kohako

Membro
  • #Conteúdo

    264
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por kohako

  1. Boas!

     

    Sim Inacio silva tudo se transforma

    Mas o que era um belo pinhal vai-se transformar numa infestaçao de eucaliptos, às primeiras chuvas os eucalitpos rebentam por todo lado

    ainda com mais força!

    Na proxima primavera ja ninguem consegue ver que por aqui passou um incendio! tudo o que e infestante resiste muito bem aos incendios

     

    OS FOGOS FLORESTAIS SAO ADUBO PARA OS EUCALIPTOS! pra alem de nao morrerem ainda rebentam com mais força! onde havia um rebentam centenas!

     

    Os pinheiros morrem todos e nasce uma praga de eucaliptos australias acacias Giestas, fetos e mato ao fim de um ano nao consegues dar um passo na floresta tal a dencidade de arvores.

     

    Ai a floresta torna-se outra vez um rastilho de polvora bem mais perigoso do que quando ardeu a primeira vez!

    Ninguem vai arriscar o seu dinheiro a plantar pinheiros pois e um investinemto de alto risco! ninguem garante que nos proximos 15 anos nao volta a haver um incendio!

    E ninguem vai limpar pois nao e rentavel

     

    ja ouço aqui da minha casa as motosserras a trabalhar vai ficar um descampado! so ficam os eucaliptos e as acacias com terreno livre para alastrarem

    O equilibrio foi Quebrado sem intervençao humana os pinheiros nunca mais voltam!

    NO meu terreno eu posso plantar pinheiros novos mas vou ter que andar a limpar tudo constantemente ate eles serem grandes daqui a uns 50 anos!

     

    o pinheiro quando ja e grande impede o crescimento das infestantes devolta dele agora que eles desapareceram nada as vai impedir

  2. Para quem ainda anda distraido fica aqui a sitaçao do DIARIO DE NOTICIAS

     

    "Foram os quintais, salvaram-se as casas

    por PAULO JULIÃO

     

    População uniu-se para evitar que fogo atingisse habitações. Queixas por lentidão na ajuda e dos meios aéreos.

     

     

    No espaço de uma hora o inferno parece ter descido aos arredores da cidade de Viana do Castelo. O fogo que deflagrou em Outeiro ao início da tarde rapidamente ficou descontrolado. Perre foi a aldeia vizinha mais visada, a cinco minutos da cidade. "Tão depressa me chamaram a dizer que estava lá em cima como logo a seguir estava eu a fugir. Fiquei sem 15 mil metros de terreno e vinhas. Quer dizer, ficou a terra preta", confessava ao DN João Ruivo que, aos 69 anos, não se lembra de "tamanha tragédia".

     

    "A família e a população ajudaram, caso contrário tinha ardido tudo", confessava a filha, Glória, por entre o lamento: "Eu sei que não têm toda a culpa, mas onde estão os bombeiros? Pagámos os nossos impostos e depois quem nos defende?", insurgia-se.

     

    Por entre o combate, um bombeiro lá desabafa: "Isto não vale a pena mais do que salvar as casas. O resto é para arder, não conseguimos." E de facto salvaram-se as casas, mas o fogo chegou aos quintais. "O povo une-se nestas alturas. É a única hipótese que temos. Vamos buscar as nossas máquinas, seja o que Deus quiser", explicava ao DN Eduardo Ferreira, da Junta de Freguesia de Perre, enquanto "coordenava" as cinco cisternas que tinha ao seu cuidado para proteger um conjunto de meia dúzia de casas. Três horas depois de deflagrar, e quando uma camada de fumo preto já cobria a cidade, chegam os meios aéreos. João é bombeiro e não resiste a soltar o comentário: "Agora é que eles chegam, quando o pior já passou."

     

    As estradas que ligam as freguesias de Perre, Outeiro e Santa Marta de Portuzelo estavam repletas de centenas de populares. "Nunca se viu uma coisa destas. É um Inferno", gritavam as mulheres, por entre os panos da cozinha com que tapavam a cara, enquanto tentavam saber dos pertences e da restante família, por entre o apoio dos Bombeiros Municipais e Voluntários de Viana do Castelo.

     

    Na zona de Mujães, um reacendimento provocou o mesmo cenário. O apoio das juntas de freguesia e populares impediu as chamas de atingir habitações. "Tem sido um mês complicado e o que mais notámos é que o fogo avança rapidamente. Isso e o facto de não termos meios aéreos suficientes na região", lamentou o autarca de Viana, José Maria Costa.

