Boas
Retomando a actividade de aquariofilista, passados 5 anos montei um novo aquário de 120 cms.
Depois da água rodada e do aquario populado com Cardinais e 2 Bótias Palhaço, comprei 2 Discus Azul Cobalto de 5 cms e uma semana depois 2 Discus Pigeon de 8 cms.
Os Pigeon, embora tímidos, vejo-os a alimentarem-se bem, e a dar as suas voltinhas no Aquário quando o dono não está à vista. Os Azuis é raro ve-los.
Enquanto que um dos Azuis ainda se junta esporadicamente aos outros, há um que passa todo o tempo escondido. Exactamente nesse, reparei ontem que tinha uma barriga bastante dilatada (especialmente para quem é tão timido e já nem tenho a certeza se come).
Hoje de manha vejo esse disco no centro do aquario e à tona da água (mas direito) a nadar como que por impulsos, e roçando-se as vezes num tronco.
Trazia fezes brancas (e grossa) agarrada ao anus. Lembrei-me logo de parasitas intestinais. Mentalizei-me que logo a tarde terei menos um habitante no aquário.
Lá me lembrei do que fazia antes (tb tinha discus) e fui a Farmácia comprar Flagyl.
O peixe não tem marcas exteriores de lesão, apenas a barriga inchada (que de manha estava menos) e este comportamento (natação) estranho.
Serão realmente parasitas intestinais? É tarde de mais para o Flagyl? Se infelizmente chegar a casa logo e veja menos um disco, faz-se o tratamento com Flagyl na mesma por prevenção?
Estava a pensar na dose recomendada pelo Rui Ferreira de Almeida: 1 comp. de flagyl / 40 lt de água duas vezes por dia durante 3 a 6 dias.
Agradeço desde já alguma ajuda!
Melhores Cumprimentos
Pedro