pele) e pouco depois começou a apresentar sintomas semelhates na barbatana lateral direita, a babatana em si não apresenta deformações, aparenta estar óptima, mas tem uma ferida(?) a cincundar a barbatana e apresenta o que parece ser um buraco entre a barbatana lateral e o olho (lado direito).

Fiz tratamento com sera backtopur conforme indicações da embalagem (1º e 3º dias) mas o escalar não apresenta melhoras (todos os outros peixes aparentam estar óptimos).

Faço novo tratamento com o sera backtopur?

Vou anexar imagens...

 

Agradeço desde já toda e qualquer ajuda

 

PS - os dados da àgua são:

temperatura - 28º

ph - 6,8

NO2 - 0

NO3 - <10

dKH - 0º a 3º

 

não consigo editar as imagens - elas estão aqui http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...m&album=699

Editado por nportugal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vá lá ppl... dêem-me lá uma ajuda... eu não queria ficar sem o escalar... e nas "lojas" de animais não me souberam dar nenhuma indicação concreta... as respostas foram "se calahar deve usar sera backtopur... deve resolver o seu problema"... mas não resolveu... o peixe aparentemente parce estar "bem", pois o comportamento está normal. O que não é normal é ele estar em "carne viva"...

 

Obrigado mais uma vez

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não consegui visualizar a tua foto mas pelo q descreves o baktopur é o mais correcto para o teu problema...no entanto tb podes usar o Omnipur da Sera pois este abrange um leque mais alargado de doenças...é uma questão de tentares.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Penso que possas experimentar um medicamento que costuma ter bastante resultado em Ciclideos..

 

Hexamita da eSHa

 

No entanto e sem querer de forma alguma te retirar as esperanças...se o teu escalar já está em estado tão avançado dificilmente sobreviverá....no entanto tenta....quem sabe....na aquariofilia já vi acontecer coisas verdadeiramente espantosas....!!!

 

 

Um abraço e boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo hlaranjo

 

Não consegui arranjar o "hexamita" da esha como me recomendou... em Aveiro percorri várias lojasde aquariofilia e nenhuma tinha :D((... mas vi em outro post que recomendou flagyl... vou tentar com esse que consigo arranjar em qq farmácia... que me diz???

 

Obrigado pela sua atenção

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Amigo hlaranjo

 

Não consegui arranjar o "hexamita" da esha como me recomendou... em Aveiro percorri várias lojasde aquariofilia e nenhuma tinha :?((... mas vi em outro post que recomendou flagyl... vou tentar com esse que consigo arranjar em qq farmácia... que me diz???

 

Obrigado pela sua atenção

 

 

 

Olá amigo,

 

 

 

Hoje quando cheguei a casa deparei-me com os meus 2 escalares na mesma situação...:roll:

 

Conseguiu recuperar o seu?

Se sim, com o quê?

 

 

 

Obrigado.

P.Martinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais