Clara Silva_72677

Membro
  • #Conteúdo

    70
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por Clara Silva_72677

  1. há 3 horas, Inácio Sanches disse:

    O musgo até vai dar um ar mais natural ao aquário, não tem necessariamente que parecer "mais cheio".
    A comida para os camarões podes dar depois das luzes apagarem, se conseguires. Durante a noite os peixes dormem mas os camarões têm tendência a estar activos.
    Também podes dar espinafre, courgette, pepino, abóbora, etc. Faz uma pequena pesquisa e vais ver que eles não são muito esquisitos

    Obrigada. 

    Vou ver o que consigo fazer com todos os conselhos aqui indicados.

    :)

    • Votar + 1
  2. há 1 minuto, Miguel Simões disse:

    Olá,

    O teu aquário já tem "alguns" esconderijos, mas muito abertos ainda para os pequenotes, deverás arranjar algo melhor se possível, aconselho-te vivamente musgos.

    Uma coisa que reparei, tens muitos peixes no aquario, tens de ter cuidado com os nitratos, os camarões são sensíveis ao valores altos de nitratos, não deixes subir acima dos 35ppm. (tpa's mais frequentes)

    De resto parece-me bem! ;)

    Cumps,

    Olá,

    Sim, tenho bastantes alevins que ainda não têm tamanho suficiente para os levar à loja. Mas em breve deverei fazer uma seleção, pois já falei com eles para os poder levar lá. 

    O tronco tem uma parte tipo "caverna" por baixo onde já vi que alguns camarões gostam de estar. Que tipo de esconderijo posso adicionar mais? Tem musgo preso ao tronco, e a uma pedra e já está a alargar no areão, perto das anúbias, mas que posso adicionar mais? 

    Acrescentar musgo não vai ficar demasiado "cheio"? 

    Cumprimentos 

  3. Bom dia,

    Obrigada pelas informações. A temperatura está sempre a cerca de 25º. Por acaso, tento sempre não haver muita variação aquando das tpa's. 

    Em relação ao ambiente, tenho tronco, plantas, musgo, pedras.... não sei será suficiente. Tenho bastantes peixes (guppies principalmente). O mais estranho, é que os meus peixes adoram comer a comida dos camarões. Será normal? É comida Shrimp Natural, da Sera que dou de 2 em 2 dias para não ser apenas os restos de comida dos peixes. Que mais poderei dar que não seja prejudicial à restante fauna? 

    Vou deixar a natureza trabalhar, veremos se eles se aguentam. 

    Neste momento, o aquário está assim. É suficiente?

    121912IMG20170506215526.jpg

  4. há 1 hora, Inácio Sanches disse:

    Sim, são "ovos", levam mais ou menos 4 semanas a nascer.

    Obrigada pela resposta.

    E eu a pensar que podiam não se dar muito bem visto estarem quase sempre escondidos.... 

    Vou deixar a natureza trabalhar. 

    Há algum cuidado específico a ter? 

  5. Boa noite,

    Não foi fácil tirar foto, mas este camarão está bem diferente dos outros.

    Estará com ovos?

    Não consigo perceber corretamente.

    Especialistas podem ajudar?

    Obrigada254de75e1e5fe57eae6f06dea47c1725.jpg08d8f9b232b2aafde152e80b92bf9c6f.jpg

    Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através de Tapatalk

    • Votar + 1
  6. Boa noite,

    Uma pequena atualização. 

    Acrescentei umas pequenas pedras não porosas num canto do aquário para os meus danios, pois alguns gostam de estar mais no fundo e disseram-me que eles gostavam de umas pedras ou berlindes para porem ovos (será?). Mas parece que outros habitantes gostam delas. O pleco anda sempre em cima delas....

    Os camarões andam a crescer, pois vejo alguns exoesqueletos, e já se mostram mais um pouco. 

    203914IMG20170506215526.jpg

    608612IMG20170506215536.jpg

    • Votar + 1
  7. Boa noite,

    Em primeiro lugar, bem vindo.

