Boa tarde, moro no Brasil, acompanho o fórum a pouco tempo e tenho algumas dúvidas.
Bom, a cerca de um mês meu irmão decidiu ter um aquário no quarto. Até então eu nunca tive interesse nenhum pela aquariofilia e não percebia nada sobre o assunto. Eu não acompanhei a montagem do aquário e ele foi abrigado num local onde não tem espaços para nenhum dos lados e nem para a parte de trás. Trata-se de um aquário de dimensões 35x40x22 (CxAxL), com 30,8l brutos. Quando eu o vi montado, já tinha um tipo de cascalho, algumas plantas artificiais, decorações também artificais e um filtro interior (o filtro é um Resun Magi-200, com esponja e carvão ativado), além de já ter sido preenchido com água da torneira.
Aqui vai uma foto:
(sei que um aquário deve ser preferencialmente retangular, mas, como já disse, não acompanhei a montagem do aquário)
Depois de tudo isso feito, decidi pesquisar na internet como eu deveria manter um aquário e vi nesse fórum o lugar ideal para ser a base de minhas informações. Apesar de nunca ter lido nada sobre aquariofilia, um dos primeiros tópicos que li foi sobre o ciclo de nitrogênio ("azoto" ) e vi que a água deveria ciclar antes de ser introduzida a fauna. Introduzi um betta no aquário após uma semana de montado (fruto da impaciência de alguns iniciantes), fiz isso sem ter o teste de amônia e nitritos e sem ter conhecimento das TPAs. Quando comprei o teste de amônia vi que tinha que fazer as trocar de água e logo o pico de amônia se foi e o aquário está a ciclar (no momento os nitritos estão no pico). O problema é que meu betta teve ictio e está no fim do tratamento: aumentei a temperatura para 30º, aumentei a oxigenação e usei o medicamento Labcon Ictio no aquário (visto que não tinha um aquário hospital e estava com muito medo de perder meu peixe). O aquário está a cerca de 5 dias sem ter TPAs (estavam sendo realizadas de 2 em 2 dias, mas interrompi por conta do tratamento do ictio) e estou preocupado com o pico de nitrogênio. O peixe já está bem melhor daqui ha 24hs vou realizar uma grande troca (80%) e colocar novamente o carvão ativado no filtro, creio que o parasita já esteja morto por conta da alta temperatura e da química usada no aquário.
Tudo o que fiz foi baseado em informações encontradas aqui no fórum, e espero ter esclarecido a situação atual no meu aquário. Agora vou ao ponto principal:
Pouco tempo depois de colocar o betta, comecei a ver fotos de aquário plantados e percebi que essas plantas artificiais colocadas no meu aquário não tem nem 1% da beleza das naturais e nem conseguem transmitir a naturalidade adequada para o habitante do aqua. Então decidi fazer uma reforma no meu aquário e transformá-lo num plantado :-D
O cascalho que já veio no aquário é esse (gostaria também de saber se ele pode estar aumentando o pH água):
Não tenho espaço nenhum, apenas 10cm de altura e 35cm de comprimento para colocar alguma iluminação. Sendo assim, vou colocar plantas pouco exigentes (musgo de java, valisneria, foxtail, eleocharis "minima" parvula, entre outras, pois tenho muito pouco espaço para a flora também). Não tenho nenhuma informação sobre o cascalho e tenho quase certeza que devo trocá-lo para ter um aquário plantado. O que devo fazer ?
Pensei em:
1- Comprar tudo o que preciso (substrato fértil, plantas, iluminação, pedras ou troncos)
2- Colocar cerca de 70% da água em um balde com o filtro do meu aquário trabalhando dentro do balde.
3- Colocar o betta em um aqua de 2l que tenho, com a mesma água do aquário que ele vive (Penso que um balde não seria adequado para o betta, o que acham ? Foto do balde abaixo)
4- Retirar o cascalho, limpar o fundo do aquário e iniciar a montagem com o substrato fértil novo)
5- Após colocar as decorações e plantas, colocar a água do balde e completar com uma nova água (seria uma TPA).
6- Inserir o meu betta. (Tudo isso após ciclar a água)
Pretendo fazer todo esse processo em poucas horas, evitando um stress grande para o peixe.
Gostaria de saber se vou prejudicar a colônia de bactérias presentes na minha água nesse processo, visto que ela já vai ter os níveis de amônia, nitrito e nitrato estabilizados.
Gostaria também de saber, é claro, as opiniões dos membros do fórum sobre esse procedimento que pretendo fazer.
Muito obrigado pela paciência de todos que se dispuseram a ler até aqui, espero ajuda.
Abraços