Tenho 3 discos adultos (+ - 2 anos ) e 1 acara bandeira , eles sempre tiveram um respiração um pouco acelera (mas não muito) e de vez em quando um ou outro se coçava (muito de vez enquanto) , antes cheguei a ter mais discos juntos com esses mas pegaram umas doenças e chegaram a morrer, fiquei em torno de 1 ano com esses 4 peixes esperando o meu aquário de 300 litros estabilizar para poder comprar mais discos, de uns 60 dias para cá comprei mais 6 discos pequenos, os discos pequenos ficaram com a respiração bem acelerada, e o discos grandes antigos a respiração ficou como estava antes (bem mais lentas que os novos) e de vez em quando algum adulto se coçava , dava uma tremida com se estivesse angustiado, umas dispardas no aquário, mas era de vez em quando, e observei também que um pequeninho de vez em quando se coçava no tronco, mas todos com muito apetite, bastante disposição e bem alegres.
Sempre soube que o meus discos tinham uma espécie de verme ou parasita nas guelras, mas com sempre deixei minha água entre 31 e 32 g, eles sempre aparentaram ter uma boa qualidade de vida, mas decidi acabar de vez com estes parasitas, comprei o ectoparadita da Azôo e usei conforme as intruçoes: 3 dias seguidos 10 ml para cada 100 litros e no quarto dia troca de 30% da água e coloquei dois saches de carvão ativado, tratei dentro do meu aquário pois queria curar os peixes e também matar algum paraisita que pudesse ter no aquário também.
Tenho no meu aquário um filtro aquaclear 5000 e um seastorm, como acho que e ectoparasita da AZÔO ia acabar com a biologia do meu aquário, coloque no quarto dia junto com o carvão um sache com um anti amônia da Ammo Chips.
O meu drama começa aqui :
A medicação de efeito ao contrário, os meus 3 discos adultos ficaram muito doentes com a respiração muito ofegante, pelos cantos, muito assustados, sem apetite, 1 dos grande já morreu( este nadava se contorcendo que nem uma cobra), 1 está muito mal , e outro mais ou menos, este mais ou menos com as guelras bem abertas e as nadadeira já ficaram corroídas , os pequenos não sofreram tanto, ficaram assustados, a respiração continuou bastante acelerada (talvez um pouco mais), mas a maioria continua se alimentando.
O meu aquario tem plantas artificiais, 1 tronco, o PH deve estar em 6.9, temperatura 32 g, tenho feito ultimamente trocas semanais de 25 a 30 %, 300 litros, a agua de reposição trato com aquasave/
Não retirei o tronco no tratamento.
O acara bandeira foi o que menos sofreu com o tratamento, está praticamente normal.
Porque os 6 discos mais novos sofreram bem menos que os 3 mais velhos (2 anos) ?
Preciso de socorro !!! O que fiz de errado ??????? O que devo fazer ?????