    Não te posso ajudar muito, pois também comecei há pouco tempo, mas fiz uma pequena pesquisa, e encontrei este link http://www.aquarismopaulista.com/aquario-kinguios/ onde vêm referidos vários pontos em relação a esses peixes. 

    Não sei se estará tudo correto, um membro mais experiente te poderá dizer, mas julgo que te pode ajudar em alguns pontos. Julgo que o ponto 8 pode ser o que está a acontecer ao teu kinguio pela descrição que fizeste.

    Boa sorte... 

  8. Boa tarde a todos,

    Obrigada pelos conselhos. 

    Ponto de situação: Já não há quase caracóis nenhuns, pelo menos por agora. Fui tirando todos os que podia, lavei plantas e areão. TPA, filtro (Tudo à vez para não ser demasiado forte para os peixes.). De momento, não há caracóis, e nasceram cerca de 30 alevins. Tenho controlado mais a alimentação e em breve vou adquirir alguns helenas para ajudar a controlar. 

    Não perdi nenhum peixe no processo até agora. 

    Em relação aos botias, até gostava de ter no outro aquário maior, mas tenho demasiada população já, e tenho camarões. Não seria boa ideia. São demasiado bonitos para não terem espaço suficiente. 

    • Votar + 1
  9. há 9 minutos, Miguel Simões disse:

    Boas,

    Sim podes usar essa técnica para filtrar a água, considera que um ovo é do tamanho de um grão de açúcar, podes deves aproveitar a água.

    As plantas podes reaproveitá-las, lavando-as o máximo possível com água corrente passando os dedos em todas as folhas com cuidado para retirar o máximo de ovos, em relação ao substrato podes sempre fervê-lo para aniquilar qualquer existência de caracóis, mas se vais mudar de substrato melhor ;)

    Com esta limpeza toda mesmo que "escape" alguns caracóis, as helenas tomarão conta do resto, mas a praga terá de estar sempre em minoria porque quando a helena acaba de se alimentar as proteínas que ingeriu dá para se aguentarem dias a fio sem comer, nesta pausa a praga volta a atacar....

    Cumps,

    Não sei se tenho tempo esta semana porque isso ainda vai demorar, mas vou tratar disso. Mais uns dias também vai permitir que os alevins que nasceram há um ou dois dias cresçam um pouquinho para depois serem mudados para um mini aquário enquanto limpo tudo. Sim, porque já estou farta de ver caracóis a boiarem (nunca pensei que fosse possível). 

    O filtro já estava a pensar em mudá-lo também, pois este veio com o aquário quando o comprei em 2ª mão por isso, também será limpo. Vou ter que o pôr logo de início após filtrar a água para começar a criar bactérias mais rapidamente. 

    Obrigada pelos conselhos. 

    Cumpts.

  10. há 8 minutos, Miguel Simões disse:

    Olá Clara,

    Mesmo que queiras comprar uma helenas para controlar deves retirar/esmagar todos os que puderes, porque a maior praga está debaixo do substrato que são as crias, as helenas ajudam mas não fazem milagres....

    Aconselho-te a veres o filtro o mais breve possível porque parte das crias são sugadas e encravam-te o rotor sujeitando a parar a filtragem e queimar o mesmo...

    Cumps,

    Olá Miguel,

    Obrigada pela resposta.

    Já estava a pensar em mudar o substrato, pois calculei que tivesse lá muitos ovos. 

    Sabes dizer-me se eu filtrar essa água por um pano de algodão limpo, se fica sem ovos?

    É que estava mesmo a pensar mudar tudo (incluindo deitar fora as plantas), mas não dá para fazer novo ciclo assim de repente. Voltava a plantar podas das plantas do outro aquário para evitar ao máximo os ovos. Assim, talvez uns Helenas fossem suficientes depois. 

    Que dizes?

    Cumpts.

