Daniel Pinto

Membro
  • #Conteúdo

    61
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por Daniel Pinto

  1. Olá Bruno,

    na minha opinião sem dúvida alguma furar o aquário é a melhor opção. É bastante mais cómodo. Fazes um furo de entrada de água, um de escoamento e um furo ladrão para assegurar que não acontecem surpresas desagradáveis. Uma coluna seca e está feito. Colocas torneiras em cada um dos tubos para controlares o fluxo de água e para o caso de quereres por algum motivo fechar o escoamento da água. Foi assim que montei sempre os meus aquários. Se tens a possibilidade de furar nem pensess duas vezes :wink:

  2. Boas,

    os Tangs são peixes complicados por natureza... das duas uma, ou metes todos na mesma ocasião ou então quando introduzires posteriormente algum tem que ser maior que os anteriores que já lá estavam, senão...

    Recentemente coloquei 2 flavescens M/L, 1 veliferum XL e 1 scopas M/L, optei por colocar esses todos para dividirem a "porrada" e para ver se conseguia adaptá-los por entrarem muitos. O scopas no dia a seguir não tinha barbatanas!! estava todo rebentado, feridas por todo o corpo. O Scopas que já tinha lá ia matá-lo, não o largava simplesmente. Acabei por tira-lo, mete-lo na sump a recuperar e passado uns dias devolvi-o. Neste momento há algumas brigas entre eles mas já cooperam todos juntos, comem todos nori da mesma mola, está tudo normalizado.

    À uns meses comprei um Xanthurus. Vinha bem com muito bom aspecto. No dia seguinte estava morto, completamente rebentado! O veliferum, flavescens e o scopas desfizeram-no enquanto estive ausente. foi uma boa compra sem dúvida.... mais de 100€ em menos de 24h mas pronto. era um tamanho S/M. Não desisti de meter o xanthurus, é a questão de arranjar um XL e meto à confiança.

    Neste momento os únicos peixes que queria realmente meter era um sohal e um xanthurus. O sohal brevemente virá, o xanthurus agora...

     

    Actualizando o tópico, introduzi um Centropyge Loriculus e 5 SPS, uns 10 LPS e ainda 2 tipos de zoanthus diferentes. Brevemente coloco fotos e um vídeo a mostrar como está a evoluir.

    Também devo trocar o escumador Deltec TC2560 brevemente e quem sabe a iluminação (ando a estudar ainda a melhor solução).

     

    Cumprimentos,

    Henrique

  3. Olá pessoal!

    Após ter andado desaparecido do fórum e com pouco tempo aleado a algum desleixo no aquário, comecei a investir algum tempo e dedicação em pô-lo em condições.

    Deixo aqui resumidamente alguns pormenores do setup:

     

    Aquário: 180 comp x 65 prof x 55 alt

    Sump: 100x50x50

    Iluminação: 3 lumenarcs DIY 250w + 2 T5 actinicas 80w cada

    Circulação: 1 bomba 5000l/h + 1 bomba com cabeça dupla 6000l/h cada (tenho 2 resun wavemakers 15000 a arranjar)

    Areia: aproximadamente 60kg

    Rocha: Entre 50-60kg (tenho retirado rocha cada vez que mudo o layout)

    Escumador: Deltec TC2560

    Retorno: Eheim 1262 - 3400l/h

    Ozonizador: Sander 50mg

    Reactor de Kalk: Deltec KM500 alimentado por uma peristáltica AquaMedic SP3000

    Reactor de cálcio: brevemente...

     

    Basicamente perdi tudo o que tinha SPS, a maioria dos LPS e até os zoanthus que já tinha 7 tipos diferentes... Uns meses sem mudar água dá nisto. O plano de recuperação já está em curso e tudo vai ficar impecável brevemente.

     

    Deixo um video para mostrar o estado actual do aquário:

     

    Vou tentar manter o tópico actualizado para acompanharem a evolução.

     

    Aguardo as vossas opiniões.

  4. Olá pessoal,

    brevemente vou colocar novas fotos neste tópico.

    Já coloquei alguns SPS, coloquei mais peixes, está tudo no bom caminho felizmente.

     

    Introduzi:

    - Acanthurus Olivaceus (S)

    - Zebrassoma Xanthurus (XL)

    - Zanclus (M)

     

    O Zanclus foi uma aposta arriscada mas que para já valeu muito a pena. Tenho-o à uma semana e até agora não tocou em nenhum coral. Come flocos, granulado, comida congelada, nori, tudo mesmo.

     

    Assim que tenha possibilidade coloco fotos actualizadas.

     

    Cumpts,

    Henrique Silva

  5. Para já estou satisfeito. Não tenho qualquer defeito a apontar.

    Extremamente silencioso (bastante mais que o AP851), mas o AP851 não é muito inferior.

    Não é um upgrade "estrondoso" mas para quem está a pensar comprar um escumador novo é um óptimo escumador sem dúvida e compensa pela diferença de preço. Como aumentei a litragem e pus a ser alimentado por queda com uma bomba de retorno de 3400 l/h optei por um escumador mais potente, embora o AP851 devesse ser suficiente na minha opinião.

    Tenho de vender o AP851, embora me custe bastante...

     

    viva, está muito porreiro o teu aquário!

     

    a nível de escumador, estas contente?

     

     

    Abrs

  6. Boas pessoal,

    Cá vao as primeiras fotos. Ainda nao está a 100% pois falta o móvel (chega na proxima semana) e falta montar o reactor de cálcio (tenho-o mas ainda nao montei). Assim que tenha o reactor de calcio a funcionar e a água devidamente testada vou introduzir uns 12 SPS variados que já tenho comprados. Brevemente vou receber novos habitantes para o aquário também...:sbSourirb

     

    IMG_0212.jpg

     

    IMG_0213.jpg

     

    IMG_0214.jpg

     

    IMG_0208.jpg

     

    IMG_0182.jpg

     

    IMG_0188.jpg

     

    IMG_0189.jpg

     

    IMG_0190.jpg

     

    IMG_0192.jpg

     

    IMG_0193.jpg

     

    IMG_0194.jpg

     

    IMG_0196.jpg

     

    IMG_0200.jpg

     

    IMG_0205.jpg

     

    IMG_0206.jpg

     

    IMG_0220.jpg

     

    IMG_0207.jpg

  7. E que tal vai o aquário????

    Não há fotos?

     

    Olá Pedro,

    ainda está numa fase "embrionária" o aquario. Falta-me montar as tubagens e depois enche-lo. Em principio vou trocar o novo Deltec 2060SC pelo 2560 TC porque acho que deve ser melhor e consigo filtrar 100% da água do retorno por queda.

    Assim que tenha novidades coloco aqui umas fotos.

     

    Abraço

  8. Olá

     

    Começo por pedir desculpa se sou como Stº Tomé...ver para crer...e estar enganado...mas gostava de uma foto do bicho complecto...isto porque na foto do post nº16,a estrutura não me parece de uma "Holothuria".

    Um abraço

     

    Cjorgene

     

    É mesmo igual a esse. Vou tentar tirar uma foto (à noite porque está sempre escondido...) esperando que tenha grande parte do corpo a descoberto, porque normalmente está sempre com o corpo entre as rochas. Já o cheguei a ver muito esticado e diria que deve ter aproximadamente uns 40cm.

    Assim que consiga fotografa-lo coloco aqui a foto dele.

     

    Abraço

  9. Boas,

    senão mexeste na abertura do ar em relação a como estava antes da limpeza não tens com que te preocupar.

    Deixa o escumador trabalhar umas horas e as bolhas grandes vão começar a dissipar-se e começa a chegar ao topo do copo apenas a espuma realmente espessa.

    Já tive um Turboflotor 1000 e era assim que funcionava. Mesmo com o meu AP851, sempre que o lavo demora um pouco a voltar ao rendimento desejado, começando com bolhas maiores que vão diminuindo.

    Vê como está a torneira que controla a entrada de ar e as válvulas que controlam a saída da água. Após regulares isso aguarda um tempo e vais ver o escumador a funcionar na sua plenitude!

  10. Tal como combinado, aqui seguem algumas fotos (o fotografo pode nao ser bom, mas a máquina fotográfica é mesmo muuuito fraca...):

     

    3.jpg2.jpg

     

    10.jpg1.jpg

     

    4.jpg5.jpg

     

    7.jpg8.jpg

     

    Geral - a pedra que está na lateral direita à frente nao faz parte do layout. Estou a servir de "armazem" para ela (é de um amigo que está a montar um novo aquario).

     

    CIMG4669.jpgCIMG4670.jpg

     

    E isto conhecem?? :thumbdown2:

    6.jpg

  11. Esses peixes actualmente já estão juntos no meu aquario e dão-se todos bem. O peixe que sempre foi dominante foi o Velifferum, que é o maior. Não vejo qualquer problema em manter estes peixes num aquario destas dimensões.

    Já vi aquários com dimensões similares, com mais cirurgiões e alguns com lineatus ou leucosternons e os peixes dão-se bem e estão juntos à anos.

    Não vejo isto como uma entrave. Os peixes estão impecaveis. Comem todos de tudo (flocos, comida congelada, nori, granulado).

    Quando falei em retirar os Siganus, foi no sentido de ficar "apertado", não no sentido de agressividade. Quanto a isso, não prevejo grandes problemas.

  12. Sinceramente penso que não.

    Se formos a analisar bem os peixes, tanto o siganus vulpinus como o magnificus são super pacificos, o strigosus para alem de ser um cirurgião que pouco cresce é também bastante calmo e pacifico, o hepatus embora cresça um pouco também não faz mal a ninguém.

    Relativamente aos outros, já estão totalmente ambientados e dão-se todos bem.

    O escumador penso que é suficiente para manter a água com qualidade e mantendo as TPAs regulares, acho que não corro o risco de correr qualquer tipo de dissabores.

    Contudo, no caso de achar que o aquário começa a ficar "apertado" para os peixes quando começarem a ficar realmente grandes, ponderarei tirar um ou os 2 siganus.

     

    Filipe, para o mês que vem quando tiver o aquario publico umas fotos dele, de todo o material e dos passos da sua montagem.

     

    Cumpts,

    Henrique