Olá a todos,
Seguindo os conselhos preciosos do Rui (os meus sinceros agradecimentos), hoje fiz o 4º tratamento com Kanaplex (sempre após mudança de água). Aparentemente o casal está a ficar melhor - as manchas na pele desapareceram quase todas, assim como os olhos da femea estão quase normais (e já voltaram - pouco - a comer). No entanto as barbatanas continuam a desaparecer a um ritmo alucinante (começam por ficar esbranquiçadas e depois vão-se desfazendo - sempre com aquele aspecto de queimadas) Entre 3ª e 4ª o casal perdeu os filhotes todos (ainda os tentei separar mas não resistiram..).
Ora, qual não foi o meu espanto ao descobrir (ontem à noite) que tinham feito nova postura - desta vez no termostato !!! No meio do tratamento e no estado em que estão ...
Com isto tudo, fiquei ainda com mais dúvidas ...
1º Será que, além da infecção bacteriana, o casal tem mais alguma coisa (e que esteja a contribuir para o "queimar" das barbatanas) ? Tipo Costia ou qualquer outro tipo de parasita? Volta e meia parecem que ficam "passados" e desatam a coçar-se como doidos.
2º Se existisse algo na água (tipo toxina, metais ou outro tipo de "porcaria"), eles não punham, certo? Além disso os filhos tinham morrido muito mais depressa. Concordam?
3º Com o UV, mudanças de água, 2x filtros Eheim, etc, que o aqua tem, como é que possivel que tenham chegado a este estado / serem tão afectados por bactérias?
4º Além do Kanaplex, posso/devo adicionar mais alguma coisa? Algo com base em formalina/malaquite, tipo costapur/mycopur?
5º Se o "apodrecimento" das barbatanas não parar, devo continuar o tratamento com Kanaplex?
Mais uma vez muito obrigado por tudo,
Cumprimentos,
RK