  11. Boa tarde, 

    Retomo este tópico. 

    No meu aquário maior, apenas tenho 2 ou 3 caracóis. Tenho lá um Helena para ajudar a controlar. 

    Mas no meu aquário mais pequeno (55*30*30) enquanto fui uma semana de férias apareceu uma autêntica praga de caracóis!!! Alguns já enormes! 

    Tinha deixado pastilha de alimentos para os peixes que lá estão (1 guppy macho e 4 fêmeas, assim como alguns alevins pois queria ver se conseguia manter a cor vermelha do macho que é lindíssima) mas tive uma enorme surpresa ao chegar a casa. 

    Agora não sei se compre uns helenas para aquele também (Não vão procriar e virar praga também?) ou um bótia palhaço (mas este não irá matar os alevins?) 

    Alguém que me possa aconselhar? 

  12. há 5 minutos, Pedro Bernardo disse:

    Sim é mais fácil assim.

    Quem sabe a Clara com ajuda de membros locais não fazem o mesmo por ai, o fórum Aquariofilia.Net terá todo o gosto em ajudar e partilharmos o conhecimento adquirido nestes projectos no âmbito hospitalar, o mesmo é extensível a qualquer ponto do país e atenção que o tamanho não interessa, um pedacinho de natureza com 60 cm de frente já é algo maravilhoso e poderá fazer a diferença :smile2:

    Clara, apesar da vontade em ajudar ser um acto altruísta, adicionei-a à lista de Patrocinadores e Padrinhos, e ficará para sempre ligada a este projecto, mais uma vez obrigado :happy:

    Por minha parte, seria com todo o gosto, apesar de ter muitos poucos conhecimentos de aquariofilia ainda. Mas não saberia nem por onde começar.... Se conhecer membros desta zona, seria uma ideia interessante. 

    Agradeço ter-me adicionado à lista, apesar de não ser para isso que quero participar. 

    • Votar + 1
  13. há 2 minutos, Pedro Bernardo disse:

    Pelo que percebi ofereces através da Ecoarium, excelente, são nossos patrocinadores, bastará falar com o Luís Alves e informar que é para o projecto Harmony, mas na altura falamos :smile2:

    Sim, 

    É mais fácil encomendar e pedir para enviar diretamente para uma morada daí. Eu estou em Braga.... Não é que não me importasse de os levar pessoalmente até porque não conheço, mas fica-me um pouco longe.... :)

    Se fizessem algo do género aqui em Braga, seria mais fácil ajudar mais. 

    Fico a aguardar notícias.

    • Votar + 1
  14. há 10 minutos, Pedro Bernardo disse:

    Fauna... Ainda não pensamos, mas a partida cardumes, tal como no HOPE não se espera ter baixas, mas podem acontecer, e a falta de um peixe grande ou mesmo vê-lo perecido no fundo não é nada bom... Dai optarmos por cardumes de peixes mais pequenos, nesta montagem até estava a pensar Tetra Cardinal e outros.

     

    Boa tarde Pedro,

    Sim, cardume será provavelmente o mais adequado. 

    Porque não tentam vários tipos de tetras para além do Cardinal?

    Há outras variedades também muito bonitas que poderiam fazer contraste entre elas tendo em conta a variedade de cores. Nesse serviço precisam de cores, pois é alegria. 

    Para além de Rasboras, que são peixes bonitos as Boraras (família das rasboras). 

    Guppys não, pois em breve haveria população a mais, embora fosse giro o facto de os doentes verem nascimentos e crescimento numa ala onde se combate a morte todos os dias. A não ser que escolham apenas machos pelas cores. 

     

    Por exemplo, para além dos Tetra Cardinal (se forem todos compatíveis em termos de condições da água, claro). Vi estes Tetras no site da Aquaeden. 