     

    Desespero às portas de Viana do Castelo

     

    "Esqueceram-se de nós", gritava, desesperado, António Maciel enquanto tentava apagar labaredas de vários metros de altura com a mangueira que antes regava o jardim, em Cardielos, Viana do Castelo. O jardim desapareceu, a casa escapou, mas o relato mostra como ontem, sem meios, foram os populares e os poucos bombeiros a apagar as chamas à volta das casas. Dezenas de habitações foram ameaçadas durante a tarde, enquanto o desespero pelos reforços tomava conta de todos. Inclusive do presidente da Câmara de Viana, que a cada dez minutos não largava o telemóvel a reclamar apoio do Ministério da Administração Interna.

     

    "Estou desesperado. Quando vejo os meios a serem canalizados para uma área protegida em que está a arder mato e nós temos casas a arder há dois dias e ninguém nos manda apoio, gera indignação", afirmava o autarca do PS, José Maria Costa.

     

    O incêndio, que já vinha do dia anterior depois de alastrar de Perre e Outeiro, acabava de atingir o ponto crítico e deixava a cidade, a cinco minutos de distância, em alerta, face ao fumo negro. No local a situação era tal que o fogo já obrigava ao corte da A27 e da EN202, devido às chamas e ao fumo, o que praticamente isolou a freguesia. E reforços, nem vê-los, com excepção de uma viatura dos Voluntários de Caminha. O resto do combate, em várias frentes de gigantesca dimensão, cabia apenas aos homens das corporações da cidade.

     

    "Filha, fecha a casa e vamos embora. Seja o que Deus quiser", dizia António, enquanto era quase obrigado pelos bombeiros a abandonar a residência. Um dos muitos que foram evacuados e assistidos pelo INEM, sobretudo com problemas respiratórios. As chamas e o fumo que tornava o ar irrespirável obrigou à mobilização de dezenas de ambulâncias das corporações da cidade, da Cruz Vermelha e do INEM. Já passavam mais de duas horas desde que as chamas se agudizaram. João é filho de emigrantes portugueses em França e quando deu por si estava em cima do carro dos bombeiros a atirar mangueiras em apoio. "É para tentar salvar a casa dos vizinhos", gritava, sem perder mais tempo.

     

    "Estamos há dois dias com dois grandes incêndios e à espera de reforços nacionais que não chegam. Imagine-se que tivemos que desguarnecer o outro incêndio, em Subportela, desviando os meios da outra margem para aqui", dizia ao DN o autarca de Viana.

     

    Milagrosamente, além de algumas casas chamuscadas, os bombeiros e a população conseguiram salvá-las. O mesmo não aconteceu com um armazém de compostos eléctricos da empresa Electro-Minho, que ardeu. "O problema é que tinha no interior transformadores carregados de óleo. Se o fogo chegasse a essa zona seria gravíssimo", explicou ao DN fonte dos bombeiros.

     

    Já passavam alguns minutos das 16.00 quando o primeiro helicóptero chegava ao local. Duas horas depois de entrarem em acção os vários meios aéreos, desde aviões pesados e helicópteros, e com um total de 150 homens no terreno, o fogo começava a ce- der. Para trás ficava o rasto de destruição que atingia já as freguesias de Perre, Outeiro, Santa Marta de Portuzelo, Cardielos e Nogueira" in DN

     

    !

  3. Boas!

    Um pouco Off topic

    mas ja estou com saudades das algas

     

    fogos em viana fotos de nuno milheiro fotojornalista

    img2577d.jpg

     

    3942798.jpg

     

    3924066.jpg

     

    3887555.jpg

     

    3927945.jpg

     

     

    O QUE RESTA DO MEU JARDIM

    cinzas....

    dscf1153.jpg

    mais cinzas.....

    nao sobrou nada....... mais de 30 anos desapareceram em minutos

    3946651.jpg

     

    AS minhas koi morreram hoje a pouca agua que restava ficou cheia de cinza

     

    ate qualquer dia

  4. Boas!

     

    força nisso!

     

    eu ja nao posso ajudar, tenho passado os dias no monte a apagar fogos ( nao sou bombeiro), tou todo partido doem-me os ossos todos

     

    mas ele tem andado aqui de volta das casas e e preciso dar uma ajuda

     

    na semana passada fiquei quase sem agua no tanque a abastecer cisternas dos agricultores

     

    as koi ficaram prai com 20 cm de agua!

