Pois é. Finalmente arranjei tempo para meter as mãos na massa e fazer o meu fundo 3D que há tanto tempo falo nele e nunca mais o construia. 
  
O fundo é para um aqua de 190cm, com duas colunas secas em ambos os cantos. O objectivo é esconder as colunas secas e dar um ambiente mais realista ao aquário de acordo com o biótopo Tanga. Como alguns membros daqui sabem, só tenho tropheus e esta vai ser a nova casa deles. 
  
Neste momento tenho o fundo modelado em esferovite e espuma de poliuterano e ando a amadurecer um pouco a ideia de como gostaria que ele ficasse a nível de textura. 
  
Falta ainda um módulo do lado esquerdo, pois pretendo fazer mais um "esconderijo" para uma bomba de circulação de 5000l/h. No lado direito vou ter 2 bombas de 5000l/h cada. Portanto, no total, 15000l/h de circulação, fora o outflow da bomba da sump. 
  
Não tive que me preocupar em criar buracos nos módulos para colocar tubagens de filtragem pois tenho 2 colunas secas. 
  
O próximo passo será começar a dar "banho" aos módulos com uma aguada de cimento cola, para depois aplicar o cimento cola em pasta e criar a textura que pretendo. 
  
E por fim o impermeabilizante. 
  
Alguém sabe se existe tintas ou sprays de tinta de cor própria para aquários? Pretendo pintar algumas zonas dos módulos. 
  
Aqui ficam as fotos (desculpem os reflexos) e fico à espera dos vossos comentários e opiniões. 
  
Vista Geral 
 
  
Vista Direita 
 
  
Vista Esquerda 
 
  
Pormenor 
 
  
  
Finalização 
  
Já com o cimento cola e impermiabilizante colocado, pintado e colado ao vidro. Já secou o silicone e agora é encher com água o aquário para curar e baixar o pH.