Boa Noite a todos, tenho o meu aqua a ciclar há 5 semanas, no fim da segunda semana começou a aparecer as diotomácias e pela terceira semana elas estavam em pleno boom. em termos de horas de luz estou a fazer 6 hrs no entanto tenho vindo a observar o aparecimento destas "algas" brancas que começaram apenas numa rocha e estão cada vez mais a alastrar mas apenasna rocha e nunca se alastraram para o vidro do aqua. 
  
A água que se usou para começar o meu aqua foi água do mar dos Açores e um pouco de água da torneira porque por fim faltava água do mar, mas as pessoas que instalaram o meu aqua disseram que não havia problema. 
  
Os primeiros testes foram feitos há 2 semanas e o aqua estava baixo em amónia, e alto em nitridos, este fim de semana finalmente comprei os testes e os resultados da qualidade de água foram antes da TPA 
  
Amónia - <0,25 
Nitridos (N2) - 0,1-0,25 
Nitratos (N3 - 50 
PH - 8 
Alk-KH  - 7,85 
Calcium - 460 ppm 
Magnesium - 1440 ppm 
Salinidade 1027 
  
depois de uma TPA de 15% e os valores 24 hrs foram os seguintes 
  
Amónia - 0,25 (pôs o miolo de um camarão morto para voltar a ciclar o aqua) 
  
Nitridos (N2) - 0,1 
Nitratos (N3 - 25- 50 
PH - 8 
Alk-KH  - 7,3-7,7 
Calcium - 390 ppm 
Magnesium - 1350 ppm 
Salinidade 1025 
  
Dois dias depois continuo a ver um crescer de partes brancas nas pedras e não sei o que são se é algo de benéfico ou não. Também começo a ver uns "pontos" vermelhos que ainda não sei se serão já alga coralina a desenvolver ou se é uma alga vermelha que existe no mar dos Açores, Só o tempo irá dizer. 
  
Bem preciso da vossa ajuda a identificar esta "alga" branca, não me parece ser alga coralina morta uma vez que se está a alastrar e não é tipo flakes, também antes da TPA escovei as pedras e a maioria das diotomácias desapareceram mas esta "coisa" branca continua e não é de fácil remoção. 
  
  
Já agora, queria acrescentar que estou a pensar ciclar o aqua sem recorrer a rocha viva, é que é dificil chegar aos Açores rocha viva de qualidade (com vida  ) e a rocha que tenho visto nas poucas lojas de aquariófilia por cá deixam muito a desejar. depois tem todo o perigo de pragas que podem vir com elas o que me deixa a pensar se tentar ciclar um aqua apenas com rocha morta e deixar as coisas acontecerem lentamente não será o ideal. 
  
Gostaria de ouvir o vosso input, bem como também pedir ajuda a quem tem experiença em ciclar aquas sem rocha viva. 
  
Obrigada 
  
finalmente aqui vão algumas das fotos