     

    bombeiros nem ve-los

     

    meios aereos tambem nao !

     

    um autentico desastre o fogo puxado a vento avançou 5 km em menos de duas horas quando demos por ele, ja as pessoas tinham os quintais a arder (a casa aqui de um vizinho nao se safou!)

     

    os tubos das minas arderam

     

    eu e os outros socios das minas temos passado os dias na serra a enterrar tubo de 2 polgadas novo

     

    a mina mais longe fica a mais de 6 km serra acima ,

     

    e preciso ir a pe e carregar os tubos as costas nao tem acesso nem a trator e muito ingreme e e so penedos

     

    nao ardeu todo mas onde tinha raizes desapareceu

     

    enfim..................

     

     

    PENA DE MORTE AOS INCENDIARIOS

  5. Boas !

    uma carpa pode atinguir 50 cm

     

    cada uma precisa no minimo de 800 litros de agua (podem atingir mais mas com as nossas condiçoes muito dificilmente)

    em 3600 litros podes por mais carpas pequenas mas depois elas nunca vao desenvolver o seu maximo potencial

    podes por 10 carpas de 20 cm mas depois quando elas esgotarem a capacidade do lago tens problemas

  6. Boas!

     

    Dialvesilva

    desculpa la mas mete aqui as fotos diretamente

    usa este link : http://www.imageshack.us/

    carregas a imagem e depois usas o direct link

     

    o pexoal gosta mais e vais ver que nao te faltam respostas

    layoutdolago.jpg

     

     

    vez nao custa nada

     

    para saberes o volume multiplicas ALTURA X LARGURA X PROFUNDIDADE DEPOIS SOMAS A+B+C+D

    desculpa editei o teu desenho

     

    pH azul diz pouco ,so diz que e alcalino nao sabes o valor ao certo?

    ja mediste o ph da agua da torneira?

    Se for mais baixo o problema pode ser dos materiais que usaste na construçao

    o lago foi feito em concreto?

    Abraço

  7. Boas

     

    sim e suficiente se queres tirar o massimo partido delas podes por 4

     

    se quiseres ter mais aumentas a filtragem ou elas ficam atrofiadas

     

    ha quem tenha mais mas depois esta sempre com problemas de qualidade de agua e as koi nao crescem tanto!

     

    se o teu sistema de filtragem for mesmo muito bom entao podes por mais algumas!

     

    Abraço

  8. Boas!

     

    eu tambem nao conhecia so a vi ha uns dias atraz

     

    mas estes Japoneses sao muito espertos, cada vez que tem a sorte de aparecer uns exemplares destes tratam logo de arranjar uma nova variedade

     

    sendo as carpas coloridas uma mutaçao genetica e normal aparecerem sempre variaçoes e quando aparece uma variaçao bonita tratam de seleccionar

     

    tendo mesmo a veriedade de : Unique koi ou seja uma koi que nao se enquadra em nenhuma variedade ja existente mas tem qualidade

     

    ve aqui

     

    Essas koi sao candidatas a numero 1 de uma nova variedade

  9. lol. e o que fazes a agua que vai saindo do lago?para rega?

     

    realmente quando se tem um lago dá jeito ter agua á farta. eu até tenho a do furo que nunca secou mas não me parece ser a melhor solução para ter agua transparente. ate porque no próximo lago que fizer não vou ter tanta agua abundante e quero descobrir o equilíbrio certo para agua ficar mais ou menos transparente,pelo menos sem agua verde.

     

    a agua sem algas verde é um segredo muito procurado e discutido aqui por restes lados do fórum lol

     

    tenho a agua a sair de sifao do fundo e esta encaminhada para a rega do terreno : relva, arvores etc

     

    posso te dizer que neste momento tenho cerca de 4 000 litros de agua a sair diariamente da mina, da para o tanque, para a rega e para o consumo de casa

     

    Abraço

  10. boas!

     

    hehehehe admiro os teus comentarios

    eu sei que estou a falar de coisaas que nao tem cabimento na maioria dos nossos lagos

    mas como vejo oa laguistas tao preocupadps coom as algas estou a tentar criar consciencia que quem nao quer um ambiente natural tem que investir uns milhrtes de euros em recurços artificiais