Tenho á cerca de um mês três discos azuis rio Madeira. No entanto venho a verificar á cerca de uma semana e meia que um dos meus dicus não come nem mostra interesse pelo alimento e tem a respiração mais ofegante e abre mais a boca e os óperculos que os outros. Ele não se esconde,a coloração está normal contudo está mais parado não vejo nenhum sinal externo que me ajude a detetar algo para um diagnóstico correto e posterior tratamento.
Gostava de salientar que ele era o dominante no entanto com a passar do tempo ele agora parece-me o último da hierarquia não sei se também em consequência de ele estar mais parado e eventualmente mais debilitado.
Parâmetros da água:
temp. 30º agora, mas tinha a 28º quando detetei o problema
PH 6.6-6.7
GH= 5
kh= 3
Nitritos e amónia 0
Nitratos entre 25 e 50 não consigo baixar muito mais (aquário plantado), li que nestas concentrações não é tóxico.
Fauna:
3 discus
4 M. Ramirezi
4 A. cacatuoides doble red
Estão todos normais á exceção do tal disco.
Quando me apercebi da situação aumentei a quantidade de comida e passados alguns dias tive uma praga de planárias agora já só vejo uma ou outra mas os rami e cacatuoides estão a adorar o petisco.
Um aspecto que queria salientar é o seguinte como o disco abre muito a boca tive oportunidade de ver nas guelras uma espécie de pontos/filamentos brancos mas não sei se se trata de uma característica anatómica, nos outros não consigo ver porque não abrem tanto a boca.
Suspeito de parasitas das guelras. Não encontro mais nada para desconfiar mas já fiz tratamento com mycopur como manda a bula e nada. Falaram-me entretanto do wormmer plus.
Ele não tem necessidade de ir respirar para a superfície portanto O2 também não deve ser.
Se tiverem alguma questão que achem importante para esclarecer é só perguntar!
Agradeço todas as ajudas possíveis.