    1614-tm_home_default.jpg4209-tm_home_default.jpg1578-tm_home_default.jpg4097-tm_home_default.jpg

     

    • Votar + 1
  15. Olá Clara,

     

    Podes sim alimentar os Guppys com ervilhas sem casca (fervidas durante apenas 1 minuto), alface picada ou pepino em fatias muito finas, tudo o que eles não consumirem após mais ou menos 30mn deves retirar fora do aquário para não criar amónia.

     

    Em relação à tua dúvida se 3 minutos é demais, basta pensares na quantidade de comida que eles conseguem ingerir num minuto, agora multiplica por 3........isto porque em flocos eles conseguem ingerir muito mais do que se for legumes.

     

    Os guppys como outras espécies de peixes por vezes parecem ter fome continuando à procura de mais comida mas a razão é outra, eles continuam à procura de restos de comida e detritos para evitar que os mesmos criem amónia no seu espaço.

     

    Outra coisa a teres em atenção para veres se eles estão a ser alimentados em demasia, é se verificares a existência de cócó em fio pendurado atrás do peixe é um sinal de intestino bloqueado devido a excessos.

     

    O que não deves nunca dar aos guppys é larvas tubifex e dáfnias vivas, apesar dos guppies as comerem com entusiasmo, larvas tubifex, às vezes, contêm bactérias letais. Dáfnias vivas apenas causarão danos se estiverem presentes em grandes quantidades, uma vez que removem o oxigénio do aquário,

    mas são tipicamente mais caras e difíceis de criar do que outros alimentos vivos.

     

     

     

    Olá Miguel,

     

    Obrigada pelas informações.

     

    Ora bem, então tenho que os pôr à dieta mesmo.....

     

    Dafnias e larvas nunca tentei dar.

     

    Tenho mais guppys, pois disseram-me que eram mais fáceis em termos de aquariofilia, e como sou novata nisto, começo pelos inícios.

     

    Vou tentar estar mais atenta às alterações.

     

    Mais uma vez obrigada pela ajuda.

  16. Bom dia,

     

    Uma pequena atualização. Tive que mudar um pouco a posição do filtro, pois parece que o caudal era muito forte, e não tendo regulador, tive que encontrar outra solução.

     

    Assim, ficaram com duas áreas, uma com mais movimento, e outra com menos. Podem escolher.

     

    As plantas já cresceram um pouco.... e a fauna também !!!.... Tenho entre 30 a 50 alevins que nasceram no próprio aquário. Não tenho onde os possa separar, por isso deixo a natureza seguir o seu curso.....

     

    Os que tiver a mais, vão para a loja.... Já falei com eles sobre isso. Assim não preciso matar nenhum.

     

    Deixo aqui a foto mais recente.

     

     

    71076121maro2017.jpg

  17.  

    Olá Clara,

     

    Para começar acho que tens um caudal muito forte no aquário, nota-se pelo movimento das plantas, também reparei que tens uma grande quantidade de peixes, ou seja, o facto do caudal ser muito forte causa cansaço e stresse à fauna....o stresse vai originar doenças!

     

    Desconfio do seguinte.....

     

    "DOENÇAS DA BEXIGA NATATÓRIA.
    Sintomas: anormalidades no nadar, pois o peixe fica com a cabeça caída para baixo e para a frente, não consegue ficar nivelado e tem dificuldade para subir à tona, permanecendo às vezes no fundo ou então na superfície, de barriga para cima.
    A causa em geral é alimentar, devido a uma alimentação deficiente e não variada. Basta que seja corrigida a alimentação para os sintomas desaparecerem. Pode ter outras causas como uma paralisia da própria bexiga natatória, por mudança brusca ou acentuada da temperatura.
    Degeneração da bexiga natatória, sintoma de doença infecciosa como a ascite (pelo Ichthyophonus) são outras de suas causas. Os distúrbios do equilíbrio podem ter outras causas como produção de gases intestinais (mesmo tratamento que para a constipação). Não é mortal e o peixe pode viver muito tempo. Boa alimentação e controle da temperatura previnem a doença.
    Não há tratamento específico mas é muitas vezes utilizada a ervilha cozida.
    Devemos diferenciar entre falhas causadas por má manutenção, anormalidades devido à má alimentação e degeneração devido a anomalias genéticas. "
    Para já acho que deverias reduzir o caudal tranquilizando o movimento da água, fazer uma tpa de 2 em 2 dias de 10% da água, alimentar apenas 1 vez por dia, pouca quantidade (que consigam comer em apenas em 1 minuto) e variar a alimentação, isto não é um tratamento mas sim uma redução nas possíveis causas da doença.
    Por segurança deverias comprar o Esha 2000 e fazer um tratamento conforme indicações, porque se for uma doença irá propagar para a restante fauna podendo até ser fatal para toda a fauna.
    Boa sorte!
    Cumps,

