gourami cinza doente


ricf

Recommended Posts

Boas,

 

Venho aqui pedir a vossa opinião.

Tenho um gourami cinzento doente.

Está de lado e com a barriga enorme. Ou se mete á tona ou debaixo do filtro. Mas parece sem força. Procura posições onde não precise de nadar. Já estava assim ontem de manhã. Pensei que não sobrevivia, mas ainda aqui está. Não noto melhoras, mas não me parece pior. Se o comer lhe passar á frente tenta comer.

 

O meu aquário tem 80 cms de largo e leva brutos 112 litros. Já uma vez fiz as contas e calculo que leve 80L reais de agua.

Tenho dois filtros Eheim. Um interno e outro externo. O externo é o 2213.

 

Normalmente troco 20L de água de 15 em 15 dias, limpando o filtro interno o que parece revelar-se suficiente. O externo limpo aí de ano a ano, por descargo de consciencia pois não parece ser necessário. Tem bioballs lá dentro, e nunca acumula muita sujidade.

 

Infelizmente por motivos académicos e profissionais, andei super ocupado e as ultimas duas TPA's foram com intervalos de 3 semanas.

 

Quando o vi assim ontem de manhã, troquei logo 20L como normal.

Reparei que água passava dos 30 graus (estava a 31 quase 32). Pouco posso fazer, a resistencia de fundo está desligada, e a normal, regulada para uns meros 22 graus. Por descargo de consciencia, desliguei-a também. Deixei a tampa aberta, e parece-me que a temperatura baixou para uns 28/29 graus.

 

Hoje, (e como o peixe não me pareceu pior) troquei mais 20L, e a temperatura mantém-se nos 28/29 graus.

Os dois filtros promovem agitação suficiente á superficie.

 

Existe alguma coisa mais que possa fazer? O que poderá ser isto? Já ouvi algumas coisas, de quebras acidas darem cabo das gelras aos peixes...poderá ser disso? É reversível? Continuo com as TPA's diárias?

 

Beijos a quem é de Beijos

Abraços a quem é de Abraços

Obrigado

Ricardo Feliciano

Editado por ricf
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que já percebi o problema do peixe.

É a bexiga natatória. A barriga do gajo está cheia de ar, por isso ele tem dificuldade em ficar lá em baixo. Se ele não forçar com natação (altura em que consegue nada direito), simplesmente vem rápidamente á tona.

 

Certamente que as 6 semanas com com uma TPA á 3ª semana causaram um possível aumento dos nitratos e a baixa do PH, que eu penso ter sido a causa disto (nitritos ou amonia está fora de questão que eu tenho uma boa filtragem. Os nitratos não deixam de me fazer confusão, pois tenho o aquário plantado com plantas de folha larga, que supostamente seria o suficiente para os absorver, mas enfim)

 

Já pesquisei alguma coisa, e o tratamento não é fácil. Infelizmente não tenho aquário hospital. Assim vou deixar o gajo ficar. Vou cortar o comer aos peixes pelo menos 3 dias, e vou ver se continuo com TPA's diárias até ao fim da semana. A ver se o gajo melhora.

 

Os 28/29 graus neste momento até são uma ajuda.

Também vi que alimenta-los com ervilhas pode ajudar. Vou deixa-los agora sem alimento e depois experimento...

Editado por ricf
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Pois,o problema é mesmo a bexiga natatório. Deve tar com uma inflamação ,ou possível infecção de bactérias.

É sempre difícil tratar essas situações porque eles morrem rapidamente,mas tenta fazer isso que sugeriste.

Abraço e boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Morreu esta noite.

Nunca apresentou melhoras.

 

No sabado tentei dar-lhe de comer, inclusive as ervilhas. Já não quiz.

Ainda aguentou uns dias. Nunca pensei que fosse quase uma semana.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fizeste o que podeste, e isso é um bom princípio :D

Infelizmente as coisas nem sempre correm bem. Da próxima (que esperemos que não haja) o tempo de reacção será menor.

Abraço

 

PS: "podeste" está correcto? ou é "pudeste"

Editado por Veterinário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais