boas pessoal 
  
estive algum tempo ausente do fórum devido a múltiplas questões mas tenciono voltar e para começar vou apresentar o layout actual do meu aquario: 
  
aquario 150x50x40 
aquecimento: 2 termostatos eheim jagger 300w 
filtragem: jbl 1501 que faz 1500l/h 
Iluminação: e esta área é a área problemática sobre a qual tenho algumas questões URGENTES. tenho 2 calhas, 1 de 80w e outra de 240w. e o fotoperíodo tenho de momento a calha de 80 das 13 às 15h, a calha de 240 das 15h às 21, e novamente a calha de 80 das 21h às 22h. Efeito tipo nascer e por do sol e nao sei se será correto. 
  
flora: 
microsorum pteropus 
echinodorus bleheri 
valisnerias giganteas 
cryptocoryne beckettii 
eleocharis parvula 
Limnophila aquatica  
(e outras que não me lembro o nome) 
  
fauna:  
10 tetra limão 
4 discus 
4 escalares 
4 corydoras 
4 ottos 
2 ancistrus 
  
Aqui vao as perguntas MUITO urgentes... 
quanto a fauna sempre esteve tudo muito bem apesar de aqui alguns membros não concordarem com juntar 4 discus com 4 escalares mas eles dão-se todos bem nunca houve lutas nem disbúrbios alguns e não tive nem 1 morte no aquário. o problema é o burst de algas que não tenho conseguido controlar e me está a dar cabo do aquário. Costumava fertilizar com seachem flourish comprehensive e passei a fertilizar com micros de N, P e K para tentar combater alguma deficiencia de nutrientes que estivesse a causar algas. E aqui é que preciso da vossa ajuda: visto a bola de neve de algas que tenho tido estava a pensar em reduzir a calha de 240 para 160w antes.Acham que o problema vem de watts a mais e este medida será suficiente para acabar com as algas? 
  
PS: esqueci-me de mencionar os parâmetros da água 
amónia:0 
nitritos:0 
dureza: não sei 
pH: 7.5 
Temperatura: 29ºC 
  
Quem puder ajudar que o faça o mais depressa possivel porque é mesmo urgente 
  
obrigado desde já 
  
cumps