     

     

    Bom dia,

     

    Obrigada Miguel pelos conselhos.

     

    Infelizmente para esta fêmea, já não vou a tempo. Morreu durante a noite.

     

    Não tenho forma de regular o caudal, este filtro não tem regulador. Por isso para tentar compensar um pouco, desloquei-o hoje de manhã mais para o centro do aquário, o que cria uma zona com mais caudal e uma mais calma onde podem ficar mais calmos, até conseguir ter alguma ideia para regular melhor.

     

    De facto, tenho muitos peixes, mais de metade são alevins que nasceram há cerca de 1 mês e outros há menos. Estou apenas à espera de saber quais são os machos e as fêmeas para poder depois escolher os que irão ficar e os que vou levar à loja, visto eles ficarem com eles. Já falei com eles sobre isso para não ter que matar as crias.

     

    Não tenho é outro aquário onde os pôr. O único que tenho tem um guppy macho de um vermelho lindíssimo com 4 fêmeas, pois queria ver se conseguia ter alevins com cor vermelha predominante.

     

    A alimentação tem sido da Sera. Flocos e granulados. Os flocos eram normais e passei a flocos para realçar a cor. Para não ser alteração muito drástica, misturei os flocos todos e tenho dado a mistura. Para os alevins, também tenho uma farinha que lhes dou ao mesmo tempo do que aos outros. Que tipo de comida posso tentar dar mais?

    Tentei fazer eclodir artémias, mas não nasceu nenhuma..... :(

    Não devo ter muito jeito para as criar.

     

    Sendo muitos peixes, alimento umas 2 vezes ao dia, de manhã e ao fim do dia. Comem tudo em menos de 3 minutos!! Será muito?

     

    Tenho feito TPA de cerca de 15 a 20 % uma vez por semana e limpo o filtro com a água do aquário no mesmo dia.

     

    A temperatura tem sido constante, sempre entre 24 a 26º. Por acaso tenho tido o cuidado de verificar se há muitas alterações, visto ter os alevins.

     

    Ervilha cozida? Tem que ser muito cozida ou tenho que a deixar mais rija e pisá-la? Posso dar pepino, alface ou couve moídos também?

  18. Boa noite,

     

    Tenho uma guppy fêmea que julgo estar doente. Tem tido comportamentos estranhos e receio vê-la morrer em breve,

     

    Fica no fundo do aquário, deitada de lado, ou por vezes na vertical durante um tempo. Depois de algum tempo, reage como se nada fosse.

     

     

    Julgo que está grávida novamente (já deu à luz há 1 mês) e os machos não a largam.

     

    Para ela poder descansar, pu-la hoje na maternidade, mas sem a divisória para ter mais espaço.

     

    Fiz um pequeno vídeo que espero possa ajudar a detetar o que ela tem. Não tem qualquer manchas, nem brancas, nem pretas, nem tem as barbatanas estragadas. Continua a comer bem, vejo-a a arrebitar no momento de comer.

     

    https://drive.google.com/open?id=0BxQAtPJnKRhdNGhhdVZXc2hPclE

     

    Alguém tem alguma sugestão?