Olá pessoal...
Chamo-me Bruno e sou da zona de Sintra.
Muito recentemente (ontem hehehe) meti na cabeça que quero um aquário. Assim comecei a pesquisar acerca deste tema, a aquariofilia. Quando me deparei com os muitos muitos procedimentos que temos de ter, recuei um pouco na minha decisão, mas durante a noite lá meti as ideias em ordem e decidi a 100% que vou seguir em frente.
Ora bem... em primeiro lugar preciso de um aquário. Tenho a possibilidade de comprar um com 100x40 (não sei a altura) e com capacidade para cerca 150L. Para começar acho que me dá margem de manobra para dar asas à imaginação.
Com a minha curta investigação, E CORRIJAM-ME SE ESTIVER ENGANADO, o que tenho de fazer em primeiro lugar é:
- arranjar um bom filtro;
- um bom termoestato;
- colocar substrato no fundo (sem recorrer a cores berrantes);
- Colocar algumas plantas, esconderijos, etc...;
- adicionar agua e aquece-la;
- Criar condições para a realização do ciclo de azoto (tenho aqui algumas duvidas)
- Realizar testes quimicos (ph, Nh3 e No3);
- Adicionar peixes após o ciclo estar concluido.
É mais ou menos esta ordem não é?
Ora bem... altura para as duvidas:
1) Não gosto muito de ver plantas dentro do aquario, muito menos aqueles tufos, apesar de saberem que sao importantes para a manutenção da vida dentro do aquario. o que me aconselham a colocar, ou seja, que tipo de planta devo colocar dentro do aquario de modo a que mais tarde não fiquem grandes tufos?
2) Imaginemos que quero comprar um tronco numa loja, qual o procedimento que hei-de seguir antes de o colocar dentro do aquario?
3) Para o ciclo de Azoto começar é necessario colocar flocos (comida não é?). Que tipo de flocos recomendam e qual a quantidade que deveremos adicionar?
4) Quando o ciclo de azoto estiver em progresso, é necessario fazer algo mais?
5) O aquário que quero comprar é arredondado nas pontas, ou seja, em vez de fazer um angulo de 90º, fica um pouco arredondado. O que acham disso?
Por enquanto ficam estas duvidas.
Muito agradecido pela paciência demonstrada em ler todo o texto.
Um abraço a todos